Você saberá bem o que é estampagem. A moldagem pode ser definida com precisão como dando uma forma particular a algo em um estado fundido ou plástico. Os plásticos são amplamente utilizados hoje em dia em vez dos tradicionais vidro, madeira e outros materiais devido à sua alta durabilidade. Esses plásticos são moldados em formas desejadas usando várias técnicas. A moldagem por injeção de plástico é uma das técnicas de moldagem econômicas disponíveis atualmente.
Uma pequena história sobre moldagem por injeção de plástico
O processo de moldagem por injeção não é um conceito novo. Originou-se em 1872. Com a introdução da moldagem por injeção de plástico, a indústria de plásticos registrou ganhos multibilionários, com 32% de todo o plástico, por peso, processado por moldagem por injeção. Isso tornou a moldagem por injeção de plástico o melhor método de moldagem já disponível.
O princípio da moldagem por injeção de plástico
Termoplástico e plástico termoendurecível são os dois materiais envolvidos no processo de moldagem por injeção de plástico. Alguns dos polímeros usados na moldagem por injeção são epóxis e fenólicos que estão sob os plásticos termoendurecíveis, enquanto o nylon e o polietileno estão sob os termoplásticos. Neste processo, o plástico liquefeito é alimentado em um cilindro aquecido onde os grânulos de plástico são misturados e forçados a entrar em uma cavidade do molde. Feito isso, a cavidade moldada é resfriada e depois endurecida. A máquina de moldagem de plástico consiste em parafusos alternativos para misturar os grânulos de plástico enquanto o modelo móvel molda o plástico na forma desejada que ocorre na parte de fixação da máquina. O engenheiro projeta o molde e, em seguida, um molde é fabricado pelo fabricante de moldes de alumínio ou ferro para fazer a peça desejada em uma máquina de precisão. A moldagem por injeção é amplamente utilizada para produzir uma variedade de componentes, desde peças pequenas até componentes inteiros de veículos.
Inscrição
A moldagem por injeção de plástico é usada para produzir muitas peças, como tampas de garrafa, recipientes, pentes de plástico, eletrodomésticos e a maioria dos outros produtos de plástico que usamos hoje. A moldagem por injeção é a única técnica para produzir muitos produtos inativos em grandes volumes e o método mais comum na fabricação de peças. Baixos custos de mão-de-obra, materiais que podem ser usados em uma ampla gama, perdas de refugo são mínimas e altas tolerâncias repetíveis são algumas das vantagens das técnicas de moldagem por injeção.
Uso de polímeros
Segundo a BBC, cerca de 18.000 materiais diferentes foram usados nesse processo em 1995, e o número vem aumentando a uma taxa média de 750 por ano. Os materiais são escolhidos por designers de produtos, ligas ou materiais de mistura previamente desenvolvidos que possuem exatamente as propriedades extensas. Para a moldagem por injeção, os materiais selecionados são baseados em sua resistência e na função necessária para a peça final. Além disso, o material utilizado possui diferentes parâmetros de moldagem e isso deve ser levado em consideração. O processo de moldagem por injecção pode ser de vários tipos, nomeadamente co-injecção, moldagem por injecção de núcleos fusíveis, moldagem por injecção assistida por gás, decoração in-mold e laminação in-mold, moldagem por micro-injecção, moldagem por injecção com alimentação múltipla e algumas outras tipos.
Última atualização em 23 de dezembro de 2022