Devido ao aumento contínuo do aquecimento global causado pelas emissões induzidas pelo homem, é evidente que a queima de petróleo e combustíveis fósseis está intensificando as mudanças climáticas, causando uma grande ameaça ao meio ambiente e aos seres vivos. Os plásticos contribuem em grande medida para a propagação dos gases de efeito estufa na atmosfera, afetando assim a camada de ozônio, o que resulta em calor excessivo, perda de florestas tropicais, derretimento de geleiras e aumento do nível do mar. Então, quais medidas podem ser tomadas para reduzir a poluição plástica?
Por muitos anos, a temperatura global do planeta permaneceu intacta até que novas tecnologias intervieram, causando uma grande mudança no meio ambiente. Chegou a hora de considerar a reciclagem de plástico em larga escala. Como o plástico não é biodegradável, ele oferece muitas oportunidades para as empresas, pois pode ser econômico e ecologicamente correto. O mercado global de reciclagem de plásticos está projetado para testemunhar um crescimento saudável em um CAGR de 5,04% durante os anos previstos devido ao aumento da demanda por plásticos reciclados. Recuperar plástico de sucatas e resíduos e, em seguida, convertê-lo em produtos úteis tem sido um fator impulsionador para muitas indústrias comerciais, pois é ambiental e economicamente eficaz. O plástico reciclado pode ser transformado em uma variedade de produtos, como sacolas de compras, regadores, revestimentos de arcos de rodas, pára-choques de carros, membranas impermeabilizantes, materiais de construção, engradados reutilizáveis, lixeiras, poços compostos, bandejas de comida, garrafas de água, água e vários tecidos para roupas proporcionando um grande espaço para as indústrias de plásticos fazerem uma boa fortuna. O mercado global de reciclagem de plástico está sendo impulsionado pelo crescente preconceito em relação ao plástico reciclado em relação ao plástico virgem devido à poluição causada pelo plástico quando é descartado nos oceanos ou em outros corpos d’água. Além disso, a energia economizada durante a produção de plásticos reciclados está influenciando positivamente o crescimento do mercado. Além disso, as atividades de pesquisa em andamento para encontrar um método eficaz de reciclar resíduos plásticos em todo o mundo devem apoiar o crescimento do mercado nos próximos anos. Em termos de indústria de uso final, a indústria de reciclagem de plástico é dividida em embalagens, construção civil, têxtil, automotiva, elétrica e eletrônica, entre outras. Destas, a indústria de embalagens detinha a maior participação de mercado entre todas as indústrias de uso final no mercado global de reciclagem de plástico. A Ásia-Pacífico e a América do Norte emergiram como os maiores produtores e recicladores de resíduos plásticos. O domínio da região da Ásia-Pacífico pode ser atribuído às indústrias química e mecânica. A iniciativa de limitar o uso de plástico por meio de desincentivos financeiros valeu a pena e levou a mudanças drásticas no comportamento do consumidor. China, Japão e Índia representaram mais de um quarto do total de resíduos plásticos reciclados em todo o mundo nos anos anteriores.
Alguns tipos de plástico amplamente utilizados são:
1. Tereftalato de polietileno (PET)
O PET é um plástico incolor, leve e resistente. É um plástico amplamente utilizado e está facilmente disponível no mercado na forma de garrafas, roupas de poliéster, remédios e potes. De acordo com a Food and Drug Administration, o PET é seguro e pode ser facilmente reciclado. A região da Ásia-Pacífico detém a participação máxima na produção mundial de PET, que deverá aumentar o mercado globalmente nos próximos anos.
2. Polietileno de alta densidade (HDPE)
De todos os polietilenos, o HDPE é classificado como o plástico mais versátil disponível com inúmeras aplicações. Por ser forte por natureza, o HDPE é compatível com materiais de construção, grandes contêineres e tubulações. O aumento da demanda por plásticos reciclados no setor de construção é um grande impulso para o mercado de reciclagem de plásticos na China.
3. Cloreto de polivinila (PVC ou vinil)
O PVC é o terceiro plástico mais multifacetado devido à sua natureza dura e inflexível. É amplamente utilizado nas indústrias médica, de construção e elétrica e sua propriedade de ser resistente a germes o torna muito útil para a indústria médica. A demanda por PVC no setor de dutos também está impulsionando o mercado de reciclagem de plástico em todo o mundo.
4. Polipropileno (PP)
O PP é um dos plásticos duráveis e duradouros. Pode suportar altas temperaturas, tornando-o ideal para muitas aplicações, especialmente na indústria de alimentos e bebidas. É um plástico forte e menos flexível e, portanto, mantém sua forma após algum tempo. DVDs, recipientes para alimentos quentes, recipientes de armazenamento são feitos de polipropileno (PP). Espera-se que o mercado de reciclagem de plástico na Espanha cresça a um ritmo impressionante devido à crescente conscientização da população sobre o descarte de resíduos plásticos.
5. Poliestireno (PS)
PS, também conhecido como isopor, é um plástico ecológico que é transparente e quebradiço por natureza. Normalmente, o PS é usado por um curto período de tempo e pode ser potencialmente perigoso para os seres humanos, pois pode liberar neurotoxinas que podem prejudicar o sistema nervoso. PS é barato e é seguro para uso no mercado e é usado para a produção de talheres, recipientes para alimentos, isolamento de edifícios, etc. Espera-se que o Canadá veja um aumento na indústria de PS nos próximos anos.
Qual é o potencial de mercado atual da reciclagem global de plástico?
O mercado de reciclagem de plástico é altamente fragmentado, com mais de 25.000 participantes operando globalmente no mercado. Estima-se que o mercado da Ásia-Pacífico cresça em ritmo acelerado durante o período de previsão, pois a região se tornou um centro de fabricação de equipamentos químicos e petroquímicos, farmacêuticos, de processamento de alimentos, médicos e eletrônicos. O domínio da Ásia-Pacífico no mercado global de reciclagem de plásticos pode ser atribuído à crescente conscientização sobre a recuperação dos principais polímeros por meio da reciclagem mecânica e química.
O que está causando um grande impulso no mercado global de reciclagem de plástico?
O mercado global de reciclagem de plástico está sendo impulsionado pela crescente inclinação para o plástico reciclado em vez do plástico virgem devido à poluição da água causada pelo plástico quando é descartado nos oceanos ou em outros corpos d’água. Espera-se que as atividades de pesquisa em andamento para encontrar um método eficaz de reciclar resíduos plásticos em todo o mundo apoiem o crescimento do mercado nos próximos anos. Os governos estão exigindo cada vez mais que as garrafas de plástico sejam feitas com pelo menos 25% de plástico reciclado até 2025 e 30% até 2030. A demanda cada vez maior por produtos de plástico reciclado devido à expansão da indústria de embalagens em todo o mundo está impulsionando a demanda por reciclagem de plástico. O crescente número de projetos de construção e infraestrutura em todo o mundo também está aumentando a demanda por polímeros em uma ampla gama de aplicações, como vidro de janela, etc.
Qual região detém a maior participação no mercado global de reciclagem de plástico?
A região APAC tem a maior participação no mercado global de reciclagem de plástico. Em 2019, a indústria chinesa de plásticos representou 26% da produção global de plásticos. Por muitos anos, a China recebeu a maior parte dos resíduos plásticos de vários países como EUA, Alemanha, Japão, Austrália, etc., transformando grande parte deles em um material de maior qualidade que poderia ser utilizado pelos fabricantes. Em 2018, a China proibiu a importação de resíduos plásticos e fechou quase todos os resíduos plásticos estrangeiros, bem como muitos outros materiais recicláveis, para proteger o meio ambiente local e a qualidade do ar e fortalecer ainda mais seu mercado interno de reciclagem de plásticos.
Qual é o cenário atual do mercado para a reciclagem global de plásticos?
Os principais players consideram o aumento da demanda por reciclagem de plástico por várias indústrias como o principal fator impulsionador do mercado no período de previsão. Grandes empresas estão se concentrando em inovação e pesquisa e desenvolvimento (P&D) para criar produtos duráveis e melhores e ganhar uma vantagem competitiva sobre os outros grandes players.
Quais são os desafios enfrentados pelo mercado global de reciclagem de plástico?
Devido ao início do COVID-19, as interrupções nos ciclos de negócios devem impactar a demanda em todos os principais setores, globalmente. A gravidade da pandemia é agravada pelo fato de muitas indústrias estarem operando com capacidade reduzida, consequentemente reduzindo também o número de funcionários. O número reduzido de trabalhadores criará um desafio para os fabricantes de produtos plásticos industriais atenderem à demanda das indústrias usuárias finais. A proibição da importação de resíduos plásticos para processamento e reprocessamento na China causou uma enorme crise entre os principais países exportadores. Além disso, com o declínio e contração do mercado de exportação de resíduos plásticos, os governos de várias nações da Europa e da Ásia estão se concentrando na reciclagem de plástico e na fabricação de produtos plásticos reutilizáveis.
Algumas das empresas líderes no mercado global de reciclagem de plástico incluem Covanta Energy Asia Pacific Holdings Ltd., SUEZ NWS limited, The shakti Plastic Industries, Eco Wise Waste Management Pvt Ltd, Cleanaway Melbourne, Sapporo Plastic Recycle KK, DH Recycling Ltd, Veolia Indonesia , IAV Global, Recicladores de Tubos Poli, Polystar Machinery Co Ltd.
Conclusão:
Espera-se que o mercado global de reciclagem de plástico testemunhe um crescimento saudável durante os anos previstos devido à crescente demanda por plásticos reciclados para várias aplicações, bem como a produção de produtos reciclados, como sacolas de compras, regadores, membranas impermeáveis, materiais de construção, caixas reutilizáveis , lixeiras, poço composto, bandejas de comida, garrafas de água. Espera-se que a interrupção da importação e exportação geral de resíduos plásticos devido ao COVID-19 em vários países leve a um declínio no total de resíduos plásticos reciclados em 2020. Nos últimos anos, observou-se que cada vez mais empresas estão assumindo o compromisso de reduzir o desperdício de plástico e mudar para embalagens 100% recicláveis. Essa onda de entusiasmo e conscientização está aumentando a demanda por reciclagem de plástico globalmente e incentivando as empresas a criar instalações de reciclagem de plástico.
Última atualização em 23 de dezembro de 2022