O intenso debate sobre o uso de plásticos para tigelas e bebedouros para animais de estimação centrou-se quase exclusivamente nos efeitos negativos diretos dos plásticos sobre os animais que usam essas tigelas, particularmente fontes para animais de estimação e na área de fontes para animais de estimação, em particular fontes para gatos.
Há muito se sabe que tigelas de água de plástico podem causar acne no queixo em gatos, que podem apresentar sintomas de cravos a grandes pústulas drenantes e um inchaço completo dos lábios, mas seja o próprio plástico ou o fato de o plástico agir como um ímã para as bactérias que se acumulam nos arranhões que invariavelmente ocorrem no plástico não são claras. A conclusão da maioria dos veterinários é “fique longe de tigelas de água de plástico”, e não apenas por causa da possibilidade de acne no queixo.
De acordo com o Ecology Center, um recurso online para ecologia e questões comunitárias, um centro de recursos online, a lista de efeitos seriamente negativos da toxicidade direta do plástico é enorme e extrema. Algumas delas são:
De cloreto de polivinila (PVC); Câncer, defeitos congênitos, doenças de pele, disfunção hepática
De DEHP, DINP e outros componentes plásticos; Disfunção endócrina, asma, defeitos de desenvolvimento
De policarbonato com bisfenol A #7; Câncer, comprometimento imunológico, diabetes
E a lista continua especificando mais de meia dúzia de outros componentes de plásticos e seus efeitos adversos associados.
Mas tudo isso é apenas um aspecto dos perigos do plástico e do uso de itens de plástico. “Um dos maiores problemas com o plástico”, diz o Centro de Ecologia, “além de ser muito, é que ele não se biodegrada. Nenhum processo natural pode decompô-lo”.
Os resultados negativos desse fato são imensuráveis. Particularmente afetada é a vida marinha (tanto plástico acaba no oceano), incluindo albatrozes. “Duzentos mil albatrozes morrem todos os anos, muitos porque são alimentados com plástico por seus pais, que o confundem com comida”, diz um artigo no Los Angeles Times.
Os efeitos negativos dos plásticos começam com sua produção e as toneladas de poluentes que entram na atmosfera e continuam por potencialmente milhares de anos. O plástico é tão durável que, mesmo enterrado no fundo da terra, não impede que cause impacto no meio ambiente. Atualmente representa cerca de 10 por cento dos resíduos produzidos, a maior parte dos quais é depositada em aterros. Mas colocar o plástico em um aterro sanitário pode ser simplesmente uma preocupação de conservação para o futuro, já que os produtos químicos no plástico geralmente afundam no solo próximo, contaminando os lençóis freáticos.
Além disso, a fabricação de plástico é um grande usuário de combustíveis fósseis. Oito por cento da produção mundial de petróleo vai para a produção de plásticos.
É claro que o plástico se tornou uma necessidade e pode ser um excelente material para produtos de longa duração, mas muitos itens de plástico são feitos para uso ocasional ou de curto prazo e muitos itens que não precisam ser feitos de plástico – outros materiais estão disponíveis – e melhor em muitos aspectos, eles provaram ser prejudiciais para animais de estimação e humanos. As fontes para animais de estimação estão entre elas.
Em algumas áreas de consumo e para muitos produtos não temos escolha, mas onde o fazemos devemos exercer o nosso melhor julgamento e evitar plásticos que possam prejudicar-nos ou aos nossos animais de estimação. Neal, da Plastics Europe, disse que os consumidores são os responsáveis, não a indústria. “Na minha opinião a responsabilidade recai de forma correta e direta sobre o consumidor”, afirmou.
No reino das fontes para animais de estimação, existem tigelas e fontes de metal, vidro e cerâmica, e qualquer uma delas é uma escolha muito mais saudável do que uma fonte de plástico para animais de estimação. Você e seu animal de estimação não apenas estarão protegidos dos efeitos nocivos de uma fonte de plástico, mas também não estarão contribuindo para a poluição do planeta quando a fonte de plástico parar de funcionar e tiver que ser descartada.
Os materiais recomendados pela Beche para bebedouros para animais de estimação pela maioria dos veterinários são de cerâmica. Listo duas fontes para fontes de cerâmica para animais de estimação, uma da Candace McCollough Pottery e outra de fontes para gatos no Etsy.
Última atualização em 21 de fevereiro de 2023