Finalidade do ensaio de tração e sua utilização na indústria de plásticos

Finalidade do ensaio de tração e sua utilização na indústria de plásticos

Um dos testes mais básicos que podem ser realizados em um produto é o teste de tração para verificar a resistência à ruptura de um produto. Um espécime é mantido sob tensão para exercer forças opostas atuando em faces opostas, ambas localizadas no mesmo eixo, tentando separar o espécime. Esses testes são simples de configurar e concluir e revelam muitas características dos produtos que estão sendo testados. Esses testes são medidos para serem basicamente o oposto de um teste de compressão.

Objetivo deste teste

Normalmente, este teste é projetado para ser realizado até que o corpo de prova rache ou quebre sob a carga específica. Os valores calculados a partir deste tipo de ensaio podem variar, mas não se limitam a resistência à tração, alongamento, resistência última, módulo de eletricidade, resistência ao escoamento e encruamento. As medições feitas durante o teste revelam as características de um material quando ele é submetido a uma carga de tração.

Ensaios de tração para materiais plásticos

Compósitos e Plásticos são polímeros com substâncias adicionadas para melhorar o desempenho ou reduzir custos. Os plásticos podem ser prensados, fundidos ou extrudados em folhas, filmes ou placas reforçadas com fibras, vidro, tubos, fibras, garrafas e caixas. Os plásticos termofixos ou termoendurecíveis podem ser quebradiços ou duros e resistentes à temperatura. Os termoendurecíveis incluem resinas de poliéster, resinas epóxi, poliuretanos, resinas fenólicas, infusíveis, não deformáveis ​​e de poliuretano. Polímeros e plásticos podem ser testados para medir a qualidade do produto. Os testes medem o peso necessário para dividir ou quebrar um plástico de teste e amostrar o alongamento ou alongamento nessa resistência à tração. Os dados resultantes ajudam a identificar a qualidade do produto e os controles de qualidade dos materiais.

Ferramentas de teste de plástico, máquinas de teste universais fornecem uma taxa constante de extensão porque o comportamento do teste de tração do plástico depende da velocidade da máquina de teste. Os corpos de prova carregados nas máquinas são ajustados de acordo com as dimensões dos corpos de prova de tração ASTM, DIN, ISO. A máquina de teste de plástico deve sempre confiar nos termos e condições padrão. De acordo com ASTM D638, os padrões de teste de tração de plástico ajudam a medir a tensão abaixo dos valores de extensão de 20%. A alta tensão pode ser medida pela máquina, leitura digital. O teste de amostra de folha fina é realizado de acordo com o padrão ASTM D882.

Uma máquina de teste de alta qualidade é projetada para medir a força de um produto específico, método de teste e tipo de produto. Uma boa ferramenta pode ser a única solução necessária para sua garantia de qualidade e uma escolha pior pode fazer você perder dinheiro também. Portanto, escolha sua ferramenta com inteligência.

Última atualização em 24 de dezembro de 2022

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Article

Desvendando as Complexidades dos Plásticos de Engenharia: Uma Análise Aprofundada de Suas Propriedades e Uso

Next Article

Equipamento de manuseio de materiais para os envolvidos no desenvolvimento de processos de fabricação




Related Posts