Os 7 principais benefícios da reciclagem

Os 7 principais benefícios da reciclagem

Reciclagem é um processo – uma série de atividades, se preferir, que inclui: a coleta e separação de resíduos, o processamento desses materiais em novos produtos e a compra e uso desses novos produtos pelos consumidores.

A reciclagem é mais otimizada e eficiente se colocarmos em prática os três Rs da gestão de resíduos: reduzir, reutilizar, reciclar.

A redução dos resíduos que são encaminhados para ecopontos ou aterros sanitários é conseguida através da diminuição intencional das nossas compras e consumo, compostagem de resíduos orgânicos e recusa categórica da utilização de artigos descartáveis ​​como poliestireno e sacos de plástico. O reaproveitamento de materiais serve para prolongar o tempo de uso de determinado objeto. Exemplos disso são: reaproveitar garrafas de vidro em abajures artísticos, dar seus celulares antigos para familiares ou amigos para reutilização e transformar lixeiras de rua em banheiras comunitárias.

Mas por que reciclar? Por que passar por todo o aborrecimento de reciclar seu lixo? Como a reciclagem beneficia a nós e ao meio ambiente?

Vamos rever os benefícios da reciclagem:

A reciclagem ajuda a proteger o meio ambiente

A reciclagem reduz drasticamente a quantidade de resíduos que são depositados em nossos aterros ou queimados em instalações de incineração. Aterros sanitários projetados na maioria das cidades são projetados para conter produtos químicos tóxicos que são lixiviados de resíduos sólidos em decomposição que atingem nossos sistemas de água. Mas, por quanto tempo? Já estamos recebendo relatórios de produtos químicos perigosos contaminando o abastecimento de água em algumas cidades. A queima de resíduos sólidos para produzir eletricidade pode ser eficiente, mas pagamos o preço em termos de aumento das emissões de dióxido de carbono e outros gases de efeito estufa.

A reciclagem ajuda a conservar recursos limitados

Para colocar esse benefício em perspectiva, considere esta declaração do Departamento de Proteção Ambiental da Pensilvânia: “Ao reciclar mais de 1 milhão de toneladas de aço em 2004, os habitantes da Pensilvânia economizaram 1,3 milhão de toneladas de minério de ferro, 718.000 toneladas de carvão e 62.000 toneladas de calcário. Ao reciclar papel de jornal, papel de escritório e papel misto, economizamos quase mais de 8,2 milhões de árvores.”

Recursos como petróleo e metais preciosos (ouro, prata, bauxita, cobre, etc.) são todos recursos finitos que acabarão mais cedo ou mais tarde. Fabricantes de celulares e computadores, como Dell e Apple, reconhecem a necessidade de um fornecimento constante de matéria-prima: a maioria atua em programas de recompra para reciclar materiais de produtos usados.

A reciclagem promove a eficiência energética

Reciclar é muito mais eficiente energeticamente do que fazer algo com matérias-primas frescas. Feito em escala nacional, isso pode levar a uma redução significativa em nossos custos de energia. A energia necessária para extrair, processar e transportar o metal de uma mina para uma refinaria é obviamente muito maior do que a necessária para reciclar o metal de produtos usados: custa mais energia produzir uma nova lata de alumínio a partir de material fresco do que produzir 20 latas de materiais reciclados!

A reciclagem ajuda a construir uma economia forte

Todos os benefícios da reciclagem em termos de redução de custos, eficiência energética, conservação de materiais e geração de empregos contribuem para a construção de uma economia forte para o nosso país. A reciclagem, feita em escala nacional, tem um enorme impacto positivo na economia. Houve uma queda no preço dos recicláveis ​​no ano passado, quando a crise financeira se instalou, mas é prova da resiliência desse setor que os preços voltaram aos níveis pré-crise, uma recuperação que está muito à frente em comparação com a maioria das outras indústrias . Empregos estão sendo gerados e os governos municipais estão obtendo grandes economias em eletricidade, coleta de lixo e custos de aterros sanitários.

A reciclagem gera empregos

A reciclagem gera mais empregos do que o aterro ou a incineração de resíduos. Uma vantagem que não podemos perder de vista neste período de recessão e desemprego elevado. Vamos considerar o descarte de 10.000 toneladas de resíduos sólidos: queimá-los para produzir eletricidade criará 1 emprego; pegá-lo e jogá-lo em um aterro sanitário criará 6 empregos; tratamento de resíduos para reciclagem vai gerar 36 empregos!

Reciclagem constrói comunidade

As pessoas se reúnem e constroem comunidades em torno de causas, problemas e defesa em comum. A reciclagem não é diferente. Em muitos bairros e cidades em todo o país, vemos cidadãos preocupados trabalhando juntos em iniciativas de reciclagem, grupos de pressão ambiental e grupos de reciclagem gratuita. Se você é novo em reciclagem ou defesa, encontre um grupo local para trabalhar. Manter o curso é mais divertido e recompensador quando você tem outros entusiastas para torcer por você.

Reciclar pode ser financeiramente compensador

Se você quer apenas ganhar dinheiro para sobreviver nesses tempos difíceis ou iniciar um negócio em casa, a reciclagem é uma opção lucrativa. É relativamente fácil e barato iniciar um negócio de reciclagem doméstica. Você apenas planeja o material (móvel, papel ou metais, etc.) que planeja coletar, planejar o armazenamento, entrar em contato com a instalação de reciclagem para obter preços e está pronto para começar a coletar seus materiais recicláveis ​​e revendê-los em sua instalação de reciclagem em um lucro decente. . Os grandes gigantes da reciclagem nos EUA começaram como negócios domésticos anos atrás – você também pode – esses caras reconheceram o enorme potencial desse negócio bem antes da multidão.

Os benefícios da reciclagem para cada um de nós, para a sociedade e para o meio ambiente são nossas razões válidas para a reciclagem. Para muitos de nós, a reciclagem tornou-se uma segunda natureza, um modo de vida. É um componente pequeno, mas extremamente vital da proteção ambiental: sem a reciclagem, todos os nossos esforços para proteger o planeta serão menos eficazes, se não em vão. Todos nós continuamos a reciclar.

Última atualização em 23 de dezembro de 2022

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Article

Galaxy S21 Ultra tem bug que pode esgotar bateria sem usar o celular

Next Article

Realme GT 5G e novos smartwatches ganham versões globais




Related Posts