Quando os proprietários estão procurando novas portas externas, eles geralmente gastam a maior parte de seu orçamento em uma grande porta da frente para impressionar os vizinhos. Mas a porta dos fundos é igualmente importante. Muitas vezes, uma porta traseira ou lateral prova ser o ponto fraco nas defesas de uma casa – pergunte a qualquer ladrão.
Portanto, faça sua lição de casa e certifique-se de que sua nova porta traseira seja pelo menos tão forte e segura quanto a da frente. Aqui estão algumas coisas a serem observadas:
1. Estilo
Sua porta dos fundos não precisa ser exatamente igual à porta da frente, mas para uma harmonia visual é melhor escolher um design que se adapte ao período e estilo de sua propriedade, então eu desaconselharia a instalação, por por exemplo, uma reluzente porta de alumínio e vidro em uma casa georgiana.
As portas estáveis são uma escolha cada vez mais popular, especialmente para casas antigas e casas de campo. Em um dia ensolarado, você pode abrir a metade superior e apreciar a vista, mantendo crianças pequenas e animais de estimação seguros.
As portas francesas e as portas deslizantes do pátio são ótimas para deixar entrar a luz natural e facilitar o acesso ao seu espaço ao ar livre. Você também pode obter grandes portas dobráveis envidraçadas que se abrem completamente, proporcionando uma visão desobstruída do jardim.
2. Tamanho
O tamanho importa, então meça sua abertura com muito cuidado antes de fazer o pedido para evitar um erro caro. As portas padrão de madeira maciça, a opção mais barata, vêm em uma variedade de larguras (geralmente entre 30 e 36 polegadas) e a maioria pode ser cortada para caber, mas verifique primeiro, pois nem sempre é o tamanho certo.
Se a moldura da porta existente estiver danificada ou se você estiver pensando em comprar uma porta de plástico ou fibra de vidro que não possa ser cortada no tamanho certo, você precisará obter um conjunto de portas, composto por uma moldura e uma porta correspondente. Obviamente, isso custará mais do que apenas uma faixa, mas pelo menos você sabe que definitivamente caberá.
3. Materiais
A madeira, principalmente pinho, carvalho e cicuta, é o material natural mais utilizado para a produção de portas exteriores. A madeira maciça não resiste muito bem ao nosso clima britânico, então quase todas as portas agora são feitas de madeira projetada, pequenas seções de madeira coladas com adesivo. O material multicamadas resultante é extremamente robusto e muito mais estável do que a madeira natural. Os painéis são então colados e presos com cavilhas – minúsculos pinos de madeira – ou juntas mais fortes, mas mais caras, de encaixe e espiga.
Finalmente, a porta é revestida em madeira folheada. Uma fina camada de uma madeira cara pode ser usada para cobrir um núcleo de madeira dura mais barato, mantendo os custos baixos. O processo também garante que uma cor e textura uniformes possam ser usadas em todos os painéis das portas.
Outra opção de moldura de porta é o PVC, um plástico resistente reforçado com núcleo de aço. Popular e acessível, é mais usado em portas de pátio envidraçadas, ótimas para deixar entrar muita luz natural. O alumínio é uma alternativa prática e leve, mas não é um visual que todos gostem.
Portas compostas também valem a pena considerar. Projetado para se parecer com madeira, eles são feitos de uma mistura de materiais que podem incluir plástico, resina, madeira e fibra de vidro. Muitas vezes custam mais do que portas de madeira, mas são extremamente duráveis, vêm em uma variedade de cores e requerem pouca ou nenhuma manutenção.
4. Custo
Se o seu orçamento for apertado, uma porta feita de pinho, cicuta ou madeira mais escura como sapele ou idigbo pode funcionar. Você também pode economizar comprando uma porta inacabada para tingir ou pintar em casa. No outro extremo da escala, uma porta de carvalho pode custar mais inicialmente, mas terá uma ótima aparência e durará muitos anos.
Não se esqueça de levar em consideração os móveis das portas no seu orçamento, principalmente uma boa fechadura: certifique-se de ter uma específica, como antifuro, antichoque e antifurto.
Conclusão
Não se apresse em comprar uma porta antes de considerar todas as suas opções. Afinal, você não pode removê-lo facilmente se mudar de ideia. Uma porta traseira sólida e bem ajustada será um trunfo para sua casa e a manterá segura por muitos anos.
Última atualização em 24 de dezembro de 2022