Há mais opções em materiais de quadro de bicicleta do que nunca. Se você está tendo problemas para descobrir qual é o certo para você, continue lendo e eduque-se.
Estamos em um momento interessante quando se trata de bicicletas, pois tanto a tecnologia mais recente quanto as máquinas retrô e práticas aumentaram em popularidade. Embora todos desejássemos ter uma garagem cheia de bicicletas para cada tipo de passeio, isso não é prático para a maioria das pessoas. Ao procurar uma nova bicicleta, o material do quadro é uma das decisões mais importantes que você deve tomar. Isso determinará o peso, a durabilidade, a qualidade do passeio e o preço.
Embora existam alguns materiais exóticos de uso limitado, vou limitar isso aos mais comuns que você verá nas bicicletas tradicionais e personalizadas.
Aço
O aço é um material que você vê em bicicletas realmente baratas ou de médio a alto padrão, dependendo da qualidade dos tubos usados. Para o bem deste artigo, vou me concentrar no aço cromado de melhor qualidade que você encontrará em uma bicicletaria em uma loja de bicicletas. Uma estrutura de aço é o material mais pesado, mas ainda leve o suficiente para construir uma bicicleta leve. Uma armação de aço será cerca de 1/2 libra mais pesada do que uma armação de alumínio comparável, então a penalidade geral de peso não é muito grande. O que torna o aço atraente é sua durabilidade e qualidade de condução. Uma estrutura de aço bem feita tem uma vida de fadiga infinita e é por isso que você vê bicicletas de 30 anos ainda em boas condições. Também leva amassados e é mais difícil de amassar do que o alumínio. Essa duração é uma boa opção para deslocamentos, passeios e saltos de bicicleta. O aço pode enferrujar se não for tratado, mas encolherá ao mínimo para evitar que os tubos enferrujem. Retoque quaisquer arranhões na pintura e borrife periodicamente o interior da moldura com óleo ou cera em spray.
Embora a durabilidade seja um ótimo motivo prático para andar em uma bicicleta de aço, o que atrai muitas pessoas é a qualidade do passeio. Há uma razão pela qual as molas são feitas de aço. Tem uma flexibilidade natural que resulta em um passeio suave e animado. Embora a geometria também desempenhe um papel no comportamento de uma bicicleta, uma boa bicicleta de aço abraça a estrada ou a trilha nas curvas. Em uma longa jornada, você não apanha tanto. O aço é mais adequado para bicicletas com suspensão dianteira ou rígida, mas é excessivamente pesado quando incorporado a uma bicicleta com suspensão total.
Alumínio
Este é atualmente o material mais utilizado para bicicletas. Você pode obter uma bicicleta com estrutura de alumínio a partir de US $ 300 e chegar a muitos milhares. Assim como no aço, existem diferentes qualidades de tubos. O alumínio é barato para o peso. Isso atrai muitas pessoas que querem uma bicicleta leve. A desvantagem do alumínio é que ele tem uma vida de fadiga limitada e é mais difícil de rodar do que os outros materiais. Com o tempo, o alumínio se cansa e o revelador tensiona as rachaduras. A maioria das pessoas não segura uma bicicleta por tempo suficiente ou pedala com força suficiente para superar a fadiga de um quadro de alumínio, mas tive um caso em que testei pessoalmente três quadros de alumínio em três temporadas. O alumínio é um metal macio, portanto os tubos devem ser superdimensionados para maior resistência, o que tende a resultar em uma condução mais dura do que o aço ou a fibra de carbono. Em uma viagem longa, isso pode causar desconforto e mais fadiga em seu corpo. Por ser soldável e usinável, o alumínio é bom para caudas rígidas leves, bicicletas de estrada e bicicletas de suspensão total.
Fibra de carbono
Enquanto os outros materiais usados para armações são metais de algum tipo, a fibra de carbono é um material composto que é um tecido moldado no local com resina (plástico de alta tecnologia). Por causa disso, a fibra de carbono pode se comportar como se nunca tivesse sido projetada. Pode ser estrito ou brando. Em muitos casos, um quadro de fibra de carbono é projetado para ser torcionalmente rígido e ter alguma flexibilidade vertical para maior conforto. Por ser moldado, as opções de formas são quase ilimitadas. Muitos quadros parecem mais orgânicos do que uma criação mecânica.
Para ciclismo de estrada e mountain bike, onde a escolha foi feita para o melhor desempenho (leve e máxima transferência de potência) em detrimento de todo o resto, a fibra de carbono é um material incrível, pois pode ser leve, rígida e suave, tudo no mesmo pacote. A desvantagem da fibra de carbono é o custo e a durabilidade. Embora projetados para suportar o peso da pilotagem, os tubos de fibra de carbono não resistem muito bem aos impactos. O que amassaria um tubo de aço pode rachar ou esmagar um tubo de carbono. Os tubos de metal tendem a dobrar, mas o carbono geralmente se solta quando falha. Isso o torna um bom material para andar na estrada, mas, a menos que você esteja correndo em um nível muito alto, é difícil recomendá-lo para impactos de mountain bike que ocorrerão fora da estrada.
Visão geral
Cada um dos materiais tem o seu lugar. Fibra de carbono para bicicletas de estrada e montanha de alto desempenho. Aço para pessoas que desejam uma ótima bicicleta, mas desejam ter uma bicicleta um pouco mais pesada. Alumínio para bicicletas de montanha de suspensão total e bicicletas leves a preços acessíveis.
Última atualização em 27 de dezembro de 2022