PP à Prova de Riscos para Aplicações Automotivas Complexas: Descubra o Segredo!


A família de compostos PP resistente a riscos para aplicações automotivas complexas no interior foi desenvolvida pela Polykemi AB, uma empresa especializada em compostos da Suécia (com escritório nos EUA, em Evansville, Indiana) e pela Rondo Plast AB, uma empresa de plásticos de qualidade assegurada e reciclados baseados em PP, ABS, PBT, nylon 66 e PC/ABS.

O primeiro material da nova família de conceitos Complus é o composto de polietileno Polyfill PP EP317R UV, que se destaca por sua alta resistência a riscos e estabilidade UV, juntamente com excelentes propriedades mecânicas e, segundo relatos, possibilidades ilimitadas de coloração. Essas características fazem com que o material seja a escolha ideal para aplicações automotivas no interior.

Além disso, o material possui três irmãos, todos com características e propriedades semelhantes que são adaptados aos perfis de requisitos de diferentes peças em um produto montado. A ideia surgiu durante uma conversa com um dos clientes finais da empresa e um dos maiores fabricantes de veículos do mundo. Eles estavam em busca de materiais com propriedades semelhantes, tanto com base em matéria-prima virgem quanto em matéria-prima plástica reciclada de alta qualidade. De acordo com a gerente de desenvolvimento da Polykemi, Anette Munch Elmér, “Em alguns casos, o perfil de requisitos permite apenas compostos plásticos com base em matéria-prima virgem, mas em outros casos, o material com base em matéria-prima reciclada de alta qualidade é a melhor solução”.

Portanto, o conceito Complus oferece escolhas entre vários materiais diferentes, tanto com base em plástico virgem quanto em plástico reciclado de alta qualidade. Os materiais têm propriedades similares, mas são adaptados para diferentes peças moldadas por injeção na mesma construção. Um exemplo são os painéis de porta, que frequentemente são montagens complexas compostas de várias peças, cada uma com seu perfil de requisitos específico. Nesta aplicação, todas as quatro alternativas de materiais dentro do Conceito PP Complus podem ser utilizadas. Os principais componentes de um painel de porta, o suporte e o compartimento lateral, geralmente são peças com superfície granulada, produzidas em muitas cores diferentes. Essas peças muitas vezes ficam expostas a um manuseio árduo e à luz solar intensa. Segundo a Polykemi, a escolha ideal de material é o Polyfill PP EP317R UV, com sua alta resistência a riscos e boa estabilidade UV. Para as mesmas peças, também é possível escolher um material Rezycom baseado em matéria-prima reciclada de alta qualidade, com todos os benefícios ambientais que ele oferece, disponível em cores cinza escuro ou preto.

O apoio de braço e a inserção da porta dos painéis internos são partes frequentemente recobertas com folha, tecido ou couro. Aqui, uma terceira alternativa de material está disponível, uma vez que as demandas por coloração, resistência a riscos e estabilidade UV são menores. Se o perfil de requisitos for marginalmente reduzido, uma quarta alternativa de material está disponível, também baseada em matéria-prima reciclada de alta qualidade.

O conceito do Complus PP significa que é possível escolher o material certo para as peças certas. Mesmo que tenha feito a escolha correta do material, as condições ainda podem mudar durante o projeto. Nesse caso, há a oportunidade única de escolher outro dos quatro materiais tardiamente no processo, uma vez que as características e propriedades são tão similares, sem necessidade de modificar ou trocar os moldes, um fator que economiza tempo e dinheiro.

Última atualização em 7 de fevereiro de 2024

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Article

Identificando HDPE e LDPE em um piscar de olhos/Push de um botão

Next Article

Falha no Galaxy S24 Ultra gera linha verde na tela, usuários relatam




Related Posts