Análise do Mercado de Resinas no Segundo Trimestre
No segundo trimestre, o mercado de resinas não apresentou grandes oscilações de preço, nem para as resinas commodities, nem para as resinas de engenharia mais comuns. Esse comportamento foi fortemente influenciado por um cenário global de vantagem nos custos de matéria-prima e por uma crescente demanda interna, apesar das margens de lucro claramente expandidas pelos fornecedores de algumas dessas resinas.
Preços de Polietileno (PE) Estáveis
Em maio, os preços do polietileno subiram em 5¢/lb, impulsionados por exportações fortes e por uma demanda doméstica robusta. No entanto, foi anunciado um novo aumento de 5¢/lb para julho, que pode ou não acontecer, conforme prevê Mike Burns, vice-presidente de serviços ao cliente da RTi. O mercado spot de PE no final de maio revelou uma quantidade significativa de negociações, porém com uma precificação firme.
Burns aponta alguns fatores que podem atrasar esse aumento de preço, incluindo uma queda nas exportações para o Sudeste Asiático e China no mês passado, causada pela melhora no suprimento de PE e queda dos preços nesses mercados. No cenário doméstico, a disponibilidade limitada de alguns tipos de PE pode afetar a evolução dos preços no futuro próximo.
Preços do Polipropileno (PP) em Queda
Com uma redução de 1¢/lb nos contratos de monômero de propileno, os preços do PP caíram em maio. Para o próximo mês, espera-se que os preços dos contratos sejam ainda menores, mas não tão reduzidos quanto o esperado. Existe um esforço contínuo pelos fornecedores para expandir suas margens de PP, algo que não tem gerado grandes queixas por parte dos compradores até agora, de acordo com Scott Newell, diretor de serviços ao cliente da RTi.
Apesar das quedas de preço, o mercado doméstico de PP está reagindo positivamente, com um crescimento de demanda registrado até abril de 4.4%, acima da média de 2014. Isso mostra um crescimento robusto que abrange todos os mercados-chave, desde produtos de consumo até automotivo.
Preços de Poliestireno (PS) em Reversão
Os preços do poliestireno subiram 3¢/lb em maio, mas em junho uma queda significativa no preço do benzeno levou a uma oferta de redução contratual de 3¢/lb por parte de um fornecedor de PS. Isso ocorre apesar de as margens dos fornecedores ainda se ampliarem, mesmo com a redução de preço.
Kallman, vice-presidente de serviços ao cliente para resinas de engenharia e PS, explica que os preços do benzeno depois do acordo contratual no spot voltaram a subir um pouco, então é esperado que os contratos de julho para benzeno se fixem em níveis mais altos. A demanda sazonal por PS está sólido, embora um pouco menor em maio do que o esperado anteriormente.
Preços de PVC Estáveis
Os preços do PVC permaneceram estáveis em abril e maio, e a expectativa era de que continuassem assim em junho, mesmo com os fornecedores anunciando aumentos de preço para os meses seguintes. Um aumento modesto nos preços do contrato de etileno e cloro, devido à demanda sazonal de tratamento de água, não influenciou significativamente os preços do PVC.
Com uma boa disponibilidade de PVC e demanda crescente no setor de construção após um início lento, a pressão por reduções de preços pelos processadores é cada vez maior. A previsão é que os preços do PVC sigam uma tendência de queda nos próximos meses.
Preços de ABS Estáveis
Depois de um declínio acumulado de 10% desde o final de 2014, os preços de ABS se estabilizaram após atingirem o fundo em abril. Houve uma tentativa de aumento de 4¢/lb, mas a queda no preço do benzeno em junho deve neutralizar essa tentativa. Kallman, da RTi, observa que se os preços de julho do benzeno voltarem a subir, os fornecedores de ABS tentarão novamente implementar o aumento.
Apesar disso, a demanda doméstica continua a mostrar bons sinais de crescimento, com importações asiáticas exercendo influência nos preços. De fato, as importações em março de 2015 foram as mais fortes em cinco anos.
Preços de Policarbonato (PC) e Nylon
Os preços do policarbonato foram em grande parte estáveis no segundo trimestre, depois de um declínio de 2-8% no primeiro trimestre. A previsão é que os preços permaneçam estáveis ou até mesmo em queda, com um mercado doméstico equilibrado e preços de matéria-prima bem abaixo dos níveis de 2014. O excesso global de capacidade ainda contribui para esse cenário.
Os preços do Nylon 6 aumentaram até 7¢/lb nos últimos meses, enquanto os preços do Nylon 66 permaneceram estáveis. Embora o mercado esteja se ajustando, as interrupções na produção não afetaram significativamente a disponibilidade de resina, e a previsão é que os preços permaneçam estáveis nos próximos meses, com a demanda doméstica ainda acima dos níveis de 2014.
#Resin #Prices #Flat
Última atualização em 31 de janeiro de 2025