Os preços de quatro dos cinco principais resinas de commodities estavam em várias fases de uma trajetória ascendente indo para o terceiro trimestre. O PET foi a exceção, com preços principalmente estáveis devido à alta produção doméstica e importações contínuas. Impulsionando os preços mais altos para as outras resinas estavam a demanda doméstica aumentada (particularmente para PE) e uma atividade de exportação mais forte à medida que os fornecedores da América do Norte recuperaram sua vantagem nas matérias-primas uma vez que os preços do petróleo bruto subiram para US$ 40/bbl. O futuro era incerto devido ao curso da pandemia de COVID-19 e às expectativas de uma temporada de furacões ativa pela frente.
Os preços do Polietileno subiram 4¢/lb em junho, com os fornecedores recuperando a quantidade que perderam em abril, de acordo com Mike Burns, vice-presidente de mercados de PE da RTi, bem como o editor sênior do PCW, David Barry, e Michael Greenberg, da The Plastics Exchange. Esse aumento foi atribuído à forte demanda por reposição de estoques junto com fortes exportações.
Os preços do Polipropileno subiram em junho em 0,5¢/lb em consonância com contratos de monômero de propileno, mas foram projetados para ficar estáveis no mês passado e possivelmente neste mês, de acordo com Scott Newell, vice-presidente de mercados de PP da RTi, bem como Barry e Greenberg.
Os preços do Estireno estavam estáveis em junho, mas se preparavam para reverter a trajetória no mês passado, de acordo com fontes. Isto devido a preços de benzeno mais elevados. Os preços do PVC caíram 3¢/lb em maio, mas depois subiram 3¢ em junho, com outro aumento de 3¢/lb, eficaz a partir de 1º de julho, segundo Mark Kallman, vice-presidente de PVC e resinas de engenharia da RTi, e a editora sênior do PCW, Donna Todd.
Os preços do PET permaneceram estáveis na faixa de baixos 40¢/lb, entregue no meio-oeste e sul dos EUA, em junho devido ao suprimento doméstico e importações robustas, que acompanharam o aumento da demanda por plásticos descartáveis, incluindo garrafas e recipientes de PET.
Espera-se que os preços do PET se estabilizem novamente neste nível em julho e possivelmente em agosto. Não há indicações de que os fornecedores dos EUA diminuirão a produção, enquanto as importações continuam fluindo para o país de muitos lugares ao redor do mundo.
Última atualização em 20 de fevereiro de 2024