Então, você quer saber os prós e contras do uso de revestimentos soldados HDPE (plástico) para revestimento de lagoa de armazenamento de estrume agrícola.
Tudo estabelecido? Vamos começar então. Em primeiro lugar, as posições favoráveis e as razões de apoio:
O primeiro ponto em apoio aos revestimentos HDPE para revestimentos de lagoas de armazenamento de lama será que eles são baratos em comparação com outros materiais de revestimento e quando você considera quanto teste agora precisa ser feito em materiais de revestimento de argila in situ (na zona vulnerável a nitrato do Reino Unido ( NVZ)) e aguardando os resultados dos testes, antes mesmo de começarmos a construir.
O segundo ponto positivo pode muito bem ser que existem muitos instaladores acostumados a revestir aterros e lagoas, etc.
O terceiro ponto positivo é que, por serem finos, não há o mesmo grau de escavação necessário para remover e depois colocar de volta em camadas compactadas de engenharia a espessura necessária do revestimento de argila, que pode chegar a 1 metro de espessura.
Um quarto ponto de apoio será que você, ou seu empreiteiro de instalação, pode facilmente verificar a integridade do revestimento após a instalação usando o teste eletrostático “feriado” (faísca).
Por último, mas não menos importante, o quinto ponto é que esperamos que a Agência Ambiental entenda o que esse tipo de revestimento fará, já conheça suas características de baixa permeabilidade à água e, portanto, a aceitação do projeto deve ser facilitada.
E por outro lado, para manter esse equilíbrio, existem contras; Contra:
Em primeiro lugar, o ponto negativo será que esse tipo de revestimento se danifica facilmente por ser muito fino.
E o segundo ponto negativo é que se tratores agrícolas etc. correr perto dele, a possibilidade de vazamento de perfuração é mais provável do que em muitos outros usos para membranas de revestimento de HDPE.
Um terceiro ponto negativo significativo é que, embora não seja particularmente suscetível à degradação ultravioleta, alguns ainda ocorrem e muitos projetos de lagoas de armazenamento revestidas deixam o PEAD exposto à luz solar, reduzindo a vida útil dos materiais.
O quarto contraponto será que, quando ocorre a penetração, o potencial para perda substancial de volume é maior do que com um revestimento de argila que pode tender a se autocurar.
O quinto e último ponto contra a tendência é que, se a água da chuva ficar atrás de um revestimento de armazenamento de polpa de PEAD por um período de tempo, o revestimento pode ser arrancado das margens ao redor do armazenamento de polpa, o que pode causar novamente vazamento do armazenamento de polpa.
Então aí está, os prós junto com os contras, os prós e os contras.
Então, com a análise final, os revestimentos HDPE para lagoas de armazenamento de polpa são bons? ou apenas uma coisa ruim?
A resposta certamente parece ser “Sim” para ambas as perguntas! Os revestimentos de HDPE para revestir lagoas de armazenamento de esgoto são uma mistura de bom e ruim… Cabe a você, leitor, determinar. Qual lado, o bom ou o mau, tem a preponderância do peso da opinião?
Última atualização em 21 de fevereiro de 2023