A madeira plástica é um material feito de plástico que imita o aspecto e a textura da madeira natural. Ela é produzida através da moldagem de plástico em formas que reproduzem a aparência de madeira, e pode ser usada em uma variedade de aplicações, como na fabricação de móveis, decks, rodapés e outros produtos de construção.
A madeira plástica tem várias vantagens em comparação com a madeira natural. Ela é mais resistente à água e às intempéries, e não apodrece, se desgasta ou se deforma como a madeira natural. Além disso, a madeira plástica é mais durável e requer menos manutenção do que a madeira natural. No entanto, a madeira plástica também tem algumas desvantagens. Ela pode ser mais cara do que a madeira natural e pode ser menos resistente à deformação e ao impacto.
Com o ressurgimento da tendência de reciclagem, as pessoas estão procurando maneiras de reciclar o plástico. Ao contrário do papel, esses materiais poliméricos demoram muito para se desintegrar. Como resultado, eles acabam como lixo e adicionam um fardo aos nossos aterros transbordantes. Eles são ainda mais sinistros quando se desintegram. Materiais como sacolas plásticas se degradam e se dissolvem em seus constituintes químicos que se misturam com o metano do lixo. O composto tóxico formado penetra no solo e nas águas subterrâneas para se combinar com as águas subterrâneas. Como você provavelmente sabe, a maior parte de nossas necessidades de água vem de águas subterrâneas. Misturado com o composto plástico-metano, a água subterrânea é poluída e torna-se insegura.
Para evitar ou pelo menos minimizar esse risco, a população está incentivando o uso de plástico no artesanato e em outros métodos de reciclagem. Você provavelmente já viu estatuetas de plástico, recipientes reciclados e outras coisas de plástico reciclado. Mas há um uso para plásticos reciclados que poucas pessoas conhecem: como madeira plástica. Os materiais poliméricos têm sido explorados como substitutos da madeira desde 1994. Um dos primeiros projetos usando madeira plástica incluiu a substituição de dormentes de madeira usados em ferrovias. Desde então, a maioria dos laços em estações de trem e metrôs foram substituídos por laços de plástico. No entanto, a ideia não é exclusiva da América. Na Ásia, o Japão usa gravatas feitas de materiais compósitos há anos. Esses materiais incluem espuma de poliuretano virgem e reforço de vidro. Isso torna seus trens mais rápidos, mas mais silenciosos.
As madeiras plásticas são melhores do que a madeira natural? De certa forma, as madeiras plásticas acabam sendo melhores do que as madeiras naturais em aspectos-chave. Há pouca ou nenhuma desvantagem em usar esses substitutos de plástico quando comparados à madeira natural. Como material natural, a madeira é forte e elástica. Infelizmente, para manter sua qualidade, os materiais de madeira precisam de manutenção e substituição regulares. Os dormentes de madeira usados nas ferrovias devem ser substituídos após sete anos. Enquanto isso, estima-se que esses plásticos durem 20 anos, mesmo sem manutenção regular.
O benefício das madeiras plásticas não termina aí. As madeiras de plástico são mais baratas e mais acessíveis do que a madeira natural. Esses plásticos não são propensos a apodrecer, lascar e rachar. Os materiais poliméricos usados em madeiras plásticas são mais densos, mais à prova de graffiti, resistentes a manchas e repelentes de insetos do que a madeira. Além disso, as madeiras de plástico também são ecologicamente corretas. Ao contrário do uso de madeira, nenhuma nova árvore é cortada apenas para fazer madeira plástica. Esses novos tipos de madeira são feitos de recipientes de plástico usados, como os usados para xampus e jarras de leite. Em retrospecto, as madeiras plásticas também reduzem o desperdício de plástico. Deste ponto de vista, as madeiras plásticas são um uso eficiente e econômico de plásticos.
Última atualização em 6 de janeiro de 2023