Identificando HDPE e LDPE em um piscar de olhos/Push de um botão


TrinamiX apresenta a mais recente aplicação de separação de plástico em HDPE e LDPE, um processo agora tão simples quanto apertar um botão. Com base na solução de espectroscopia NIR móvel, fundada em 2015 como subsidiária da BASF, a trinamiX GmbH oferece soluções avançadas de visão 3D e sensores infravermelhos, aplicáveis tanto em dispositivos eletrônicos de consumo quanto em projetos industriais.

A BASF destacou que, em face do aumento dos preços do polietileno, a produção de reciclagem de PE de um único grau tornou-se extremamente atrativa nos últimos meses. Com o lançamento de aplicações para a solução de espectroscopia NIR móvel, a trinamiX melhora a classificação de plásticos em spot. Além de distinguir rapidamente entre HDPE e LDPE, a proporção de PE para PP em plásticos mistos pode ser precisamente determinada com apenas um clique. Graças à flexibilidade de um dispositivo de medição prático, o processo de obtenção de reciclados de PE e PE/PP de alta qualidade é significativamente aprimorado.

O polietileno é o plástico mais amplamente produzido no mundo e a mais popular termoplástica para filmes e embalagens. Com base em sua densidade, o PE pode ser dividido em HDPE (polietileno de alta densidade) e LDPE (polietileno de baixa densidade). Embora as características semelhantes do HDPE e do LDPE levem a sobreposições em suas aplicações, as diferenças em suas propriedades mecânicas têm um impacto em seu processamento e no subsequente processo de reciclagem. No contexto da reciclagem, a separação por tipo tem um efeito favorável na qualidade do reciclado.

Além disso, a solução da trinamiX fornece valiosas informações quando se trata da recuperação de plásticos misturados feitos de PE e PP. Ao determinar a porcentagem de PE/PP em plásticos mistos, os recicladores podem separar os fluxos de mercadorias entrantes com maior precisão. Desta forma, as diferentes especificações e requisitos de qualidade dos reciclados podem ser atendidos com mais precisão.

“O atual desabastecimento no mercado de PE e os aumentos de preços associados que estamos observando em nossa plataforma digital de comércio estão abrindo novas oportunidades para as empresas de reciclagem”, explica Florian Hüter, chefe de vendas da cirplus, o mercado global de plásticos circulares. “As aplicações da trinamiX tornam seu processo de separação para os diferentes fluxos de mercadorias rápido e fácil, aumentando assim suas capacidades de reciclagem para reciclados PE.”

Desde a introdução da aplicação de separação de plásticos no ano passado, a solução da trinamiX já capacitou os usuários com a rápida identificação de plásticos comuns, incluindo os poliolefinas clássicas PE e PP. Desde então, a trinamiX vem expandindo continuamente sua ampla oferta em estreita cooperação com os clientes. Recentemente, a empresa anunciou a introdução de uma aplicação que permite a rápida diferenciação dos plásticos de engenharia nylons 6 e 66.


Conteúdo Relacionado




  • Como Moldar por Injeção os Copolímeros de Olefina Cíclica


    Esta nova família de termoplásticos de engenharia transparentes fez seu primeiro grande avanço em extrusão, mas agora os moldadores por injeção estão aprendendo a processar essas resinas amorfas em peças ópticas e médicas.




  • Melhorando a Compostagem de Parafusos Gêmeos de Poliolefinas Reforçadas


    Os compostos enfrentam uma série de desafios de processamento ao incorporar uma alta carga de enchimento mineral de baixa densidade em poliolefinas. Aqui estão algumas soluções possíveis.




  • Teste de Taxa de Fluxo de Derretimento – Parte 1


    Embora frequentemente criticado, o MFR é uma medida muito boa da massa molecular média relativa do polímero. Uma vez que o peso molecular (MW) é a força motriz por trás do desempenho em polímeros, acaba sendo um número muito útil.

Última atualização em 7 de fevereiro de 2024

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Article
Mudanças climáticas estão previstas para o Brasil em fevereiro. Saiba os detalhes

Mudanças Climáticas: O que Esperar no Brasil em Fevereiro?

Next Article

PP à Prova de Riscos para Aplicações Automotivas Complexas: Descubra o Segredo!




Related Posts