Plástico e seus efeitos na saúde

Plástico e seus efeitos na saúde

Para nossa sociedade moderna, o plástico é uma das invenções mais úteis e versáteis. Todos os dias, praticamente tudo o que tocamos, comemos ou bebemos envolve algum tipo de plástico. Compramos a nossa comida em sacos e recipientes de plástico, compramos bebidas e água em jarros e garrafas de plástico. Muitos de nós usamos pratos e copos de plástico em casa e armazenamos as sobras em recipientes de plástico. Embrulhamos as coisas em película aderente. Usamos sacolas plásticas para uma variedade de coisas. O plástico protege nossos telefones, livros e documentos importantes. O plástico reveste o interior dos alimentos enlatados para protegê-los. O plástico tem muitas aplicações úteis não apenas para nossas casas, mas também para grandes indústrias. Medicina, informática, química, culinária, odontologia, agricultura, a lista é infinita. O plástico revolucionou nossa sociedade.

Muito de uma coisa boa está realmente afetando nossa saúde. Você já tentou passar um dia sem entrar em contato com plástico? É quase impossível. O plástico é um polímero, que é um grupo das mesmas moléculas frouxamente unidas por ligações químicas fracas. Isso permite que algumas moléculas se quebrem. Toda a nossa exposição a tanto plástico está começando a mexer com nossos hormônios. Muitos tipos de plásticos têm um efeito “xeno-estrogênico” em excesso. Uma vez que entramos demais em nossos corpos, podemos começar a ver desequilíbrios hormonais em mulheres e homens que parecem um excesso de estrogênio. Isso pode ter muitos efeitos negativos, especialmente na fertilidade, menstruação, crescimento e desenvolvimento, saúde geral e bem-estar. Os xenoestrogênios perturbam nosso sistema endócrino normal e, em mulheres, têm sido implicados no câncer de mama, endometriose e podem até interromper a sinalização neural durante o crescimento fetal. Para os homens, os xenoestrogênios afetam a função testicular, a concentração de esperma, o crescimento e a motilidade. Os ambientalistas estão até vendo uma tendência nos peixes devido a tantos xenoestrogênios de nossas águas residuais entrando em nossos cursos d’água. Peixes machos exibem reversão sexual parcial e competitiva para as fêmeas. Algumas partes dos oceanos estão tão cheias de lixo plástico que estão expulsando os animais de suas casas. Animais marinhos e peixes ingerem plástico ou ficam presos dentro e ao redor de seus corpos, causando deformidades graves, incapacidade de se alimentar e morte.

A exposição mais importante sobre a qual temos controle é o uso de plásticos para alimentos e água. Aquecer alimentos em recipientes de plástico é uma das piores formas de contaminar nossos alimentos e nossos corpos. O aquecimento do alimento de plástico permite que as moléculas se soltem mais facilmente. Embalagens de vegetais congelados anunciando colocando as embalagens no micro-ondas para “cozinhá-las” no saco, refeições congeladas em bandejas e sacos plásticos e colocando alimentos quentes cozidos em um recipiente plástico para armazenamento ou cobrindo com filme plástico são maneiras pelas quais o plástico pode afetar nosso saúde. Beber água em garrafas de plástico também permite que substâncias químicas nocivas, como bisfenol-a, bifenilos policlorados e flalatos, filtrem na água, pois podem contaminar os alimentos.

O que você pode fazer sobre isso? Tente usar o mínimo de plástico possível em sua vida diária. Use pirex ou outros tipos de recipientes não plásticos para armazenar e reaquecer alimentos. Beba água de garrafas de vidro ou aço inoxidável. Use suas próprias sacolas de pano e faça sacolas em vez de usar as de plástico. Limite ou evite refeições congeladas e alimentos processados. Não coloque no micro-ondas nem aqueça nada que seja de plástico. Tente comer o mínimo possível de comida enlatada. Ao implementar essas mudanças simples e fáceis, você estará ajudando não apenas a sua saúde, mas também a saúde do planeta.

Última atualização em 29 de dezembro de 2022

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Article

Acer lança Swift X com GeForce RTX 3050 Ti e Ryzen 5000

Next Article

Seja o centro das atenções nas redes sociais com o Canva Pro




Related Posts