ABS: um terpolímero formado por três monômeros, acrilonitrila, butadieno e estireno. Acrilonitrila e estireno fornecem resistência química, butadieno adiciona resistência ao impacto e torna o plástico adequado para móveis, gabinetes de computador, etc.
Acrílico: Um material termoplástico duro baseado em ácido acrílico ou um derivado de ácido acrílico. Mais conhecido como substituto do vidro, normalmente sob os nomes comerciais Perspex, Lucite e Plexiglas.
Aminoplásticos: Plásticos produzidos a partir de compostos à base de amoníaco, nomeadamente ureia formaldeído e melamina formaldeído.
Baquelite: Na verdade, um nome comercial, mas frequentemente usado como um nome genérico para o fenol formaldeído (fenólico).
Celofane: nome comercial da Du Pont para filmes feitos de polpa de madeira regenerada (celulose).
Celulose: A matéria fibrosa em todas as células vegetais, com uma estrutura molecular de cadeia longa. As fontes mais comuns usadas para fazer plásticos são fibras de algodão e polpa de madeira
Acetato de Celulose: Um termoplástico resistente feito de celulose na forma de resíduo de algodão, tratado com ácido acético e anidrido acético. Usado para muitas molduras domésticas, como armações de óculos, cabos de escova de dentes e como película aderente para embalagens.
Butirato de acetato de celulose: termoplástico à base de celulose tratado com ácido acético e ácido butírico. Transparente, opaco ou colorido, com excelentes qualidades de moldagem, utilizado onde se requer maior resistência à umidade e estabilidade dimensional em relação ao acetato de celulose.
Copolímero: plástico obtido pela polimerização de dois monômeros, por exemplo, estireno e acrilonitrila.
Elastômero: Um plástico sintético com as propriedades flexíveis da borracha.
Epóxi: Uma resina termoendurecível muito forte usada como revestimento ou reforço para fazer molduras ou laminados.
Éster: Composto produzido pela reação entre um ácido e um álcool.
GRP : Poliéster reforçado com fibra de vidro, ou seja, resina de poliéster reforçada com fibras de vidro, o que torna a resina, que não tem resistência própria, um material muito resistente. Amplamente utilizado para construir barcos, móveis e carros.
LATERAIS: Poliestireno de alto impacto
LLDPE : Polietileno Linear de Baixa Densidade, um novo tipo de polietileno de baixa densidade.
Melalmine: Melamina formaldeído, um termofixo produzido pela reação (triaminetriazina) com formaldeído. Um plástico duro e brilhante geralmente reforçado com um enchimento de polpa de madeira.
Monômero: composto simples de baixo peso molecular. A polimerização liga os monômeros para formar polímeros de alto peso molecular.
Nylon: não um material, mas um grupo de materiais muito fortes e flexíveis chamados poliamidas. Termoplástico e geralmente encontrado como fibras ou sólido usado, como engrenagens, dobradiças e, mais recentemente, como joias tingidas.
Fenólico: versão abreviada de fenol – formaldeído. O fenólico geralmente é reforçado com uma carga, mas o fenólico fundido não tem carga e pode ser translúcido. Pode ser facilmente colorido e é usado como decoração para joias, armários de rádio e todos os tipos de ornamentos.
Policarbonato: Um material termoplástico muito forte geralmente usado como substituto do vidro, por exemplo: quiosques de telefone antivandalismo, telas à prova de balas, mamadeiras e itens de piquenique.
Poliésteres: Compostos de ésteres complexos que são termoendurecíveis e podem ser curados à temperatura ambiente, por ex. Extensão GP.
Polímero: Outra palavra para um material plástico: aquele que foi feito de cadeias de moléculas de um ou mais monômeros. Polímeros (plásticos) são substâncias orgânicas, compostas de centenas ou milhares de moléculas ligadas entre si em um padrão de cadeia repetitiva (também conhecidas como macromoléculas).
Polimerização: O processo químico de ligação de monômeros para formar novos compostos chamados polímeros. Por exemplo, o etileno é polimerizado em polietileno (polietileno para abreviar).
Polipropileno: Um termoplástico polimerizado a partir do propeno, muito semelhante ao polietileno em estrutura molecular, porém mais duro, mais forte e menos flexível.
Poliestireno: Um termoplástico branco-água quebradiço polimerizado a partir de estireno – (feniletileno). A fragilidade é superada adicionando um pouco de butadieno, o que resulta em poliestireno endurecido também conhecido como poliestireno de alto impacto (HIPS), um copolímero de butadieno e estireno. O poliestireno expandido é a espuma branca rígida usada para embalagens.
Última atualização em 21 de fevereiro de 2023