Desvantagens dos móveis de plástico exploradas

Desvantagens dos móveis de plástico exploradas

O número de pessoas que optam por móveis de plástico em vez de formas tradicionais de móveis (como madeira) tem aumentado recentemente. Eles fazem isso em busca de uma variedade de benefícios que os plásticos oferecem. Aqui, estamos analisando coisas como o custo significativamente menor associado ao plástico; é relativamente leve assim como o fator ambiental, onde se afirma que fazer móveis de plástico “não envolve cortar árvores”. Também costuma-se dizer que os móveis de plástico são móveis de “baixa manutenção” (é muito fácil de limpar, por exemplo) e que, devido à notável maleabilidade do plástico, os móveis que tendem a sair dele podem ser feitos de qualquer maneira de formas esteticamente atraentes.

Agora, embora não haja como negar que os móveis de plástico têm todas essas vantagens, também é importante notar que existem várias desvantagens nos móveis de plástico. Ao decidir optar por móveis de plástico ou móveis tradicionais, é importante levar em consideração também essas desvantagens.

Uma decorre do fato de que móveis de plástico tendem a não ter longevidade, com tendência a rachar ou desmoronar após um período de uso notavelmente curto. Isso parece acontecer independentemente de quão bem cuidado esteja o móvel em questão. E por causa desse fato, muitas vezes é apontado que comprar móveis de plástico pelo baixo custo a que está associado o torna sujeito ao ditado comum “compre barato, compre duas vezes”. Isso porque durante o tempo que você pode estar com uma única cadeira de madeira bem conservada, pode acabar precisando usar três cadeiras de plástico. O resultado final é que, cumulativamente, gasta-se mais em móveis de plástico do que em móveis de madeira, apesar do menor custo por item dos móveis de plástico.

Em segundo lugar, o plástico tende a carecer de elegância. É verdade que, devido à notável maleabilidade do plástico, é fácil moldá-lo em várias formas esteticamente apelativas, mas, em última análise, este tipo de mobiliário tende a parecer carente de ‘carácter’ ou ‘elegância’. Isso é especialmente verdadeiro quando comparado a, por exemplo, móveis de madeira.

Em terceiro lugar, para os ambientalmente conscientes, existe o fato de que o plástico, como material para fabricação de móveis, é muito prejudicial ao meio ambiente. Agora, se é verdade que os defensores dos móveis de plástico afirmam que uma de suas vantagens é a compatibilidade ambiental (já que sua fabricação não envolve corte de árvores), o outro lado da moeda é que o plástico é um material não biodegradável. Acontece que o impacto ambiental do corte de árvores para fazer móveis de madeira pode ser mitigado com bastante facilidade simplesmente plantando mais árvores. Mas há muito pouco que possa mitigar o impacto ambiental que o plástico tem no meio ambiente. Afinal, o plástico é, em sua maior parte, um material não biodegradável que provavelmente continuará a exercer efeitos prejudiciais sobre o meio ambiente por milhões de anos.

Última atualização em 28 de dezembro de 2022

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Article

Qualcomm Snapdragon 888 Plus tem os primeiros detalhes revelados

Next Article

O que há nas TVs mais completas para filmes e séries?




Related Posts