O guia essencial para pisos de madeira

O guia essencial para pisos de madeira

Pisos de madeira podem atingir a nota certa em qualquer estilo de casa – eles parecem naturais, aconchegantes e rústicos em uma casa de campo e, em um ambiente contemporâneo, podem adicionar textura e criar uma sensação orgânica. Além disso, em casas modernas e antigas, as várias versões de vinil e laminado podem ser uma ótima e prática escolha.

Os pisos de madeira estão em constante desenvolvimento técnico; as gamas mais recentes têm acabamentos duráveis ​​e duradouros e são simples de instalar. Não há necessidade de se preocupar com espaços entre as guias; os sistemas click-and-lock significam que a tarefa pode ser realizada por um experiente faça-você-mesmo, embora a maioria dos fornecedores também ofereça um serviço de instalação.

Todos os tipos de pisos de madeira podem ser colocados sobre praticamente qualquer contrapiso, incluindo tábuas, concreto, ladrilhos antigos ou uma superfície de tábuas, desde que a superfície seja sólida, seca e nivelada. O piso de madeira recuperada, no entanto, é uma proposta ligeiramente diferente, pois não será cortado no tamanho exato e também é difícil julgar como ficará quando terminar. Obtenha conselhos do fornecedor sobre quanto comprar e qual acabamento escolher e sempre certifique-se de ter comprado o suficiente – será chato rastrear placas semelhantes em outro lugar. Também vale a pena experimentar a limpeza e/ou acabamentos em uma placa sobressalente antes de instalar.

Por ser parte integrante da sala e do esquema de cores, você deve escolher o piso de madeira no início do projeto de reforma ou reforma. Dependendo de quão claro ou escuro é o piso, isso pode afetar a aparência da tinta e das cores do papel. Embora alguns pisos de madeira, como madeira de lei, madeira de lei e tábuas recuperadas, possam ser escurecidos ou clareados ao lixar e repintar, não é um trabalho que você provavelmente queira fazer com muita frequência.

Tipos de pisos de madeira

Madeira sólida

Criados a partir das madeiras nomeadas, são sólidos por completo. Alguns tipos são adequados para instalação como piso estrutural sem a necessidade de um contrapiso subjacente.

madeira recuperada

Isso pode ser adquirido como pacotes de pranchas, pranchas ou tábuas de áreas de recuperação e salvamento, ou como pisos inteiros de especialistas em pisos de madeira. Antes da instalação, os pisos de madeira recuperada podem parecer muito pouco inspiradores. Uma vez colocado, no entanto, pode parecer incrível.

Multi-camadas ou engenharia

Uma base de madeira compensada ou folheada, construída com várias camadas de tábuas entrecruzadas de madeira dura ou macia e coberta com uma camada da madeira especificada. A construção deste pavimento confere-lhe resistência e estabilidade, tornando-se numa boa alternativa aos pavimentos em madeira maciça.

Laminado

Feito através da produção de uma imagem de madeira sobre uma camada de plástico, que é laminada em um suporte de papelão. As versões de alta qualidade têm acabamentos texturizados convincentes e são duráveis ​​e robustas. As versões baratas da loja DIY podem parecer planas e sem vida, e o acabamento de “madeira” pode lascar ou lascar nas bordas das placas.

Vinil

Pisos de vinil estão amplamente disponíveis em designs de madeira. O vinil laminado de luxo pode ser uma boa escolha em uma cozinha ou banheiro e é significativamente mais barato do que a madeira maciça. Piso de prancha de vinil ou bloco parece mais duro sob os pés, mas, como cada piso é projetado individualmente, deve sempre ser colocado profissionalmente.

adequação

o Pisos de madeira podem ser barulhentos, especialmente nos quartos do andar superior; use tapetes para abafar o som de passos em áreas movimentadas e use sempre o isolamento sugerido pelos instaladores.

o Pisos de madeira recuperada geralmente são usados ​​e são duráveis ​​o suficiente para a maioria das áreas de estar, embora você deva evitar banheiros e cozinhas.

o Pisos de madeira maciça ou de madeira projetada são adequados para salas de estar, salas de jantar, corredores e quartos.

o Os laminados são adequados para salas de estar e quartos, mas evite divisões com água, pois a infiltração entre as juntas pode fazer com que as réguas inchem ou descoloram.

o Os vinis semelhantes são uma boa escolha para casas de banho e cozinhas, conservatórios e despensas, bem como para as principais áreas de estar.

Estilos e classes

Pisos de madeira vêm na forma de pranchas (também conhecidas como pranchas), cada uma das quais pode ser composta por várias tiras. Uma placa com um design de três listras tem três faixas estreitas ao longo do comprimento da placa. O piso terá um padrão de listras aleatório quando colocado. As pranchas podem variar em espessura, cada profundidade é mais adequada para determinadas fundações. Por exemplo, tábuas mais grossas, com cerca de 22 mm de espessura, podem ser colocadas sobre vigas como tábuas estruturais, enquanto tábuas mais finas, com cerca de 7-15 mm de espessura, são colocadas como piso empilhado em um contrapiso liso e seco.

O acabamento superficial dos pisos de madeira também recebe uma classificação. Graus premium ou selecionados são lisos, uniformes e sem nós. Descendo na escala, as qualidades rotuladas como “naturais” ou “rústicas” são menos uniformes e, em muitos casos, mais realistas e atraentes. Encomende o seu pavimento apenas depois de ver uma amostra da prancha exacta: ripas, cor, qualidade e acabamento.

Pisos de madeira e ambiente

Pisos de madeira são geralmente reconhecidos como ecologicamente corretos, desde que sejam produzidos com madeira de florestas sustentáveis. Lojas conceituadas só lidarão com fabricantes que usam madeira de fontes certificadas. No Reino Unido, o esquema do Forest Stewardship Council (FSC) é amplamente reconhecido e inclui uma cadeia certificada que rastreia a madeira em todos os estágios, da floresta ao varejista. Para mais detalhes, visite fsc-uk.info ou ligue para (01686) 413916.

Tendências

Atualmente, há um afastamento das madeiras claras e estreitas, em direção a madeiras mais escuras e pisos recuperados. O carvalho é um favorito de longa data, provavelmente devido às suas opções de cores intermediárias e ao fato de combinar praticamente com qualquer esquema de cores ou estilo.

Tábuas extra largas e tábuas (até 30 polegadas de largura em alguns casos) também estão se tornando as favoritas, muitas com acabamentos envelhecidos, como efeitos ‘fumados’. Para pisos laminados, escolha designs com ranhuras em V ao longo das bordas longas e curtas das tábuas e com superfícies texturizadas, que parecem muito mais realistas do que superfícies completamente lisas.

Longevidade e manutenção

Pisos de madeira são incrivelmente duráveis ​​e duram muitos anos. Pode ser lixado e recoberto a cada cinco a sete anos. Pisos projetados normalmente aguentam um lixamento ou dois, mas não mais. Pisos de madeira real envelhecem graciosamente e sinais de desgaste são uma característica aceitável – à medida que os móveis de madeira envelhecem e adquirem amassados ​​ou marcas ocasionais, o mesmo ocorre com os pisos de madeira. Pisos laminados não podem ser lixados se estiverem lascados, danificados ou riscados, embora os de melhor qualidade sejam muito duráveis ​​e resistentes a arranhões.

Evite que os pisos de madeira sejam riscados por areia, poeira e sujeira, varrendo-os regularmente com uma escova macia ou aspirando-os. Também limpe o chão uma vez por semana com um pano bem torcido. Pode-se adicionar um produto de limpeza à água, consoante o pavimento tenha um acabamento duro (envernizado ou envernizado) ou macio (encerado ou oleado). Acabamentos duros fornecem uma barreira protetora para a madeira e oferecem um alto nível de proteção, mas são mais difíceis de reparar se danificados.

Um arranhão ou amassado sério em um acabamento de laca geralmente significa que todo o piso precisa ser lixado e depois envernizado ou pintado novamente. Acabamentos encerados ou oleados são mais macios e protegem a superfície afundando na própria madeira. Eles são mais bem-sucedidos se você deseja cultivar uma aparência envelhecida e desgastada em seu piso de madeira. Se as madeiras enceradas ou oleadas forem danificadas, você não precisará refazer todo o piso, pois pode lixar e encerar novamente ou lubrificar novamente uma área isolada.

O piso vinílico com efeito de madeira é fácil de limpar; Basta varrer e limpar regularmente e as marcas de arranhões podem ser removidas aplicando um pouco de aguarrás com um pano macio.

Última atualização em 27 de dezembro de 2022

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Article

Motorola pode reviver a linha de celulares Defy em 2021

Next Article
Caixas de gelo de plástico versus fibra de vidro

Caixas de gelo de plástico versus fibra de vidro




Related Posts