Lutando contra a poluição plástica: o que Gana deve fazer enquanto o mundo celebra o Dia da Terra 2018

Lutando contra a poluição plástica: o que Gana deve fazer enquanto o mundo celebra o Dia da Terra 2018

Um dos desafios ambientais destrutivos na Terra, destruindo seus recursos naturais a um ritmo alarmante neste século 21, é a poluição plástica. Há um uso generalizado de plástico para atividades domésticas, industriais e comerciais. Globalmente, estima-se que os seres humanos gerem mais de 350 milhões de toneladas de resíduos plásticos a cada ano. Estima-se que um terço dos resíduos plásticos globais vem de embalagens de produtos. Esses plásticos são muito difíceis de se decompor e acabam sendo fantasmas que assombram a vida do ser humano. O tempo de decomposição de muitos desses plásticos varia de 50 a 600 anos! Infelizmente, muitos desses plásticos acabam sendo muito destrutivos, destruindo nossos rios, oceanos, florestas e nossa diversidade biológica. As consequências para a saúde dos resíduos plásticos para a vida humana e animal não podem ser subestimadas. A inalação de resíduos plásticos queimados causa várias doenças respiratórias que ceifam vidas em taxas vertiginosas em comparação com o mortal HIV/AIDS. A ingestão direta e indireta de poluentes plásticos em corpos d’água causa estrangulamento lento, disenteria amebiana, giardíase e outras doenças fatais. Devido à natureza devastadora da poluição plástica, muitos órgãos internacionais, agências de conservação e governos estão considerando estratégias produtivas para detê-la.

O câncer de poluição plástica é tão grande em países em desenvolvimento como Gana. Além dos poluentes plásticos gerados localmente, Gana importa mais de 100.000 toneladas de produtos plásticos a cada ano. Muitos desses plásticos tornam-se poluentes destrutivos no ambiente de Gana. Gana deve apresentar estratégias para impedir o câncer da poluição plástica. Uma maneira é aumentar a conscientização entre a população de Gana sobre as implicações negativas do plástico para a saúde por meio de programas de educação ambiental. A mídia de massa deve ser mandatada pelo Ministério do Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Inovação para realizar programas de conscientização e educação sobre poluição plástica. O governo deve reduzir a importação de produtos plásticos, banindo completamente os produtos plásticos com alto teor de antioxidantes. A campanha massiva sobre o uso de materiais biodegradáveis ​​como alternativas aos plásticos precisa ser intensificada. As empresas de processamento de alimentos e os fornecedores de fast food precisam dialogar para começar a usar embalagens biodegradáveis ​​ou orgânicas para seus alimentos. Grandes lições podem ser aprendidas com as placas de folhas biodegradáveis ​​que estão sendo usadas na Índia agora. Cientistas e engenheiros de alimentos precisam ser auxiliados por meio de financiamento para desenvolver e produzir embalagens biodegradáveis ​​sustentáveis ​​produzidas localmente para seus alimentos.

Outra forma inovadora de combater a poluição plástica em Gana é incentivar a reciclagem de resíduos plásticos em produtos criativos e utilizáveis. Isso transformaria os poluentes plásticos mortais em benefícios econômicos para o país. Os departamentos de tecnologia das instituições educacionais ganenses e empresas envolvidas serão auxiliados a se envolver em projetos intensivos de reciclagem de plástico. As lições podem ser aprendidas com a empresa EcoDomum no México, que se dedica à produção de produtos de habitação por meio da reciclagem de plásticos. Os artistas que se dedicam à arte de instalação e outros projetos artísticos inovadores que usam resíduos plásticos devem ser auxiliados por meio de financiamento do governo. Além disso, o governo de Gana está encarregado de instruir as empresas que geram muitos dos poluentes plásticos a encontrar maneiras de reciclar seus resíduos plásticos ou correm o risco de fechar. Os impostos sobre a importação de máquinas de reciclagem de plástico devem ser cancelados ou reduzidos para incentivar as empresas de alimentos e bebidas em Gana a reciclar seus resíduos de plástico.

A política de compensação do poluidor precisa ser fortalecida com o aumento da multa ou multas, principalmente para os resíduos plásticos. Isso aumentaria a natureza resiliente das leis governamentais de poluição plástica. A Agência de Proteção Ambiental deve empregar inspetores de saúde encarregados de denunciar indivíduos, famílias ou indústrias que poluem o meio ambiente por meio de seus resíduos plásticos e descartam indevidamente seus resíduos plásticos para que possam ser processados. O governo deveria estabelecer uma lei como parte das leis ambientais para prender e processar todas as pessoas que jogam lixo plástico indiscriminadamente nas ruas, sarjetas e outros locais de Gana. O Governo do Gana deve trabalhar com as autoridades tradicionais das várias comunidades ganenses e confiar-lhes a responsabilidade de estabelecer e fazer cumprir as leis ambientais para combater a ameaça da poluição plástica nas suas respectivas jurisdições. Alguns países já estão financiando estudos científicos que visam gerar organismos geneticamente modificados capazes de decompor o plástico de forma relativamente mais rápida, em poucas semanas, alimentando-se dele. Gana pode considerar o financiamento de estudos semelhantes, todos destinados a combater o câncer da poluição plástica.

É quando Gana deve se unir ao mundo na luta contra o câncer da poluição plástica. O governo de Gana deve reduzir a importação de plásticos; promover o uso de materiais biodegradáveis, principalmente como embalagens de produtos, por meio do financiamento de projetos de reciclagem de resíduos plásticos e geração de OGMs para o consumo de resíduos plásticos. Além disso, o governo precisa fortalecer as leis e processos ambientais relacionados à poluição plástica, ao mesmo tempo em que intensifica a educação ambiental sobre os perigos associados à poluição plástica. Essas estratégias ajudariam a salvar o meio ambiente de Gana, salvar a terra que é o lar e o tesouro eterno de todas as espécies biológicas.

Última atualização em 28 de dezembro de 2022

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Article
Como proteger móveis de exterior

Como proteger móveis de exterior

Next Article
O efeito das sacolas plásticas nas mortes de animais selvagens

O efeito das sacolas plásticas nas mortes de animais selvagens




Related Posts