Mais uma vez, os preços das cinco resinas de commodities de alto volume apresentaram comportamentos diferentes no início do novo ano. Enquanto que os preços do PE e PVC caíram, os de PP, PS e PET subiram. Em ambos os casos, os custos das matérias-primas foram os principais fatores. No entanto, os ventos da mudança estavam soprando em direções diferentes, potencialmente reduzindo os preços do PP e PS, enquanto elevavam os preços do PVC novamente.
Essas são as opiniões dos consultores de compras da Resin Technology Inc. (RTi), Fort Worth, Texas; Michael Greenberg, CEO da Plastics Exchange em Chicago; e da Houston-based PetroChemWire (PCW).
Preços do PE Caem
Os preços do polietileno foram relatados como tendo caído em 3¢/lb em pelo menos alguns casos em dezembro, embora os fornecedores não tenham anunciado reduções de preços, segundo Mike Burns, vice-presidente de serviços ao cliente da RTi para PE. Ele disse que a mudança de preço foi confirmada por vários clientes da RTi. A PCW relatou que nenhum fornecedor indicou uma redução de preço generalizada para o PE em dezembro.
Michael Greenberg, da Plastics Exchange, relatou que, depois de atingir o pico em meados de setembro, os preços spot do PE vêm caindo desde então. Ele observou que a maioria dos preços spot do PE ainda estava alguns centavos mais alta no final do ano. A PCW caracterizou os preços spot do PE como sendo predominantemente estáveis após os feriados de fim de ano, acrescentando que a disponibilidade spot parecia escassa, e os preços de venda mais baixos de dezembro não eram mais vistos no mercado.
Previsões Para os Próximos Meses
Burns, da RTi, aventurou que mais reduções de preços na ordem de 5-7¢/lb eram plausíveis em janeiro e fevereiro. Ele notou: “Se os preços globais do petróleo permanecerem altos, os fornecedores de PE exportarão muito mais material, o que, por sua vez, retardaria as reduções de preços domésticos.” Ele disse que há expectativas da indústria para aumentos nas exportações do primeiro trimestre, devido ao custo mais alto e aos estoques mais baixos no Sudeste Asiático e na China. A produção doméstica de PE está bastante forte, segundo Burns, que caracterizou os estoques dos fornecedores no primeiro trimestre como “saudáveis, mas não longos”.
Preços do PP Aumentam, Mas Reversão é Provável
Os preços do polipropileno subiram 1¢/lb em dezembro, assim como em novembro, acompanhando os contratos de monômero de propileno. Scott Newell, vice-presidente de mercados de PP da RTi, aventurou que poderíamos ver um pouco mais altos os preços do PP em janeiro, mas ele esperava uma reversão na tendência de preços a seguir.
Uma interrupção não planejada em uma unidade de propileno da Dow em dezembro contribuiu para a escassez de monômero, mas Newell esperava que os preços do monômero começassem a cair, uma vez que a nova unidade de produção de propileno da Enterprise Product Partners estava prestes a ser totalmente operante. Os preços spot de monômeros haviam passado da marca de 50¢ no final do ano.
Mercado Bem Equilibrado
Newell observou que a produção de PP no quarto trimestre estava acima da média, enquanto a demanda não se recuperou tão bem, e caracterizou o mercado doméstico como melhor equilibrado. Ele esperava que os fornecedores estivessem acumulando estoques, já que havia algumas paradas planejadas em plantas de PP no primeiro e segundo trimestres. Ele acrescentou que um volume significativo de importações de PP foi visto, o que poderia abafar a demanda por PP doméstico se os preços se mantivessem altos.
Tanto a PCW quanto Greenberg caracterizaram a atividade spot de resina de PP como limitada. “As ofertas em geral têm sido escassas, e o mercado manteve uma tendência de alta”, disse Greenberg, que antecipou uma pressão para cima continuada no novo ano. A PCW relatou os preços spot do PP como estáveis a mais altos após os feriados, com foco no aumento acentuado do spot de monômero de propileno. Apesar do clima rigoroso de inverno que afetou o nordeste dos EUA na primeira semana de janeiro, nenhum problema de produção foi relatado para as unidades de PP na localização de Markus Hook, Pa., da Braskem, ou na de Linden, N.J., da Phillips 66.
Preços do PS Sobem
Os preços do poliestireno subiram 5¢/lb em dezembro, segundo a PCW e Mark Kallman, vice-presidente de serviços ao cliente da RTi para resinas de engenharia, PS e PVC. Isso foi impulsionado por um aumento de 46¢/gal nos contratos de benzeno de dezembro. Um fornecedor de PS estava buscando um adicional de 2¢/lb em janeiro; no entanto, os contratos de janeiro de benzeno caíram para $3.22/gal de $3.30 em dezembro, e os preços spot no mês passado também estavam caindo—uma indicação de melhor disponibilidade de benzeno.
Kallman aventurou que os preços de PS de janeiro seriam estáveis, com potencial para uma queda nos preços este mês, com base nos preços mais baixos do benzeno. A PCW relatou que, com base nos preços spot das matérias-primas, a fórmula de custo de 30% de etileno/70% de benzeno para PS caiu novamente para 38.8¢/lb no final de dezembro, em comparação com 40.4¢/lb no meio do mês. Kallman acrescentou que as paradas planejadas em plantas de monômero de estireno no primeiro trimestre poderiam dificultar uma redução no preço de PS este mês.
Preços do PVC Caem
Os preços de PVC caíram em dezembro, essencialmente anulando o aumento de 3¢/lb em outubro, e outro 1¢ estava caindo em janeiro, segundo Kallman da RTi. Em 5 de janeiro, a PCW relatou anúncios de aumento de preço de 3¢/lb a partir de 1º de fevereiro dos quatro principais fornecedores, como segue:
- Formosa: aplica-se aos seus resinas e compostos de homopolímero de suspensão de PVC;
- Westlake: aplica-se apenas a todos os seus graus de suspensão;
- Shintech e OxyVinyls: aplica-se a todos os seus produtos de PVC.
A PCW também relatou que os processadores esperavam mais aumentos para surgir nos próximos dois meses, à medida que os fornecedores busquem recuperar as quedas de preços do quarto trimestre de 2017. Segundo Kallman, a demanda doméstica caiu após os picos em novembro, impulsionada pelo clima frio; mas a demanda de exportação do Sudeste Asiático estava se recuperando novamente e era esperada ser mais forte, particularmente da Índia e China. Ele observou que é geralmente esperado que a demanda no segundo trimestre seja forte, tanto domesticamente quanto globalmente.
Preços do PET Sobem
A PCW relatou que a resina PET de grau para garrafa doméstica terminou 2017 em 69¢/lb para entrega spot via ferrovia/caminhão a granel no Centro-Oeste—o que foi estável desde o início de dezembro. A oferta spot permaneceu apertada, pois entendia-se que a produção das plantas de PET da M&G Chemicals em Apple Grove, W.Va., e Altamira, México, permanecia em níveis limitados. As plantas são fornecedores principais para clientes dos EUA, e ambas foram paralisadas em outubro, quando as subsidiárias da M&G solicitaram proteção contra falência. A “Jumbo” planta de PET da empresa, ainda não terminada (80% concluída) em Corpus Christi, permaneceu em limbo sem resina esperada da planta até o segundo trimestre, no mínimo.
Os custos de matéria-prima do PET estavam subindo no início de 2018 devido ao aumento dos preços globais do petróleo bruto e xileno misto (MX). Os custos de matéria-prima de PET na América do Norte em dezembro tiveram uma média de 76¢/lb, um aumento de 6.38¢/lb em relação a novembro. Os custos de janeiro eram esperados ser mais altos que os de dezembro, se os preços do petróleo bruto e do paraxileno permanecessem nos níveis de dezembro ou subissem. A PCW também relatou que os preços domésticos de PET eram esperados subir acima de 70¢/lb no primeiro trimestre devido à menor produção da M&G e uma queda nas importações devido às tarifas antidumping pendentes nas importações da Coreia do Sul, Brasil, Indonésia, Taiwan e Paquistão, esperadas para vigorar a partir de 5 de março.
#PVC #Prices #PET
Última atualização em 29 de setembro de 2024