A Plastic Jet Printing é uma das tecnologias de impressão 3D mais populares disponíveis. É um processo de prototipagem baseado em sólidos que envolve a extrusão de material plástico camada por camada até que o modelo seja construído e concluído. Um sistema PJP consiste em uma plataforma de construção, um sistema de controle e um bocal de extrusão. A tecnologia cria protótipos 3D por aquecimento e extrusão de filamentos de material plástico. O bocal de extrusão se moverá criando uma plataforma nas direções Y e X, desenhando uma seção transversal do objeto na plataforma. Depois de resfriar e curar, o plástico fino subsequentemente se liga instantaneamente à camada subjacente. A base então abaixa permitindo que as camadas subsequentes de plástico sejam adicionadas.
Como essa tecnologia usa termoplásticos de nível de engenharia, é a tecnologia de impressão mais amplamente usada e econômica. As peças construídas a partir do processo são duráveis e fortes, e a maioria é funcional em aplicações de teste. Usando a tecnologia, você pode criar suas peças diretamente de policarbonato, nylon, ABS e outros materiais. Os materiais termoplásticos usados na tecnologia PJP são experimentados e testados e são os melhores para aplicações que exigem tenacidade, estabilidade ambiental e tolerância.
Como funciona
As impressoras que usam a tecnologia PJP basicamente constroem peças camada por camada, de baixo para cima, por meio de aquecimento e extrusão de filamentos termoplásticos. Mas quão simples é esse processo realmente?
Pré-processando – Este é o primeiro estágio da tecnologia de impressão 3D. Na fase de pré-processamento, o software de preparação de construção posiciona e secciona o arquivo CAD e, em seguida, calcula o caminho pelo qual extrudar o termoplástico e quaisquer outros materiais de suporte necessários para a construção.
Produção – Uma vez concluída a preparação, a impressora aquece o material até um estado semilíquido antes de depositá-lo em grânulos ultrafinos ao longo do caminho de extrusão calculado. Para áreas onde é necessário proteção ou suporte, a impressora de galinhas colocará um material removível como andaime.
Pós-produção – É a etapa final da tecnologia PJP onde o material de suporte é desmembrado para que fique apenas uma peça ou objeto pronto para uso. O material de suporte pode ser facilmente removido dissolvendo-o em água ou detergente.
Os benefícios
Existem várias razões pelas quais o PJP também é uma tecnologia de impressão 3D popular entre os profissionais. Alguns dos benefícios que você desfrutará ao escolher esta tecnologia incluem o seguinte.
· A tecnologia é simples de usar, limpa e muito amigável para o ambiente de escritório também
· Os termoplásticos de grau de fabricação suportados pela tecnologia são ambientalmente e mecanicamente estáveis
· O PJP torna práticas geometrias e cavidades complexas que, de outra forma, seriam problemáticas
A tecnologia é barata e rápida, tornando-a ideal para testes de ajuste e função, acessórios e gabaritos, pequenas produções e projetos de teste
Oferece entrega rápida de protótipos funcionais e dimensionalmente precisos e as peças são resistentes a altas temperaturas, degradação química e estresse mecânico
O processo permite que as peças sejam feitas diretamente de CAD 3D para termoplástico sem a necessidade de ferramentas, tornando-se uma tecnologia econômica, rápida e confiável em todos os tipos de configurações
Última atualização em 24 de dezembro de 2022