Nova Película de Colagem PE Substitui Papelão em Embalagens de Cerveja Artesanal – Sustentabilidade e Inovação!






Uma Revolução na Embalagem de Cerveja Artesanal: A Parceria entre Berry Global e Dow Packaging

Uma Revolução na Embalagem de Cerveja Artesanal: A Parceria entre Berry Global e Dow Packaging

A Inovação na Embalagem da Cerveja Artesanal

Recentemente, a Berry Global, em colaboração com a Dow Packaging e Specialty Plastics, deu início a uma verdadeira revolução na embalagem de cerveja artesanal. Eles lançaram o primeiro filme de encolhimento de colação impresso totalmente em polietileno (PE) para uma cervejaria artesanal nos EUA. Quem se beneficiou dessa inovação foi a Oskar Blues, que decidiu substituir o uso de papelão ondulado por esta nova embalagem em seus packs de 24 latas. O resultado? Um impressionante aumento de 300% nos negócios, redução de custos e melhorias na sustentabilidade, branding e apelo nas prateleiras.

Essa mudança não é apenas uma tendência. Ed McDonough, líder técnico do projeto para a Berry Global, destacou que o mercado de cerveja artesanal está caminhando de garrafas de vidro para latas para reduzir custos de transporte e fabricação. Além disso, o pacote todo em PE é totalmente reciclável e reutilizável, possuindo uma pegada de carbono menor do que o papelão ondulado impresso. Como Ed mencionou, “Acreditamos que a economia vantajosa está diretamente ligada à sustentabilidade, e esse mercado — dominado por millennials — está muito interessado nisso.”

Os Benefícios da Nova Embalagem para a Oskar Blues

A Oskar Blues, localizada em Longmont, Colorado, e parte da CANarchy Craft Brewery Collective, a nona maior cervejaria artesanal dos EUA, começou a utilizar a nova embalagem em 2017. Jeremy Rudolf, gerente de operações da CANarchy, afirmou: “Mudar para a embalagem encolhida em colação para nossos packs de 24 latas resultou em crescimento nos negócios, benefícios sustentáveis e forte apelo nas prateleiras. Nosso foco principal é a qualidade da cerveja que fabricamos, mas também avaliamos continuamente opções para evoluir em outras áreas e melhorar nossos perfis de sustentabilidade com inovações como esta nova solução de embalagem.”

O filme de três camadas fornecido pela Berry atua como embalagem secundária para a cervejaria artesanal. Ele envolve bandejas de papelão, substituindo o encolhimento anterior que mantinha dois packs de 12 latas juntos. Assim como o pacote de papelão ondulado anterior, o filme apresenta a marca e o design da Oskar Blues, mantendo o apelo nas prateleiras.

Economia de Custos e Sustentabilidade

A mudança para a embalagem em PE resultou em economias substanciais para a Oskar Blues. A cervejaria viu uma redução de 40% nos custos, diminuição de 64% no uso de embalagens secundárias e 73% menos caminhões entregando materiais de embalagem. Além disso, a empresa espera ver economias de 46% em energia e uma redução de 51% nas emissões de gases de efeito estufa, com base em uma avaliação de impacto ambiental realizada pela consultoria de embalagens Allied Development Corp.

Enquanto certos filmes de colação estão migrando para cinco camadas, McDonough ressalta que a estrutura de três camadas é suficiente, já que a aplicação não exige camadas de barreira ou de ligação. Ritika Kalia, gerente de marketing de uso final na Dow Packaging & Specialty Plastics, observa que “o filme de três camadas ainda é a tecnologia predominante; no entanto, estamos vendo alguns conversores de filme começando a explorar estruturas de cinco camadas, especialmente em outras geografias, como a Europa.”

Detalhes Técnicos do Filme de Encolhimento de PE

Embora McDonough não revele os graus exatos de PE usados para esta aplicação, ele menciona que o filme de encolhimento impresso exige baixa névoa, capacidade de corte, encolhimento e selabilidade. Como resultado, as camadas são todas compostas por várias misturas de PE, incluindo HDPE, LDPE, L/LLDPE e mLDPE, o que é padrão na indústria para filmes de encolhimento impresso usados na embalagem de garrafas de água.

A Berry utiliza um filme de colação coextrudado de três camadas feito de várias misturas de PE para alcançar baixa névoa, capacidade de corte, encolhimento e selabilidade. A impressão reversa na embalagem de filme multicamadas é realizada com uma impressora flexográfica de 10 estações de última geração com tecnologia ECG (Extended Color Gamut), que permite múltiplas cores a partir de apenas três cores base, criando obras de arte sofisticadas que correspondem à qualidade de uma fotografia. “A habilidade de imprimir em filme de colação é essencial para aplicações onde o branding é tão importante. Mais e mais empresas veem seu potencial, dada a oportunidade de alcançar metas de custo e sustentabilidade enquanto ainda capturam a atenção dos consumidores com um branding e apelo nas prateleiras fortes,” explica Markay Doane, diretor da linha de produtos da Berry Global.

Implicações para o Futuro da Indústria

Segundo Kalia, da Dow, o pacote misto encolhido e impresso da Oskar Blues é de fato uma novidade para a indústria de cerveja artesanal dos EUA. “Outros arranjos, incluindo packs de quatro latas em embalagens semelhantes, estão se tornando comuns na América do Norte, e os cases encolhidos e impressos já são comuns em outras regiões, incluindo Europa e América Latina.” Kalia observa que agora que a embalagem encolhida e impressa é possível, a equipe da Dow acredita que mais proprietários de marcas moverão seus produtos para esse tipo de embalagem para aproveitar os benefícios de custo, manufatura e sustentabilidade.

Essa mudança na indústria de cerveja artesanal poderia ser comparada a um grande jogo de xadrez, onde cada movimento inteligente pode resultar em uma vantagem competitiva. Assim como no xadrez, onde a estratégia é tudo, a adoção de embalagens inovadoras pode ser o xeque-mate para algumas cervejarias, dando-lhes a liderança no mercado com uma combinação imbatível de custo, sustentabilidade e apelo ao consumidor.

Conclusão

Ao final, a parceria entre Berry Global e Dow Packaging traz uma solução de embalagem revolucionária que beneficia tanto os negócios quanto o meio ambiente. Para a Oskar Blues, essa mudança não só impulsionou os lucros, mas também abriu as portas para um futuro mais sustentável e tecnologicamente avançado. A tendência crescente de substituir garrafas de vidro por latas, juntamente com a adoção de filmes de encolhimento impressos, prova que a inovação e a sustentabilidade podem andar de mãos dadas.

Em um mercado cada vez mais consciente e exigente como o da cerveja artesanal, a inovação nas embalagens pode ser o diferencial que torna uma marca não apenas bem-sucedida, mas também memorável. E quem sabe, daqui a alguns anos, olharemos para trás e veremos esse momento como o ponto de virada, onde a embalagem passou a ser tão importante quanto o próprio produto.





#AllPE #Printed #Collation #Film #Replaces #Cardboard #Craft #Beer #Packs

Última atualização em 23 de agosto de 2024

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Article

Redução de Impostos para a Ovinocultura em SC

Next Article
Exportações de sêmen bovino disparam 19% no Brasil e impulsionam o setor pecuário

O Crescimento Explosivo das Exportações de Sêmen Bovino no Brasil




Related Posts