Em 1946, Lionel produziu uma série de ternos semelhantes aos de seus catálogos anteriores à guerra. Entre essas ofertas estavam 23 conjuntos. Esse amplo espectro de conjuntos permitiu que Lionel oferecesse ternos em diferentes faixas de preço, com o terno mais barato sendo vendido por apenas $ 24,95, enquanto o terno de luxo custava $ 85,00.
1946 foi o ano em que muitos novos designs foram lançados, ao contrário do ano anterior, que apenas reformulou produtos produzidos anteriormente. A nova potência incluiu o 726 Berkshire O-Gauge, fabricado com a instalação de um mecanismo 2-8-4 em uma caldeira baseada no 226E pré-guerra, e a nova turbina 6-8-6 Pennsylvania. Este último era oferecido em ternos O-Gauge como número de catálogo 671, enquanto os incluídos nos ternos O27 eram numerados 2020. Na extremidade inferior da linha havia um 2-6-4 simplificado com número de catálogo 221.
Novos vagões também foram introduzidos. A mesa plana 2411 “big inch” compartilhava seu chassi fundido com os carros de trabalho 2419 e 2420. Também usando estruturas fundidas estavam os novos vagões basculantes: 3451 para toras e 3459 para carvão. O novo guindaste 2460 também tinha uma estrutura fundida e era montado em um par de caminhões de seis rodas. Esses caminhões compartilhavam muitos componentes com caminhões similares de seis rodas usados nos carros de passageiros 2625 com carroceria de baquelite e no tender 2426W com carroceria fundida usado pelo 726.
A engenharia utilizada para produzir a gôndola 1945, 2452, foi ampliada. O vagão 2454, o vagão-tanque 2465 Sunoco e o vagão operacional 3454 incluíam carrocerias de plástico montadas em estruturas de aço. 2452 foi continuado e unido por uma segunda gôndola, 2452X, sem as rodas de freio e tubos que adornavam 2452.
Os conjuntos O27 de gama baixa continham muitos carros que foram retrabalhados a partir de designs pré-guerra, mas à medida que a maior parte do ano avançava, um número crescente de novos produtos foi produzido, que foram incluídos em equipamentos mais caros. Após o sucesso dos acopladores de junta de 1945, houve um novo recurso espetacular incluído nos melhores conjuntos, a fumaça. Ainda mais espetacular, mas muito menos difundido, foi o Electronic Control, este último disponível apenas no conjunto 4109WS. Como em 1945, as caixas de terno de 1946 eram caixas de papelão ondulado simples com etiquetas coladas para identificar o conjunto que continham.
A seguir estão alguns dos ternos Lionel O27 mais procurados de 1946:
1400 W – conjunto de passageiros Lionel O27 – vendido por US$ 35,95
Características: Locomotiva a vapor 221 2-6-4 com farol funcionando; concurso de chapa metálica 221W; dois vagões Pullman 2430 azuis; 2431 observação azul; oito trilhos curvos 1013 e três trilhos retos 1018; 1019 O27 trecho de via com controle remoto; UTC Lockon, livreto de instruções 926-5; 1041 transformador de 60 watts.
Este conjunto era uma versão um pouco mais cara do equipamento 1400. Por US $ 5,95 a mais que o 1400, uma oferta sibilante de 221 W substituiu o 221T e o transformador foi atualizado para uma unidade 1401 de 60 watts. Em excelente estado, este conjunto vale aprox. $ 650. Em perfeitas condições, este conjunto vale aprox. $ 1400.
1407B – Lionel O27 Switcher Bell Outfit – vendido por $ 37,50
Incluído: 1665 Steam Commutator 0-4-0 com farol de trabalho; 2403B concurso inclinado com sino; 2560 guindastes; gôndola 2452X; 2419 cozinha de trabalho; oito trilhos curvos 1013 e cinco trilhos retos 1018; 1019 O27 trecho de via com controle remoto; bloco UTC; 926-5 manual de instruções; 1037 transformador de 40 watts.
Este trem era movido por um comutador 0-4-0 1665, que era um comutador 1662 reformado antes da guerra. Entre as modificações feitas na locomotiva estavam a instalação dos novos caminhões do pós-guerra no concurso e o encaixe dos novos acopladores de articulação de Lionel na parte traseira do concurso e do motorista da locomotiva. A montagem de uma cabine de plástico moldado por injeção e duas caixas de ferramentas de plástico moldado por injeção na carcaça fundida criada para a plataforma 2411 encheu a cabine de trabalho 2419. Uma chaminé fundida foi instalada na cabine da cozinha. O carro guindaste 2560 de chapa metálica foi retomado da linha pré-guerra em suas cores originais, cabine amarela com teto vermelho. A produção de 1946 desses guindastes incluía lanças de duas peças que eram rebitadas e tinham o nome de Lionel estampado nelas. Em muito bom estado este equipamento vale aprox. $ 900. Em estado de novo, esta roupa vale aprox. $ 1500.
1421WS – trem de carga Lionel O27 – varejo por $ 85,00
Incluído: Locomotiva de turbina a vapor 6-8-6 2020 com farol de trabalho e gerador de fumaça; 2020W Early Coal Whistle Race; 3451 tronco de trabalho; 2465 Vagão-tanque de domo duplo Sunoco; 3454 vagão de carga; 2472 Carro da Pensilvânia N5 apagado; 164 Log Loader Operacional; dez pistas curvas 1013 e cinco pistas retas 1018; 1019 O27 trecho de via com controle remoto; par de interruptores controlados remotamente 1121; bloco UTC; 926-5 manual de instruções; 1041 transformador de 60 watts.
Enquanto o 1419W forneceu ao proprietário um império de carvão, o 1421W, também com preço de $ 85, criou um império de madeira. Atrás da turbina a vapor 2020 no conjunto estava um vagão basculante 3451 fundido para uso em conjunto com o carregador de toras 164. O vagão de toras 1964 carregava cinco toras sem manchas e tinha estampa de prata. As sapatas da pick-up foram conectadas com fio azul e um par de ramais 1121 com controle remoto foi incluído para incorporar o 164 ao layout da pista. Um vagão operacional prata 3454 adicionou ainda mais ação ao trem, que foi surpreendentemente finalizado com um simples vagão 2472 vermelho apagado. Como o 1419WS, muitos exemplos deste conjunto foram encontrados com um transformador 1042 de 75 watts em vez do 1041 de 60 watts listado. Este trem em excelentes condições vale aprox. $ 1500 e em perfeitas condições vale aprox. $ 1500.
A seguir estão alguns dos ternos mais procurados de Lionel O-Gauge de 1946:
Passageiro para três carros 2110WS-Lionel – vendido por US$ 75,00
Escopo de entrega: locomotiva a vapor 671 6-8-6 com luz de trabalho e gerador de fumaça; concurso de apito de carvão precoce 2466W; três ônibus pesados 2625; oito pistas curvas OC e cinco vias retas OS; Seção de liberação/operação do RCS; 167 controlador de apito; bloco UTC; 926-5 manual de instruções.
Para criar um conjunto de passageiros de calibre O premium, Lionel reviveu o carro de passageiros “Irvington” de baquelite pré-guerra. A encarnação pós-guerra deste carro incluiu caminhões de seis rodas recém-desenvolvidos com acopladores articulados: derivados desses caminhões também foram usados no guindaste 2460 e no concurso 2426W. As carrocerias eram pintadas de marrom ou marrom avermelhado em contraste com a cor pré-guerra de marrom médio. Para puxar este trem de passageiros, Lionel usou sua réplica da turbina a vapor de 20 rodas da Pensilvânia, 671. Este conjunto de condição de hortelã vale aprox. $ 1750 e este conjunto em perfeitas condições vale aprox. $ 2.975.
Conjunto de frete de três vagões 2113WS-Lionel O-Gauge – varejo por US$ 67,50
Incluído: 726 2-8-4 Berkshire Steam Locomotive com farol de trabalho e gerador de fumaça; concurso de apito fundido 2426W; 2855 Vagão-tanque de domo único preto Sunoco; 3854 vagão de carga em funcionamento; 2457 cozinha iluminada; oito vagões OC operacionais; 2457 cozinha iluminada; oito trilhas OC curvas e servidores OS retos; Seção de liberação/operação do RCS; 167 controlador de apito; bloco UTC; 926-5 manual de instruções.
Visto pela primeira vez no equipamento 2113WS foi a nova locomotiva a vapor 2-8-4 Berkshire. Embora um 2-8-4 fosse um grampo dos conjuntos O-gauge de Lionel na década de 1960, o modelo de 1946 era único. A unidade de fumaça foi baseada em uma lâmpada, o motor e a unidade de reversão eletrônica foram montados horizontalmente e os corrimãos montados com postes torneados. As primeiras versões do 726 foram equipadas com o que os colecionadores chamam de motor “large stack”. Posteriormente, o número de laminações de campo foi reduzido, resultando no que é conhecido como motor de “pilha curta”.
A caixa de componentes corrugados era exclusiva da locomotiva de 1946. Lacrada com fita adesiva laranja e azul estilo pré-guerra, a caixa estava marcada com um selo do fabricante que dizia “GAIR BOGOTA CORR. & FIBER BOX CORP.” As extremidades da caixa foram carimbadas com “No. 726” em letras pequenas. Os carros acompanhantes eram igualmente únicos. Embora catalogado como o prata 2755 comum, o vagão-tanque incluído era na verdade o raro preto de 1855. O equipamento do carro em semi-escala pré-guerra foi revivido e modificado com a adição de uma escotilha no teto e mecanismo interno para criar um vagão em funcionamento. , 3854. Este carro é um dos itens do pós-guerra mais difíceis de encontrar. Em excelente estado este vestido vale aprox. $ 2000. Em perfeitas condições, este conjunto vale aprox. $ 3200.
2114WS – equipamento de passageiro Lionel O-Gauge para três carros – vendido por $ 77,50
Incluído: 726 2-8-4 Berkshire Steam Locomotive com farol de trabalho e gerador de fumaça; concurso 2426W com apito; três ônibus pesados 2625; oito pistas curvas OC e cinco vias retas OS; Seção de liberação/operação do RCS; 167 controlador; bloco UTC; 926-5 manual de instruções.
Este foi o equipamento de passageiros mais caro oferecido em 1946. Os três vagões de passageiros 2625 Irvington Bakelite apresentaram ao 726 uma carga formidável, especialmente aquelas locomotivas equipadas com o motor “short stack” posterior. As propostas fundidas foram equipadas com caixas de apito fundidas e, embora inicialmente impressas em branco, acabaram sendo escritas em prata. Em excelente estado, o conjunto vale aprox. $ 2500 e em perfeitas condições vale $ 4000.
Última atualização em 23 de fevereiro de 2023