Um cabo consiste em dois ou mais fios correndo um ao lado do outro amarrados, torcidos ou trançados juntos para formar um único todo. Na mecânica, os cabos são usados para levantar, transportar e puxar ou transmitir força por meio de tensão. Na engenharia elétrica, os fios são usados para transmitir corrente elétrica. Um cabo óptico contém uma ou mais fibras ópticas em uma bainha protetora que suporta as fibras. Uma fibra óptica é uma fibra flexível e transparente feita de vidro ou plástico que atua como um guia de onda ou tubo de luz para transmitir luz entre as extremidades de duas fibras. Os cabos elétricos de que falamos destinam-se principalmente a instalações em edifícios e locais industriais.
O cabeamento de dados permitiu que as empresas acompanhassem as necessidades de TI e rede em constante mudança. Ele equipou seus clientes com soluções que vão desde o fornecimento de pontos de rede únicos até o cabeamento de novos edifícios. Com o tempo, os requisitos de cabeamento de voz e dados se fundiram. Hoje, as infraestruturas de cabeamento são configuradas para oferecer suporte a voz, dados, vídeo e até mesmo outros serviços de comunicação predial que integram videoconferência, televisão a cabo e aplicativos de segurança, como circuito fechado de televisão.
Introduzido no mercado de telecomunicações, seis anos após o Cat 6, o cabo Cat 6 é o tipo mais recente e atualizado de cabeamento Ethernet que você pode instalar com eficiência em sua rede. Os cabos Cat 6 foram habilmente projetados especificamente para aplicações de 10 Gigabit Ethernet sobre cobre. Executando altas taxas de dados e operando a uma frequência mínima de 500 MHz, esses cabos oferecem melhor desempenho do que os cabos Cat 6 padrão. É uma versão aprimorada do cabeamento Cat 6, oferecendo desempenho muito melhor e melhor. O cabo Ethernet de 10 Gbps aplica a tecnologia padrão Cat 6 de par trançado de cobre e é adequado para várias soluções de rede de alto desempenho, incluindo o uso em data centers.
Aqui está uma lista de coisas que mostram a eficiência do cabo Cat 6.
– Eles operam a 500MHz, que é o dobro do cabo Cat 6 a 250MHz.
– Cat 6 um cabo pode funcionar bem em 10Gb até 100m.
– Oferece melhor defesa e blindagem contra diafonia externa. Crosstalk ocorre quando o sinal de um cabo é passado para outro.
– É mais grosso que o cabo Cat 6.
Um dos motivos mais proibitivos na implementação de um sistema que usa todos os cabos Cat 6 é o custo. Eles são extremamente caros. Sozinhos custam mais que o dobro do cabo Cat 6. Cabos Cat 6, Cat 5 ou mesmo Cat 5 e nesse aspecto são muito mais práticos para redes básicas do dia a dia. Atualmente, o cabo Cat 6 é, até certo ponto, Cat 5 e é bastante competente para lidar com os requisitos de dados típicos.
Quando você olha para as informações e tecnologias cada vez melhores na indústria de telecomunicações, o maior benefício para Cabo de categoria 6 é que não terá sucesso no futuro previsível. Junto com isso, também economizará custos futuros de trabalhos, como instalar os cabos atuais e instalar os novos. Como se espera que as conexões de 10 Gbps se tornem comuns e acessíveis em cerca de cinco a dez anos, pode valer a pena investir em cabeamento Cat 6 ao conectar uma casa ou qualquer estrutura em construção.
Última atualização em 30 de dezembro de 2022