Preço das Resinas: Flutuações e Expectativas Pós-Furacão Harvey
Os preços das resinas atestaram uma firmeza ou até uma elevação nos primeiros dias de novembro, com os fornecedores tentando implementar aumentos nos preços e/ou expansões de margem. No entanto, o rápido rally da indústria para enfrentar os desafios de produção de matérias-primas e resinas pós-furacão Harvey está apontando para uma reversão na trajetória dos preços – ou pelo menos alguma estabilidade – à medida que nos aproximamos do novo ano.
Essas são as visões de consultores de compras da Resin Technology, Inc. (RTi), Fort Worth, Texas, do CEO Michael Greenberg da Plastics Exchange, em Chicago, e da PetroChemWire (PCW) com sede em Houston.
Preços do PE Em Alta, Por Enquanto
Os preços do polietileno (PE) subiram mais 3¢/lb em novembro, elevando os preços de contrato em 10¢/lb acima dos níveis de julho. Mike Burns, vice-presidente de serviços ao cliente de PE da RTi, acreditava que uma reversão na trajetória dos preços já estava em andamento em novembro. “Espere uma pressão contínua para baixo, embora os fornecedores tentem manter seus aumentos.” Não apenas ele não via nenhum fator de mercado que sustentasse novos aumentos, como também não via como os níveis de preços atuais poderiam ser mantidos à medida que a oferta melhorasse. Ele aventou que a maioria, senão todos esses aumentos puramente relacionados ao furacão, cairiam por terra no primeiro trimestre de 2018.
PCW relatou que os preços à vista do PE estavam estáveis ou em queda, à medida que a disponibilidade continua a melhorar. Esperava-se que as vendas domésticas enfraquecessem nos dois últimos meses de 2017, à medida que os processadores corrigissem as compras excessivas de setembro-outubro e desacelerações sazonais ocorriam.
Michael Greenberg, da Plastics Exchange, notou que os preços de PE domésticos e em Houston estavam bem acima dos níveis internacionais. Mas à medida que as condições de oferta doméstica melhoram e novas saídas de exportação para a produção de PE são buscadas, os preços de Houston começarão a cair. “Será difícil para o mercado doméstico de PE manter um prêmio significativo sobre as exportações por um período prolongado, então esperamos que o PE para consumo doméstico também esteja sob pressão à frente.”
Os Preços do PP Atingiram o Pico?
Os preços do polipropileno (PP) subiram em outubro em 1.5¢/lb, de acordo com o acordo de contrato de monômero de propileno de outubro. PCW relatou que os fornecedores de PP estavam implementando sua expansão de margem de 3¢/lb desde agosto, com um fornecedor visando implementar esse aumento em novembro. Sem grandes expansões de capacidade no horizonte, esperava-se que a oferta de PP na América do Norte permanecesse equilibrada a apertada, proporcionando alavancagem de preços aos fornecedores.
No entanto, Scott Newell, vice-presidente de mercados de PP da RTi, disse que, além do aumento de 1.5¢/lb em outubro, não parecia que a expansão de margem de 3¢/lb estava sendo amplamente implementada. Ele achava que um aumento de 2-3¢/lb seria eventualmente aprovado, mas também aventou que os preços dos monômeros poderiam ter atingido o seu pico – observando que os preços à vista dos monômeros estavam começando a cair. Newell também acrescentou que a nova unidade de propileno da Enterprise Products Partners estava sendo colocada em operação, aliviando ainda mais a restrição de monômeros.
Embora os inventários de PP estivessem baixos no início de novembro, não parecia que os processadores tivessem problemas para obter o que precisavam, de acordo com Newell. E, enquanto a produção de PP em agosto-setembro foi muito baixa, ele esperava que os níveis de produção de outubro-novembro melhorassem.
Preços de PS Estabilizados
Os preços do poliestireno (PS) subiram 3¢/lb em outubro, seguindo o aumento de 3¢/lb de setembro. As ofertas de preços de contrato de novembro foram divididas, com um fornecedor pedindo um rollover, e outro emitindo um aumento de 2¢/lb para 1º de novembro, de acordo com PCW e Mark Kallman, vice-presidente de serviços ao cliente para resinas de engenharia, PS e PVC da RTi.
Ambas as fontes caracterizaram a oferta/demanda como equilibrada e concordaram que os aumentos foram impulsionados principalmente pelos custos das matérias-primas. Os preços de contrato de benzeno em novembro aumentaram 10¢/gal e podem ter atingido o pico. Ao mesmo tempo, os preços à vista do benzeno estão muito mais altos, então os preços do PS provavelmente não veremos um recuo significativo devido aos preços das matérias-primas, de acordo com Kallman.
Ele previu que os preços do PS permaneceriam estáveis. “Estamos na baixa temporada para o PS, então podemos ver alguma pressão descendente, especialmente se o mercado estiver bem abastecido.”
Preços do PVC Esperados a Cair
Os preços do PVC subiram 3¢ do aumento de 5¢/lb buscado pelos fornecedores em outubro. Mark Kallman, da RTi, notou que as liquidações de contratos de etileno – 3¢/lb mais altos em agosto e setembro – equivalem a um aumento de 3¢/lb no PVC. PCW relatou que, embora alguns fornecedores de PVC acreditassem que mereciam o aumento completo de 5¢/lb, tanto para o reembolso dos custos mais altos do etileno quanto para outros custos incorridos devido às interrupções pós-Harvey, outros sentiam que o aumento de 6¢/lb nos preços do etileno justificava realisticamente não mais do que um aumento de 3¢/lb no PVC.
Ambas as fontes notaram que os preços à vista do etileno estavam caindo, enquanto os contratos de etileno de outubro foram liquidados 0.5¢ mais baixos. Kallman, por exemplo, esperava mais quedas no mês passado. Ele disse que já havia pressão descendente no PVC, uma vez que todas as ações de força maior foram resolvidas e previu que o aumento de preço do PVC de outubro começaria a erodir e poderia desaparecer até o final do ano. “Os preços de exportação têm caído nas últimas seis semanas, refletindo o fato de que os suprimentos estão melhorando, então os preços domésticos estão prontos para seguir.”
PCW reportou que os extrusores de tubos estavam satisfeitos com o aumento de preços de outubro, pois conseguiram elevar os preços dos tubos ao nível mais alto do ano. No entanto, os conversores em outros mercados ainda estavam lutando contra um aumento de 3¢/lb, pois não acreditavam que as forças de mercado justificassem tal aumento de preço. O aumento de outubro elevaria o aumento total de preços de PVC do ano para 9¢/lb, enquanto os preços de contrato de etileno até setembro foram apenas 1.75¢ acima do nível de janeiro.
PET em Alta, Mas Não Por Muito Tempo
O editor Xavier Cronin da PCW relatou que a resina PET de grau de garrafa doméstica começou novembro a 66-69¢/lb para entrega no meio-oeste de carros-trem/caminhões a granel – estáveis desde o final de outubro. No entanto, os negócios de contrato de novembro atrelados aos custos de matérias-primas caíram de 2-5¢/lb. Enquanto os custos de matérias-primas de PET em outubro ficaram em média 55.24¢/lb, os preços do PTA de novembro ficaram em média 43.98¢/lb e os preços do MEG em média 49.76¢/lb. Por outro lado, as paradas de produção em outubro nas plantas de PET da M&G nos EUA e México limitaram a oferta à vista.
A resina PET importada, com um IV de 78 ml/g ou maior, no início de novembro estava em 65-68¢/lb entregue com impostos pagos (DDP) na costa leste, 63-67¢/lb DDP na costa oeste, e 68-72¢/lb DDP no meio-oeste – um aumento de 2-5¢/lb. “Um motivo é a expectativa de que tarifas antidumping serão impostas em março nas importações de PET de cinco países que representaram 41% de todas as importações de PET dos EUA.”
Tison Keel, diretor de PET, PTA & derivados de EO da IHS Markit, aventurou que o crescimento da demanda doméstica e global não consumirá o excedente de capacidade de PET tão cedo, tornando os preços competitivos e as margens dos fornecedores finas.
#Resin #Prices #Long
Última atualização em 2 de outubro de 2024