O campo da engenharia oferece uma ampla gama de candidatos. Uma das carreiras mais gratificantes e lucrativas em engenharia é se tornar um engenheiro químico. Esses profissionais usam os princípios da química para produzir uma variedade de produtos químicos. Além da fabricação de produtos químicos, os engenheiros químicos também projetam equipamentos para plantas químicas. Esses engenheiros aplicam os princípios da química e da física e da tecnologia de engenharia para fabricar produtos como borracha sintética, plásticos, gasolina, detergentes, papel, cimento, etc. princípios da química. No caso de produção em larga escala, os engenheiros químicos também projetam o equipamento de produção e testam o método de produção antes de implementar o procedimento.
Não apenas no campo da fabricação de produtos químicos, mas esses engenheiros também trabalham em uma variedade de outras indústrias de manufatura. Isso, por sua vez, aumenta o escopo de carreira desses profissionais. Indústrias como eletrônica, alimentícia, papel e vestuário têm múltiplas possibilidades para os engenheiros químicos. Além de trabalhar nessas indústrias, esses engenheiros também podem ingressar em áreas como saúde e biotecnologia. À medida que ganham mais experiência e conhecimento, os engenheiros também podem optar por se especializar em uma área específica com base em seu interesse e preferência. Eles podem optar por se especializar em um processo ou produto químico específico. Os engenheiros químicos podem se especializar em processos químicos, como oxidação, polimerização ou nanomateriais.
O trabalho de um engenheiro químico também exige responsabilidade. Ao realizar sua tarefa, os engenheiros devem ser bem versados nos processos químicos envolvidos na fabricação dos produtos. Eles devem saber como esses processos podem afetar o meio ambiente. Os engenheiros químicos devem fazer seu trabalho sem prejudicar o meio ambiente, os consumidores e os trabalhadores. Cada etapa de todo o processo de produção é cuidadosamente revisada por engenheiros para garantir a segurança dos trabalhadores também. A longa experiência de trabalho é altamente valorizada no campo da engenharia química.
Educação e treinamento
Para posições de nível de entrada no campo de engenharia química, os candidatos devem ter um diploma de engenharia. Os diplomas de engenharia podem ser obtidos em engenharia elétrica, mecânica, eletrônica ou civil. Engenheiros treinados em um ramo podem ter flexibilidade para ingressar em outros ramos relacionados da engenharia. Essa flexibilidade beneficia empregadores e engenheiros. Embora os empregadores possam acomodar facilmente suas necessidades de pessoal, os engenheiros podem ter várias oportunidades de carreira para escolher e podem até mudar de área, dependendo das perspectivas e interesses. Além dos cursos de engenharia mencionados acima, muitas universidades também oferecem cursos de especialização ou programas de treinamento em tecnologia de engenharia, que duram de 2 a 4 anos.
Os candidatos que foram treinados em programas de tecnologia de 4 anos podem obter empregos semelhantes aos candidatos que possuem um diploma de engenharia. Aproximadamente 1.830 programas de graduação e pós-graduação em toda a América têm credenciamento do Conselho de Credenciamento de Engenharia e Tecnologia (ABET). Além disso, o conselho também forneceu seu credenciamento para 710 programas de tecnologia de engenharia.
Ambiente de trabalho e salario
Enquanto trabalham como engenheiros químicos, os profissionais trabalharão em laboratórios, fábricas ou escritórios. Dependendo das necessidades, os engenheiros também podem precisar passar algum tempo ao ar livre. Engenheiros químicos geralmente trabalham 40 horas por semana. Aproximadamente 33.000 empregos para engenheiros químicos são esperados até 2016. O salário médio anual dos engenheiros químicos é de $ 78.860. O salário inicial dos engenheiros químicos é o mais alto em comparação com outros empregos de nível de pós-graduação.
Última atualização em 25 de dezembro de 2022