Folhas Plásticas 101 – 4 tipos principais de polietileno (plástico usado para folhas flexíveis)

Folhas Plásticas 101 - 4 tipos principais de polietileno (plástico usado para folhas flexíveis)

Em termos mais simples, a principal diferença entre os diferentes tipos de plástico é como suas estruturas celulares, ou moléculas, se unem e com que firmeza elas se formam.

1) Polietileno de Baixa Densidade (LDPE), o tipo mais comum de folha de plástico, muito flexível, muito espessa de 0,5 mils de espessura a cerca de 40 mils em folhas flexíveis. Boa conformabilidade às superfícies. Como a estrutura celular não é tão forte ou densa quanto outros tipos de folhas de plástico, normalmente não é tão forte ou resistente a perfurações quanto outras formas ou misturas, mas tem milhares de usos comuns. Amplamente utilizado para tudo, desde construção e lonas agrícolas (muitas vezes chamadas de Visqueen), folhas de plástico de engenharia de inúmeros tipos para coisas como retardadores de vapor (também chamados de barreiras de vapor por muitos), películas de proteção de superfície, coberturas de piso, lagoas e calhas, coberturas, lonas, redução de plástico, contenção, embalagem e a lista continua.

2) Polietileno Linear de Baixa Densidade (LLDPE), forma misturada de LDPE onde o filme tem muito mais flexibilidade, resistência à tração e maior conformabilidade. LLDPE é “mais macio” e mais maleável, por isso é uma excelente escolha para coisas como revestimentos de lagoas ou misturado a outros filmes para dar-lhes força e flexibilidade extra. Isso é perfeito para uma aplicação como um filme autoadesivo protetor de carpete, onde o filme precisa ter uma resistência incrível em um filme muito fino para absorver impactos, mas não rasgar ou perfurar. Nesta forma de poli, todas as moléculas se alinham e se mantêm juntas conforme o filme é esticado para dar à estrutura muito mais força e elasticidade do que o LDPE. Mais comum em espessuras variando de 0,5 mil a 40 mil em folhas plásticas flexíveis.

3) Polietileno de Média Densidade (MDPE), a forma menos comumente usada de polietileno para coberturas plásticas flexíveis. Tem mais força do que o LDPE, um pouco mais de resistência química, uma estrutura celular mais compacta, mais resistência a perfurações e rasgos. Frequentemente misturado com LDPE e/ou LLDPE para conferir as características procuradas em um determinado tipo de filme. Por exemplo, muitos revestimentos de lagoas têm MDPE para adicionar força e tenacidade, sem adicionar muita rigidez.

4) Polietileno de Alta Densidade (HDPE, também conhecido como HD), amplamente utilizado para diversas aplicações. O HDPE é o mais forte, mais duro, mais resistente a produtos químicos e menos flexível desses quatro tipos de polietileno. Também possui a maior resistência UV do grupo sem pacotes de aditivos para aprimorar esse atributo. O HDPE tem uma estrutura celular muito compacta, o que torna muito difícil para outras moléculas passarem por sua estrutura no nível microscópico. O HDPE é o mais facilmente cravado em campo desses produtos e geralmente é usado industrialmente em espessuras de aproximadamente 12 mils a 100 mils. A maioria dos lagos de campos de golfe revestidos com HDPE, a maioria dos lagos industriais e revestimentos de canais, revestimentos de contenção secundária, barreiras de raízes, muitas aplicações onde a resistência química é necessária. Isso também é usado em milhares ou talvez milhões de aplicações em formas mais finas, especialmente em misturas com outros tipos de polietileno, porque o HDPE adiciona muita força e tenacidade com suas ligações muito fortes a outras moléculas.

A densidade do polietileno é medida em uma coluna de água e todos eles são classificados de acordo com faixas de densidade. LDPE (e LLDPE) estão geralmente na faixa de 0,919-0,924 g/cm³. MDPE é geralmente entre 0,926 e 0,940 g/cm³. O HDPE geralmente está entre 0,941 e 0,965 g/cm³. Esses números podem variar um pouco dependendo da sua fonte e não são imutáveis, apenas diretrizes gerais.

Última atualização em 21 de fevereiro de 2023

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Article
Plastico de engenharia ABS

ABS: Entenda Tudo Sobre o Plástico de Engenharia

Next Article

Plásticos, fontes para animais de estimação e onde estão os verdadeiros perigos




Related Posts