Novas Classes de Polipropileno de Alto Desempenho: Explorando Aplicações ‘Engenharia’ & Sustentabilidade


Aqui você encontrará um conteúdo do tipo novíssimo, acompanhado das últimas novidades do mercado. Estamos sempre atentos para trazer a você leitor as tendências em resinas de polipropileno e compostos de alto desempenho. Esses acabaram de entrar no mercado e já estão chamando a atenção por suas propriedades de alto desempenho e sustentabilidade.

Desempenho do PP para Automotivo e Mais

O desenvolvimento avançado de materiais de PP para automóveis parece dominar as mais recentes inovações. “À medida que os fabricantes de resinas continuam a melhorar as propriedades dos PPs, os fabricantes de compostos podem utilizar essas novas resinas aprimoradas para aumentar as propriedades de compostos à base de PP, como os TPOs. Por exemplo, os novos copolímeros de PP de alto fluxo estão alcançando uma resistência ao impacto e equilíbrio de módulo de flexão melhores, o que pode ser ainda mais aprimorado por meio de modificadores ou cargas minerais”, diz uma fonte da RTP.

Dois novos graus de desempenho lançados pela ExxonMobil visam à redução contínua do peso dos veículos, ao permitirem partes mais finas e mais leves, mantendo a eficiência de impacto e rigidez, diz Olivier Lorge, gerente de mercado global de PP, Vistamaxx e Adesivos. O novo Achieve Advanced PP7925E1 para a América do Norte e ExxonMobil PP7495E1 para a região Ásia-Pacífico foram desenvolvidos para atender às preferências de especificações de clientes nas respectivas regiões. Ambos os graus oferecem um índice de fluidez de 100 ou superior, permitindo a moldagem eficiente de peças mais finas. Mais inovações nesta área são esperadas à medida que o aumento da eficiência na redução de peso continua a ser uma meta para veículos de combustão interna e elétricos.

Outro destaque é o lançamento de novos compostos de PP com retardantes de chamas sem halogênio da SABIC, com reforço de vidro curto e longo, que proporcionam soluções de baixa densidade em aplicações exigentes. Com boa resistência à temperatura e propriedades elétricas e mecânicas, os compostos são adequados para componentes automotivos, bem como para construção elétrica, eletrônica (E&E), construção civil e eletrodomésticos. Esses materiais apresentam uma combinação notável de processabilidade e propriedades mecânicas e elétricas, além de classificação de baixa inflamabilidade.

De olho no futuro, a SABIC lançou os compostos de PP Hapsoft S3615, S3620 e S3625, que proporcionam haptics de toque suave com excelente resistência a arranhões para aplicações sem pintura, de baixo brilho. Estes graus de moldagem por injeção possuem haptics e acabamentos luxuosos e podem ajudar os fabricantes a reduzir os custos em até 50% ao evitar operações secundárias. As aplicações incluem interiores automotivos, eletrodomésticos pequenos e eletrônicos de consumo.

Além disso, através de uma recente colaboração com a Solaris-Protevs em Portugal, a SABIC forneceu um composto de PP especial para os flutuadores moldados por injeção no sistema de painéis solares flutuantes Solaris-Protevs. Estes painéis solares leves e de alta rigidez podem ser colocados em superfícies de água no interior, como lagos, e podem ser conectados à rede elétrica, disponibilizando uma fonte de energia renovável para cidades.

Paralelamente, a Albis Plastics está trabalhando sob a nova marca Mocom, após a separação do grupo Otto Krahn, que reteve as marcas Albis, e divide seu negócio de compostagem e suas atividades de distribuição de resinas em duas empresas separadas. De acordo com as informações de Bernd Sparenberg, vice-presidente de vendas e desenvolvimento de mercado global, os novos compostos de PP de alto desempenho incluem o fechamento da lacuna entre PP padrão e nylon 6. Entre eles, estão os compostos de curto vidro da Altech NXT PP, com alta rigidez, baixa densidade, grande resistência química, baixa absorção de umidade e envelhecimento térmico de 2000 horas em 150°C. Uma aplicação recente para um NXT PP estabilizado contra UV é o abridor de porta-malas de um novo SUV da VW.

Outra família altamente desenvolvida da Mocom são os compostos de PP Alcom LB, destinados a substituir PC em refletor e alojamentos de LED, como no caso dos painéis de instrumentos automotivos. O Alcom LB PP é dito possibilitar a separação de diferentes fontes de luz em um espaço confinado. O material apresenta valores de transmissão de luz de <0,2% a 0,5 mm, nível de reflexão de até 97%, excelente fluidez, alta estabilidade térmica, equilíbrio de resistência e rigidez agradáveis, alta estabilidade dimensional e baixa deformação. Uma aplicação automotiva atual é um refletor da Honda, que oferece elevada opacidade na espessura de parede fina, elevado nível de reflexão e saída de luz aumentada. Os novos compostos de PP também são destinados a aplicações em aparelhos elétricos / eletrônicos, eletrodomésticos, produtos para consumo, saúde e jardinagem.

Em cooperação com a empresa irmã Wipag (um reciclador alemão de plásticos), a Mocom também oferece compostos com conteúdo reciclado, incluindo os compostos de PP Altech Eco Near-to-Prime, as classes de qualidade industrial Altech IQ, Wipelast PP/EPDM e Wipaflex PP/PE/EPDM, principalmente para o setor automotivo.

Fonte: https://www.ptonline.com/articles/performance-polypropylene-new-grades-tackle-engineering-applications-sustainability

Última atualização em 17 de fevereiro de 2024

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Article

Atualização da linha Galaxy S24 corrigirá problema de 'cores opacas' na tela

Next Article

Samsung: Galaxy AI introduces real-time translator to headphones




Related Posts

JBS Anuncia Criação de 7 Mil Novos Empregos no Brasil em 2023 – Oportunidades Imperdíveis!