A perda de dados é uma realidade cara. É um fato difícil que acontece com mais frequência do que os usuários gostariam de admitir. Um estudo recente da empresa de contabilidade McGladrey and Pullen estima que um em cada 500 data centers sofrerá um grande desastre cibernético este ano. Como resultado, quase metade dessas empresas irá à falência. No mínimo, um desastre de perda de dados pode significar perda de receita e perda de oportunidades de negócios.
O outro lado da perda de dados é a turbulência psicológica e emocional que pode causar aos gerentes de TI e empresários. Desespero, pânico e a percepção de que toda a organização pode estar em risco estão envolvidos. De certa forma, está certo, já que o erro humano é um dos dois maiores fatores que contribuem para a perda de dados. Juntamente com as avarias mecânicas, representa quase 75% de todos os acidentes. (Corrupção de software, vírus de computador e desastres físicos, como danos causados por incêndio e água, fazem o resto.)
As unidades de disco hoje são geralmente confiáveis. Os humanos, ao que parece, não são. Um estudo da Strategic Research Corp. realizado em 2000 constatou que aproximadamente 15% de todo o tempo de inatividade não planejado ocorreu devido a erro humano. Uma parte significativa disso ocorreu porque os usuários falharam em implementar os procedimentos de backup adequados, tendo problemas com backups ou não tendo nenhum backup.
Como é possível que usuários avançados de alto nível coloquem seus sistemas – e seus negócios – em tal risco?
Em muitos casos, o problema começa muito antes de ocorrer a falha do sistema — quando os usuários confiam em soluções prontas para uso que podem, de fato, não atender às necessidades de sua organização. Em vez de avaliar seus requisitos de negócios e tecnologia e, em seguida, mudar para uma solução de engenharia apropriada, mesmo profissionais de TI experientes em grandes empresas geralmente simplesmente compram o que é vendido. Nesse caso, confiar na tecnologia pode ser um vício e não uma virtude.
Mas a própria intervenção humana às vezes pode ser a gota que quebra o camelo da tecnologia. Quando o escritório de uma empresa venezuelana de engenharia civil foi devastado por enchentes, seus proprietários nos enviaram 17 unidades encharcadas e cobertas de lama de três matrizes RAID em sacos plásticos. Um trabalho de recuperação bastante exigente tornou-se ainda mais difícil pelo fato de alguém ter congelado os discos antes de enviá-los. Quando os discos descongelaram, ainda mais danos foram causados. (Depois de oito semanas de recuperação meticulosa diretório por diretório, todos os dados foram recuperados dos quinze discos restantes.)
Às vezes, a causa subjacente de um evento de perda de dados é simplesmente uma limpeza deficiente. Quanto mais exigente for a rotina de backup necessária, menos provável será que ela seja executada regularmente. Um sistema estadual de monitoramento de ambulâncias sofreu uma grande falha de disco, apenas para descobrir que seu backup automático não funcionava há quatorze meses. Uma fita ficou presa no drive, mas ninguém notou.
Quando ocorre um desastre, a reação humana normal é o pânico. Como a perda de dados tem consequências críticas, até mesmo o pessoal de TI mais experiente pode tirar conclusões precipitadas e tomar medidas inadequadas. Uma tela em branco em um momento crítico pode levar a uma série de decisões ingênuas, cada uma agravando o erro anterior. Botões errados são pressionados e o desastre só piora. Às vezes, a pressão para corrigir a falha do sistema rapidamente pode levar a uma tentativa de reconfigurar toda uma matriz RAID. Os especialistas em TI normalmente não estão preparados para lidar com modos de crise ou técnicas de recuperação de dados. Assim como um bom médico é treinado para prolongar a vida, o habilidoso especialista em computação é treinado para manter o sistema funcionando. Quando um paciente morre, o médico recorre a outras pessoas, como enfermeiras ou conselheiros, para lidar com a situação. Quando ocorre uma perda significativa de dados, o especialista em TI recorre ao profissional de recuperação de dados.
Os especialistas em recuperação de dados são solucionadores de problemas inovadores. Muitas vezes, aplicar o bom senso básico, quando ninguém mais está em posição de aplicá-lo, é o início da jornada de recuperação de dados. O especialista em recuperação de dados conta com uma vasta experiência, juntamente com uma atitude de “nunca diga morrer” e um kit de ferramentas abrangente de procedimentos de solução de problemas. Os resultados de recuperação bem-sucedidos dependem de uma combinação de logística inovadora, solução de problemas aplicada e “triagem tecnológica”, o processo de estabilização rápida de um sistema afetado, análise e tratamento de suas lesões e preparação para a cirurgia. O processo de triagem estabelece prioridades, como identificar quais arquivos são necessários primeiro ou quais são absolutamente vitais para o funcionamento do negócio, e determina se os arquivos podem ser recuperados em formatos menos estruturados (como texto simples), o que pode ser desejável quando o tempo é da essência.
A arte e a ciência da recuperação profissional de dados podem significar a diferença entre o sucesso ou o fracasso de um negócio. Antes que esse nível de intervenção seja necessário, no entanto, os usuários podem tomar medidas para garantir que a probabilidade de uma perda desastrosa de dados seja minimizada.
Central para qualquer plano de tecnologia de negócios é um procedimento regular de simulação de incêndio. Rotinas de backup podem estar em vigor, pessoal pode ser atribuído a funções específicas, hardware e software podem ser configurados, mas se o usuário não tiver certeza absoluta de que tudo está funcionando como deveria, um evento de perda de dados é inevitável. Ter backups adequados, testados e atualizados é crucial. Uma falha de hardware não deve ser agravada por erro humano – se a unidade com falha for crítica, o trabalho de lidar com ela deve ser deixado para um profissional de recuperação de dados.
Assim como os desastres de perda de dados estão enraizados em uma combinação de falha mecânica e erro humano, a solução de recuperação de dados também reside em um casamento criativo de tecnologia e humano. A filosofia por trás da recuperação de dados bem-sucedida é que a tecnologia é algo a ser usado por humanos, não algo que usamos.
Última atualização em 1 de janeiro de 2023