Pioneirismo e Inovação: Conheça as Soluções que Transformam a Indústria Automotiva a Partir dos Premiados de 2014 do SPE Automotive Innovation Awards

Inovação na Indústria Automotiva: Premiação SPE de 2014

A 44ª edição do Prêmio de Inovação Automotiva da SPE (Society of Plastics Engineers) trouxe várias novidades marcantes, destacando a incessante busca por inovação na indústria automotiva. Com categorias que premiam desde inovações em segurança até avanços ambientais, o evento reconheceu diversas melhorias tecnológicas que prometem moldar o futuro do setor automotivo. A seguir, exploramos os destaques das sete principais categorias premiadas.

Integrando Segurança e Funcionalidade: A Porta do Porta-Luvas com Airbag

Em 2015, o Ford Mustang apresentou uma revolução na segurança automotiva ao integrar o airbag de joelho diretamente à porta do porta-luvas. Essa inovação, um “primeiro” na indústria, conquistou o Grande Prêmio e a categoria de Segurança. Desenvolvida pela Faurecia Interior Systems, a invenção traz uma redução de peso de 65% e economiza 75% do espaço utilizado, em comparação com peças separadas. Esse design integrado não só diminui custos de produção, mas também aprimora a eficiância de espaço dentro do veículo.

Composta de compostos de polipropileno de alto desempenho fornecidos pela Mitsubishi Chemical Performance Polymers, a aplicação substitui o airbag de tecido convencional por uma bexiga especial, soldada a quente no componente. Isso assegura um vedamento hermético testado por hidrostaticidade, garantindo segurança máxima para os passageiros. O uso de polipropileno talcado e elastômetro à base de poliolefinas (TPO) aprimora a resistência do produto, mantendo seu desempenho em diferentes temperaturas.

Reforço em Carbono: Estrutura do Teto Solar do Kia Sorento

O 2015 Kia Sorento, da Hyundai Motor Group, trouxe para a categoria de Exterior de Carrocerias uma inovação impressionante: uma estrutura de teto solar panorâmico em nylon reforçado com fibra de carbono. Fabricada pela Inalfa Roof Systems, essa estrutura é a primeira a utilizar carbono em vez de vidro, reduzindo peso e aumentando a rigidez. O uso de um processo especializado de pelotização de fibras longas maximiza a performance, substituindo 33 partes de aço por apenas quatro de plástico.

O material, um composto de nylon 6 com 20% de fibra de carbono, apresenta propriedades mecânicas superiores, incluindo resistência à tração e à flexão, além de estabilidade dimensional aprimorada. Apesar dos custos mais elevados do carbono, o processo resulta em uma peça 20% mais leve e oferece um custo competitivo em comparação à tecnologia anterior, onde se utilizava um polímero com vidro curto.

Inovação Interna: Encosto de Assento de Segunda Fila em Composto de PP

O Mustang 2015 introduziu o primeiro assento traseiro composto da Ford, marcado pela integração de materiais compostos para atender rigorosos padrões de segurança. Produzido pela Continental Structural Plastics, o encosto é feito a partir de folhas GMT unidirecionais (thermoplastic glass-mat), eliminando a necessidade de reforço em aço. Isso resultou em uma peça mais leve, reduzindo em 6,83 libras o peso por carro.

Ao utilizar um polímero de homopolímero de PP, com 45% de vidro, a construção permite uma instalação mais simples e econômica. A substituição de um design total de cinco partes de aço por uma única peça resulta não apenas em eficiência de peso, mas também reduz os custos gerais de produção.

Flexibilidade e Resistência: Tubo de Refrigeração Coextrudado

A inovação do Renault Twingo 2015 em chassi e hardware trouxe o primeiro tubo de plástico de resfriamento coextrudado com design de foles patenteado. Substituindo tubos de alumínio e mangueiras de borracha, a peça, desenvolvida pela Tristone Flowtech, alcançou uma redução de peso de 60% e maior flexibilidade. A tecnologia emprega nylon 612 modificado e polipropileno funcionalizado, resultando em um produto resistente tanto em ambientes internos quanto externos a altas temperaturas.

O design de foles foi otimizado para melhorar a flexibilidade do sistema sem comprometer a tolerância, oferecendo uma solução robusta para aplicações complexas no sistema de resfriamento. Esse design inovador permite reduzir estresses desnecessários e proporciona uma solução eficiente em termos de performance e custo.

Sustentabilidade em Destaque: Apoio de Braço em Fibra de Celulose

Com uma consagração na categoria Ambiental, o Lincoln MKX 2013 mostrou como a inovação pode ser sustentável, com um apoio de braço composto por polipropileno reforçado com fibra de celulose. Fabricado pela Johnson Controls, o material oferece desempenho semelhante ao polipropileno reforçado com vidro, mas com um impacto ecológico significativamente reduzido.

A utilização de materiais de fonte renovável diminui o peso em 6% e reduz o tempo de ciclo em 10%, ao mesmo tempo que economiza combustível e melhora a segurança para operários. Com perspectivas de aplicação em componentes estruturais internos e externos, a Ford busca expandir o uso dessa tecnologia em toda sua linha de produtos.

Avanços Ópticos: Lente de LED com Colimador Único

O caminhão Ford F-150 2015 inscreveu um novo padrão com a lente de LED injetada em moldes com colimador único, premiada na categoria de Tecnologias de Processos e Montagem. A lente, produzida pela Flex-n-Gate, oferece a metade do peso comparada à sua versão anterior de vidro, sem comprometer a emissão de luz.

A fabricação complexa envolve um processo de injeção multi-shot, utilizando materiais óticos de alta performance da Bayer MaterialScience. Isso permite aos designers de automóveis uma liberdade de design sem precedentes, consolidando a tecnologia modular e transferível como padrão na indústria.

Acabamento Metálico: Painéis com Moldagem em Cor Incorporada

O Ford Mondeo 2015 fez história com a primeira aplicação de cor metálica moldada diretamente em peças de painel, eliminando a necessidade de pintura metálica posterior. Essa inovação proporcionou uma economia direta de custos e impulsionou a qualidade visual do veículo, ganhando o troféu na categoria Materiais. O processo eMold permitiu essa conquista, aquecendo e resfriando rapidamente os moldes para evitar linhas de solda em áreas cruciais.

Com moldagem por controle térmico sofisticado, a técnica desenvolvida pela Key Plastics LLC juntamente com a Samsung Chemical North America, facilita um brilho sutil e marante, assegurando resistência a UV e riscos. Este marco ilustra o potencial inexplorado do eMold, prometendo novas oportunidades em um mercado sempre em busca de inovação.


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Última atualização em 20 de fevereiro de 2025

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