Preços Caem para Poliolefinas e PET, Enquanto PS e PVC Mantêm-se Estáveis ou com Alta: Confira as Tendências






Tendências Recentes nos Preços das Resinas de Polímeros

Tendências Recentes nos Preços das Resinas de Polímeros

Pressão de Custos Alimenta o Aumento de Preços para PP e PET

Ao entrarmos na segunda metade do ano, a trajetória dos preços do polipropileno (PP) e do politereftalato de etileno (PET) tem sido descendente. No entanto, é possível que os preços destas resinas toquem o fundo do poço este mês. Isso se deve à acumulação típica de inventário no período de julho-agosto para o PP e à pressão ascendente dos custos de matérias-primas para o PET. Em contraste, espera-se que os preços do polietileno (PE) continuem a cair devido à queda dos preços globais e a um mercado amplamente abastecido.

Por outro lado, os preços do poliestireno (PS) e do policloreto de vinila (PVC) estão subindo, impulsionados pelo benzeno no caso do PS e pelas alegações de oferta restrita dos fornecedores no caso do PVC. No entanto, para ambas as resinas, todos os outros principais fatores que impulsionam o mercado apontam para uma trajetória plana ou descendente.

Visões dos Especialistas do Setor

Vamos dar uma olhada em como alguns de nossos principais especialistas em preços de resinas do setor veem as coisas para cada uma das cinco principais resinas de volume de commodities. Incluímos consultores de compras da Resin Technology, Inc. (RTi), editores seniores da PetroChemWire (PCW) e o CEO Michael Greenberg da The Plastics Exchange.

PE: Trajetória de Queda nos Preços

Os preços do PE têm sido amplamente esperados para cair no período de junho-julho, apesar da iniciativa de aumento de preços de 3¢/lb dos fornecedores em junho, após a implementação do aumento de 3¢/lb em maio. Mike Burns, vice-presidente de PE da RTi, David Barry, editor sênior da PCW, e Michael Greenberg da The Plastic Exchange estão entre os que compartilham essa visão.

Primeiramente, os fornecedores adiaram o aumento de 3¢/lb para este mês e, em segundo lugar, houve rumores na indústria de que alguns processadores viram uma queda de 3¢/lb em junho. No entanto, nenhum fornecedor fez tal concessão oficialmente. Burns aventurou que os preços têm potencial para cair 3¢/lb até o final de junho, com mais potencial para cair outros 3¢/lb este mês, seguido por preços estáveis em agosto, dependendo da queda de preço dos meses anteriores.

Tendências Recentes no Mercado de PE

Barry também informa que os preços spot do PE continuaram a cair, atingindo os níveis mais baixos desde 2009. Greenberg relata que o mercado spot de PE terminou junho um pouco fraco, em contraste com os primeiros cinco meses, que viram volumes bem acima do mesmo período em 2018. “Como um todo, junho foi o mês de negociações mais leve do ano, à medida que o sentimento negativo desacelerou as compras de processadores, pressionando os preços”, explicou Greenberg.

PP: Queda nos Preços Impulsionada pelo Monômero

Os preços do PP em junho caíram 3.5¢/lb em linha com os contratos de monômero de propileno, conforme Scott Newell, vice-presidente de mercados de PP da RTi, David Barry da PCW e Michael Greenberg da The Plastic Exchange.

Barry destacou que os preços spot de PP estavam estáveis ou em queda devido aos custos de monômeros em declínio e à demanda doméstica apática. “As vendas domésticas foram robustas em abril-maio, mas a queda nos preços da resina e os dados fracos de manufatura fizeram com que os processadores de resina agissem cautelosamente em novas compras”, observou Barry.

Disponibilidade e Demanda de PP

Barry caracteriza a disponibilidade de PP no mercado spot como decente, mas com atividade de compra relativamente quieta após um período movimentado em março-abril. Newell observa que a demanda tem sido apática, com um leve aumento em maio, e o PP spot altamente descontado. Greenberg comenta que as negociações spot de PP estavam melhorando, mas os processadores evitavam preços pedidos relativamente altos quando apresentados. “Embora o tom geral do mercado permaneça pesado, parece que a desvantagem pode ser limitada, pois os estoques à montante são os mais baixos que vimos em doze anos”, reafirmou Greenberg.

PS: Pressão de Preços Devido ao Benzeno

Os preços de PS foram estáveis em junho, mas a pressão ascendente é iminente este mês, com os preços spot de benzeno disparando para $3/gal. Tanto Barry da PCW quanto Robin Chesshier, vice-presidente de PE, PS e mercados de nylon 6 da RTi, esperam que os preços do PS subam alguns centavos se os preços de contrato do benzeno em julho se estabelecerem em $3/gal ou mais, acima dos $2.34/gal.

Chesshier prevê um potencial sem precedentes para um aumento de 7-8¢/lb. Barry acredita em um aumento de preço mais próximo de 3-4¢/lb.

Demanda e Oferta de PS

Os preços domésticos de PS subiram um total de 4¢/lb desde o início do ano, apesar da demanda apática que ficou atrasada em relação ao período de demanda sazonalmente mais alta comparado a 2018. Chesshier observa que o aumento do benzeno está sendo impulsionado por fornecimentos mais restritos, tanto domésticos quanto em exportações. Além disso, os preços spot do monômero de estireno não se moveram, devido à demanda fraca aqui e para exportações, e uma queda quase de três dígitos na demanda na Europa.

PVC: Preços Estáveis com Possível Aumento

Os preços de PVC foram estáveis em maio e bem em junho, embora os fornecedores ainda estivessem insistindo em um aumento de 2¢/lb em junho, conforme Mark Kallman, vice-presidente de PVC e resinas de engenharia da RTi, e Donna Todd, editora sênior da PCW. Kallman acredita que os preços de junho e julho poderiam ir em qualquer direção: estáveis ou aumentando 1¢/lb cada, conforme os fornecedores buscam implementar aumentos de preços atribuídos à oferta restrita devido a períodos de inatividade de produção planejados e não planejados este ano.

No entanto, todos os outros indicadores de mercado nesse período foram uma força contrária: a demanda doméstica caiu 3.7% em relação a 2018, as exportações aumentaram 1.44%. Além disso, os preços de contrato do etileno em junho foram novamente esperados para cair, um declínio que tem sido visto desde o outono passado.

Impacto dos Custos de Matérias-Primas no PVC

A queda nos preços do etileno desde o outono passado até a liquidação dos contratos de maio totalizou 9.5¢/lb, representando uma queda de cerca de 4.56¢/lb na molécula de PVC, conforme Todd. Ambos os especialistas também questionaram a outra justificativa dos fornecedores para um aumento de preço: aumento dos preços de exportação. “Como cerca de 30% da produção de PVC dos EUA vai para o mercado de exportação, mesmo alguns fornecedores confidenciaram que isso não deveria ser capaz de puxar o mercado doméstico, que representa cerca de 70% da produção”, relatou Todd.

PET: Queda Acentuada com Expectativa de Recuperação

Os preços de PET estavam na faixa intermediária de 50¢/lb no final de junho, uma queda de 10¢/lb em relação a maio. A queda foi impulsionada principalmente pelos custos mais baixos das matérias-primas e pela abundante oferta de PET importado de todo o mundo, conforme Xavier Cronin, editor sênior da PCW.

Curiosamente, as importações de resina PET em abril foram realmente menores em comparação com abril de 2018. No entanto, um excedente de locais de importação no sul da Califórnia, na costa leste e no meio-oeste, acumulado ao longo dos meses, manteve um mercado de compradores.

Projeções Futuras para o PET

Simultaneamente, acredita-se que os preços tenham atingido o fundo do poço, com os distribuidores apontando para custos projetados mais altos para as matérias-primas PTA e MEG este mês. Além disso, o aumento dos preços do petróleo deve adicionar mais pressão ascendente aos preços das matérias-primas do PET e, subseqüentemente, à resina.

Com isso em mente, espera-se que os preços do PET em julho se recuperem primeiro para o nível de 60¢/lb e depois mais 2-5¢/lb, dependendo se o negócio é spot ou baseado em contratos atrelados aos preços de matérias-primas publicadas mensalmente; os preços spot geralmente são mais altos do que os preços de contrato, explica Cronin.





#Downward #Pricing #Polyolefins #PET #FlattoUp #PVC

Última atualização em 7 de julho de 2024

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Article

Inspiração e Empoderamento: Mulheres Descobrem os Bastidores da Frimesa em Assis Chateaubriand (PR)

Next Article

Mercado de Masterbatches Cresce e Conhecimento de Mercado é Considerado Critério Vital por Empresas do Setor




Related Posts