Preços dos Resinas: A Calmaria Após a Tormenta?
Com a chegada de março, os preços de quatro resinas commodities e as resinas de engenharia mais comuns caíram ainda mais desde sua queda no quarto trimestre de 2014. Contudo, podem ter atingido o ponto mais baixo na maioria dos casos. As exceções são as resinas PP, PVC e ABS, que são projetadas para apresentar estabilidade ou um ligeiro aumento, segundo consultores de compras da Resin Technology, Inc. (RTi), em Fort Worth, Texas, e Michael Greenberg, CEO da The Plastics Exchange, em Chicago.
PE: Será Que Chegou ao Fundo do Poço?
Em fevereiro, os preços do polietileno (PE) caíram 5 centavos por libra, acumulando uma queda de 16 centavos por libra em um período de cinco meses. Esse movimento descendente foi associado aos preços do petróleo bruto, um fator chave para formação de preços do PE nos últimos quatro anos, explica Mike Burns, vice-presidente de PE na RTi. Ele notou que a diferença entre os preços do PE global e doméstico diminuiu. Por exemplo, os preços do PE na China caíram 20 centavos por libra em um período de dois meses no ano passado, e os preços domésticos demoraram mais para seguir, mas agora estão próximos o suficiente.
Mercado Secundário e Exportações
No final de fevereiro, Greenberg do The Plastics Exchange destacou que os preços de prontidão do PE tinham se fortalecido um pouco. Os preços de exportação em Houston firmaram-se, juntamente com o mercado internacional, reduzindo significativamente a diferença que existia entre os preços de exportação e domésticos. Ele observou que, embora as indicações de dois fornecedores de PE para aumentar os preços em 4-5 centavos por libra em meados de março e abril emprestem algum suporte aos preços de mercado, eles “ainda não estão prontos para reagir”.
Burns projetou que os preços do PE doméstico se firmariam até este mês, mas com muito pouca chance de movimento ascendente. Ele acredita que as exportações de PE começarão a aumentar no segundo e terceiro trimestres, e que 2015 tem potencial para emular os segundo e terceiro trimestres de 2014 em termos de demanda e estabilidade de preços. Ele aponta que no ano passado, a demanda parecia estar alta durante o primeiro trimestre, principalmente devido à pré-compra em antecipação ao aumento de preços e problemas de capacidade de produção que afetaram quase todos os graus de resina PE. Em contraste, os processadores têm comprado “conforme a necessidade” este ano, antecipando maior alívio nos preços. Além disso, os níveis de inventário dos fornecedores estão nos mais altos dos últimos seis anos.
PP: Preços com Variações Significativas
Os preços de polipropileno (PP) subiram geralmente 1 centavo por libra em fevereiro, em linha com os contratos de monômero de propileno. Embora houvesse uma proposta no início de março para um aumento no preço do monômero de 1,5 centavos por libra, contratos de monômero eram considerados mais prováveis de ir na direção oposta, com preços de PP acompanhando.
Scott Newell, diretor de serviços ao cliente de PP na RTi, projetou preços estáveis ou em queda com declínios potenciais de 1-2 centavos, ou até mesmo 3-4 centavos quando os contratos foram fechados, dado o declínio de 4-5 centavos por libra nos preços à vista do monômero. Greenberg observou que as condições do mercado à vista provavelmente não suportariam um aumento, com pouco comércio acontecendo e os preços caindo para 47 centavos por libra. Ele disse que o mercado futuro mostra preços ligeiramente mais baixos oferecidos a cada mês até dezembro.
PS: Preços em Queda
Os preços de poliestireno (PS) caíram mais 2-4 centavos por libra em fevereiro, após as quedas de 9-11 centavos por libra em janeiro, trazendo a queda líquida para este ano para 13 centavos por libra. Essas reduções seguiram uma queda de 12 centavos por libra no quarto trimestre de 2014, impulsionada principalmente por quedas acentuadas nos preços dos contratos de benzeno, junto com preços menores dos contratos de etileno.
Contudo, os preços de PS podem ter atingido o ponto mais baixo, de acordo com Mark Kallman, vice-presidente de serviços ao cliente de resinas de engenharia, PS e PVC na RTi. Ele previu que os preços de PS seriam estáveis em março, seguidos por um modesto aumento de 1-3 centavos por libra neste mês. Os fatores determinantes incluem o retorno da pressão de alta nos preços do benzeno, embora não seja provável que voltem aos altos níveis vistos nos últimos dois anos. A combinação de quedas dos preços de contratos do benzeno em janeiro e fevereiro foi de $1,36/gal, enquanto os contratos de março caíram 3-7 centavos por galão.
PVC: Preços Estáveis mas com Potencial de Alta
Os preços de PVC permaneceram estáveis em fevereiro, apesar dos fornecedores tentarem implementar um aumento de preço de 3 centavos por libra. Na verdade, os preços podem ter atingido o fundo do poço após uma queda total de 7 centavos por libra entre novembro e janeiro, de acordo com Kallman da RTi. Enquanto isso, alguns fornecedores moveram seus aumentos de fevereiro para março, outros para abril, e um chamou para um aumento de 2 centavos por libra em maio.
Os fatores impulsionadores incluem a escassez de resina, com duas paradas planejadas completadas em fevereiro e duas outras ocorrendo no mês passado. A demanda doméstica, por sua vez, estava em um nível normal para o primeiro trimestre, mas as expectativas para o segundo trimestre eram de maior demanda do que no ano passado, devido a um mercado de construção melhorado.
ABS: Queda nos Preços mas Possível Reversão
Os preços de ABS caíram mais nos primeiros dois meses do ano, acumulando uma queda de cerca de 10% desde o quarto trimestre de 2014. Conduzindo a queda estavam as reduções nos preços de benzeno, monômero de estireno, butadieno e acrilonitrila, bem como importações competitivas de ABS asiático devido à supercapacidade no exterior.
Mas os preços de ABS foram provavelmente atingidos o ponto mais baixo em março, com aumentos modestos esperados no segundo trimestre, impulsionados por um aumento nos custos de matéria-prima, diz Kallman. A demanda doméstica por ABS é boa. Continua a crescer fortemente na indústria automotiva e espera-se que uma temporada de construção mais saudável resulte em algum crescimento modesto na demanda por ABS este ano.
PC: Preços em Queda
Os preços de policarbonato (PC) caíram no primeiro trimestre na ordem de 2-8%, dependendo do grau, mercado e volume. A diminuição era prevista desde o quarto trimestre devido ao declínio acentuado nos preços de benzeno e propileno, diz Kallman.
Os preços no segundo trimestre provavelmente serão estáveis ou mais baixos, dependendo de importações globais mais baratas se a supercapacidade global não for reduzida ainda mais. Embora se espere que os preços de matéria-prima aumentem devido a restrições de oferta, eles ainda serão significativamente mais baixos do que há um ano, aventa Kallman. Enquanto isso, a oferta e demanda domésticas estão bem equilibradas. Os fornecedores estão operando em altas taxas devido à recente saída da Trinseo (anteriormente Styron) do mercado de PC commodities, para aproveitar os custos menores de material e o crescimento modesto e contínuo nos setores automotivo e de construção.
Nylon: Preços em Queda
Os preços do nylon 6 caíram ainda mais no primeiro trimestre, acumulando uma queda de 5-10% desde o terceiro trimestre de 2014, de acordo com Kallman. A queda nos preços estava ligada principalmente à forte queda nos preços do benzeno e à ampla capacidade. Os preços do segundo trimestre tendem a ser estáveis a mais altos, impulsionados por aumentos nos custos de matérias-primas e alguma melhoria na demanda.
Os preços do nylon 66 caíram “alguns por cento” no primeiro trimestre, de acordo com Kallman, que diz que o mercado está um pouco mais equilibrado e não tão competitivo quanto o nylon 6, que é mais uma resina “commodity”. A demanda é bastante boa, particularmente na indústria automobilística, e espera-se que melhore em relação ao ano passado. Kallman vê os preços tendendo a permanecer estáveis ou mais baixos, enquanto os fornecedores continuam a expandir margens devido aos custos de matérias-primas mais baixos.
#Resin #Prices #Bottomed
Última atualização em 7 de fevereiro de 2025