Do que são feitos os capacetes de moto?

Do que são feitos os capacetes de moto?

Por muitos anos, os capacetes para motociclistas foram feitos principalmente de dois tipos de material: plástico rígido moldado e fibra de vidro. No entanto, a tecnologia do capacete avançou exatamente como a tecnologia de todo o resto. Agora você pode encontrar capacetes feitos de materiais mais exóticos, como fibra de carbono e Kevlar.

Mas não há nada de errado com os capacetes tradicionais de plástico e fibra de vidro, e cada um tem seus próprios benefícios. O importante é encontrar a melhor combinação de conforto, peso, proteção e custo para o tipo de pedalada que você pratica.

Capacetes de plástico ainda são os mais comumente encontrados. Eles usam um plástico especialmente projetado que resiste bem a impactos pesados, especialmente do tipo associado a acidentes de motocicleta. Eles são projetados para oferecer um bom equilíbrio de força e peso. Esses capacetes têm uma espessa camada de enchimento de espuma sob o plástico, projetada para esmagar no impacto e, portanto, absorver parte da força que, de outra forma, seria absorvida pela cabeça. Eles também são geralmente os capacetes mais baratos para comprar.

Os capacetes de fibra de vidro para motocicletas oferecem uma excelente combinação de resistência e flexibilidade e estão se tornando cada vez mais populares entre todos os tipos de motociclistas. As conchas externas são feitas de fibra de vidro laminada e projetadas para absorver o máximo possível do trauma contundente de um impacto. Eles são mais propensos a quebrar e rachar do que o plástico, mas essa “fragilidade” é o que lhe dá um efeito de “amortecedor” e, portanto, menos chance de ferimentos graves. Embora os capacetes de fibra de vidro tendam a ser mais caros do que os capacetes de plástico, eles também são muito mais leves e confortáveis ​​de usar, especialmente em passeios longos ou quentes.

Os capacetes de fibra de carbono são relativamente novos e são usados ​​principalmente em capacetes de corrida, onde a proteção extrema, a leveza extrema e o custo correspondentemente alto são justificados. As fibras de carbono são produzidas pelo aquecimento da fibra acrílica para aumentar consideravelmente sua rigidez e resistência, mantendo-se muito leve. Este tipo de compósito pode produzir a resistência do metal em uma unidade muito leve. Estas são as características de um capacete de bicicleta de alta qualidade ao melhor preço.

O Kevlar, por outro lado, é feito pegando um polímero, dissolvendo-o em um solvente e usando as fibras extraídas resultantes para fiar os fios. Por si só, o Kevlar não tem a força protetora da fibra de carbono. Mas quando combinado com fibra de carbono para produzir um laminado, o resultado é um material três vezes mais forte que o Kevlar sozinho. Este é realmente o melhor dos dois mundos, mas também resulta em um capacete muito caro que é justificado apenas para pilotos profissionais.

Independentemente do material, custo, aparência, peso ou qualidade do capacete que você escolher, lembre-se de que usar qualquer capacete de moto é melhor do que esgotar. Encontre um que esteja dentro do seu orçamento e que se encaixe confortavelmente em você. Considere-o um grande investimento que pode literalmente salvar sua vida.

Última atualização em 21 de fevereiro de 2023

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Article

Plásticos, fontes para animais de estimação e onde estão os verdadeiros perigos

Next Article
Refletor em materiais de sinalização rodoviária: plástico corrugado

Refletor em materiais de sinalização rodoviária: plástico corrugado




Related Posts