Desempenho e Sustentabilidade: As Novidades Imperdíveis em Resinas e Aditivos na NPE2018





Formulações Especiais em Plásticos



Formulações Especiais em Plásticos

As formulações especiais que se concentram em aplicações específicas e oferecem um processamento mais eficiente, e, em muitos casos, sustentabilidade, são temas chave na ampla gama de novos materiais e aditivos que serão exibidos na NPE2018. Espere ver diversos compostos de engenharia personalizados e TPEs voltados para os setores automotivo, elétrico/eletrônico, bens de consumo, industrial, construção civil, saúde e manufatura aditiva.

Poliolefinas avançadas e bioplásticos para embalagens flexíveis e rígidas sustentáveis também serão destaque. Além disso, haverá novos bioplásticos e compostos engenheirados com reciclagem pós-consumo (PCR) para aplicações estruturais, automotivo, eletrônicos e produtos de consumo. Composições especiais de PVC para construção civil e PP reforçado com fibra de vidro curta e longa para o setor automotivo também estarão presentes, assim como alguns produtos intrigantes de acrílico e compostos de purga mais eficientes. Espere ver novos materiais para impressão 3D também.

Termoplásticos reforçados são o tema de um novo guia para substituir metais em uma ampla gama de aplicações.

Em aditivos, procure um agente nucleante e modificador para copolímeros de impacto de PP, e masterbatches de aditivos para melhorar a resistência a riscos e marcas em PP preenchido automotivo e TPO; modificadores de impacto para TPEs; e um agente de expansão e compatibilizante direcionado para nylon reforçado e ligas de PE/nylon reciclado, respectivamente. Também estarão disponíveis estabilizadores e modificadores para resinas de engenharia e ligas de poliéster. Espere avanços em silicatos naturais como retardantes de chama para fios e cabos, novos colorantes para bioplásticos e um masterbatch preto que rivaliza com o negro de fumo em nylon reforçado com vidro.

PLÁSTICOS DE ENGENHARIA ESPECIALIZADA

A RTP Co. apresentará uma gama de novas aplicações feitas com seus compostos termoplásticos de engenharia. Os engenheiros da RTP apresentarão o guia “7-Steps: A Metal-to-Plastic Conversion Guide”, um guia para uma conversão bem-sucedida de peças de metal para plástico. A RTP possui uma vasta experiência na utilização de compostos termoplásticos preenchidos para substituir metal em uma ampla gama de aplicações.

Novidades também incluem uma seleção de ligas termoplásticas que demonstram resistência à abrasão comparável à UHMWPE, mas são projetadas especificamente para moldagem por injeção. A série Abrasion Resistant Alloys da RTP está disponível em várias combinações de resinas e aditivos para proporcionar funcionalidades adicionais, como resistência ao desgaste e fricção, retardância à chama e condutividade.

A Lehvoss North America focará sua exibição em soluções materiais personalizadas e suas capacidades crescentes em compostagem customizada, manufatura aditiva e masterbatches. A série Luvocom 1114, baseada em PEKK resistente a altas temperaturas, é projetada para proporcionar propriedades tribológicas e térmicas excepcionais. Diz-se que oferece várias vantagens em aplicações tribológicas (desgaste) em comparação com outros polímeros de alta temperatura, como PEEK. As características de desgaste e fricção da linha Luvocom 1114 supostamente exibem uma curva baixa e particularmente uniforme até 165°C (329°F), além de uma alta temperatura de deflexão térmica.

A Ascend Performance Materials lançará as últimas adições à sua família de nylon 66 Vydyne: a série XHT de compostos resistentes a calor extremo. Diz-se que representam uma mudança significativa no portfólio de resistência ao calor da Ascend, a série estreará com dois graus para aplicações automotivas exigentes, capazes de suportar exposição prolongada a 210°C (410°F) e 230°C (446°F).

MAIS TPES PERSONALIZADOS EMERGEM

A Kraiburg TPE apresentará suas soluções TPE customizadas, incluindo novos graus e aplicações-alvo nos mercados consumidor, industrial, automotivo e médico. As inovações de produtos incluem a recém-lançada série VS/AD/HM para eletrônicos de consumo que oferece superfícies sedosas e acetinadas com alta resistência a riscos/abrasão, excelente durabilidade e resistência a produtos químicos como óleos para pele, cremes e detergentes domésticos comuns.

A série VS/AD/HM também oferece excelente adesão a termoplásticos polares, como PC, ABS, PC/ABS, PU, ASA, SAN e nylons 6 e 12. Disponível em cor natural e preta, suas aplicações incluem controles para consoles de jogos, controles remotos e fones de ouvido, brinquedos, capas protetoras para telefones móveis, tablets e embalagens de cosméticos.

Também será destaque a série FC/ht de materiais altamente transparentes para aplicações como selos de embalagens alimentícias, cabos de escovas de dentes, cápsulas de detergentes e brinquedos. Essa série de TPEs é caracterizada por sua excelente adesão ao PP, além de alto fluxo. Possui uma sensação suave, não pegajosa e, devido à sua alta transparência, é adequado para aplicações que requerem pigmentação personalizada ou cores vibrantes.

Novas resinas de PE e outras inovações recentes estão permitindo que embalagens de alimentos com barreira de umidade e oxigênio passem de estruturas não recicláveis para estruturas compatíveis com a reciclagem.

A Elastron, da Turquia, uma produtora e comercializadora global de TPEs há mais de 35 anos, planeja abrir uma sede norte-americana em Gainesville, Ga. No ano passado, a empresa anunciou uma parceria com a distribuidora de termoplásticos M. Holland Co. para fornecer uma fonte alternativa de TPVs e outros TPEs para o mercado norte-americano de fios/cabos. As duas empresas têm estado qualificando os TPEs da Elastron antes da nova instalação de composição de 32.000 pés quadrados em Gainesville, prevista para entrar em operação no terceiro trimestre. A instalação produzirá uma ampla gama de elastômeros termoplásticos, incluindo TPV, TPO, SBS e SEBS. A Elastron USA atenderá todos os principais mercados, incluindo automotivo, industrial, construção, médico, consumidor e E&E.

POLIOLEFINAS PARA EMBALAGENS

A Nova Chemicals demonstrará sua ferramenta computacional Bonfire para modelagem de estruturas de filmes flexíveis e sua ferramenta de modelagem computacional personalizada para tampas/fechos. Para embalagens sustentáveis, novas resinas de PE e outras inovações recentes permitem que embalagens de alimentos com barreira de umidade e oxigênio passem de estruturas multimateriais não recicláveis para estruturas compatíveis com a reciclagem. Amostras físicas serão exibidas.

Para embalagens de alimentos no e-commerce, a Nova tem trabalhado com processadores de filmes, fabricantes de embalagens e proprietários de marcas para desenvolver embalagens com a durabilidade (equilíbrio rigidez/tenacidade) e outras propriedades necessárias para suportar as exigências da cadeia de fornecimento do e-commerce.

Enquanto isso, a ExxonMobil demonstrará como criar soluções diferenciadas e destacará os seguintes produtos:

  • Uma nova família de poliolefinas avançadas.
  • Aplicações de desempenho extremo, incluindo filmes para sacos de carga pesada e embalagens de alimentos com barreira termoformada.
  • Informações sobre um novo grau de LLDPE hexeno Exceed XP que oferece filmes de coextrusão de desempenho extremo para sachês, embalagens para laminação, produtos congelados e embalagens de barreira.

Para embalagens, a SABIC destacará seus copolímeros de impacto de PP de alto fluxo Flowpact para moldagem por injeção de contêineres (alimentos e não alimentos), tampas e fechos, bem como utilidades domésticas e bens de consumo. A mais nova adição é o Flowpact FPC70 (MFR 70).

Embalagens rígidas feitas com esta resina, incluindo aplicações que podem ser enchidas a quente, dizem ter muito mais resistência à compressão do que produtos idênticos feitos com materiais de referência. Isso resulta em melhor empilhamento para melhor economia de transporte e armazenamento. O FPC70 conta com avanços na química polimérica que resultam em um material com equilíbrio entre alta rigidez, resistência ao impacto e alta HDT, diferentemente de um copolímero de impacto de PP padrão. Diz-se que permite até 10% de paredes mais finas e injeção rápida.

NOVOS MATERIAIS SUSTENTÁVEIS

Aplicações emergentes como móveis de escritório, armários de cozinha, sanitários, pias e tampas de banheiro, bem como aplicações automotivas para um novo bioplástico de engenharia serão destacadas pela Eastman Chemical Co. No ano passado, a empresa lançou o Treva, um bioplástico de engenharia que pertence à família de acetato de propionato de celulose (CAP), mas que possui uma HDT significativamente maior que o CAP padrão, tornando-o mais dimensionalmente estável e resistente à deformação.

Além disso, são importantes a baixa birrefringência para excelente desempenho óptico em displays eletrônicos e o excelente fluxo no preenchimento de paredes finas e formas complexas. Diz-se que é adequado para aplicações estruturais com boa estética — desde paredes de cozinha até móveis domésticos e de escritório — e que é durável para o uso diário. Também pode atender às necessidades dos designers de interiores automotivos que buscam superfícies e formas curvas. A excelente resistência química e capacidade de suportar óleos de pele e protetores solares o tornam adequado para sanitários de banheiro e armações de óculos, respectivamente.

A Total Corbion PLA exibirá seu portfólio Luminy PLA para as Américas. Incluídas estão uma gama de homopolímeros PLA reticulados de alto desempenho e alto calor — PLLA e PDLA — que são direcionados para aplicações que requerem durabilidade e/ou resistência ao calor. Os visitantes verão várias aplicações comerciais, incluindo cápsulas de café, saquinhos de chá, garrafas resistentes ao calor e uma travessa de alimentos termoformada com uma aparência de ardósia.

COMPOSTOS DE PURGA

A Sun Plastech lançará seu novo composto de purga UF2 para extrusão de filme soprado e fundido, bem como moldagem por injeção. Como outras classes Asaclean, o UF2 é dito permitir trocas mais rápidas, resultando em aumento de produtividade e economia de custos. Ele pode ser purgado através de uma matriz, remove eficazmente géis e contaminação de cor e carbono que não é carbonizada e possui excelente compatibilidade com PE.

É recomendado para trocas de cor e material, limpeza de câmara quente e desligamento/vedação. Como não funciona por reação química, não há tempo de imersão ou tempo de espera.

A Asaclean também destacará sua série N de compostos de purga química provenientes de sua aquisição da Novachem em 2015: NCR Grade (anteriormente Supernova Regular) é um composto químico de purga versátil e de alto desempenho bem adequado para trocas de cor e material para máquinas de moldagem por injeção e extrusão de termoplásticos. NCT Grade (anteriormente Supernova HT) é um composto de purga química para resinas de alta temperatura como Ultem, PEEK e LCPs que podem processar a temperaturas de até 750°F. NCF Grade (anteriormente Supernova FD) é um composto químico de purga de alto desempenho adequado para trocas de cor e material na extrusão de filmes termoplásticos, incluindo PVCs flexíveis e rígidos. E NCH Grade (anteriormente Híbrido 400) é um composto de alto desempenho que oferece os benefícios dos agentes de purga mecânica e química para trocas de cor e material na extrusão de termoplásticos e moldagem por sopro de extrusão.

NOTÍCIAS DE ADITIVOS

A Milliken & Company lançará dois novos produtos direcionados a copolímeros de impacto de PP moldados por injeção. Um é um modificador exclusivo que demonstrou melhorar o impacto e o fluxo de fusão do PP enquanto mantém a rigidez e permite a redução de espessura. O modificador também é dito permitir que a resina reciclada ofereça propriedades físicas comparáveis às dos materiais virgens. O outro novo produto é a mais recente adição aos agentes nucleantes Hyperform HPN da empresa, dito ser especificamente projetado para maximizar a rigidez dos copolímeros de impacto de PP e permitir espessuras mais finas.

A Lehvoss North America apresentará Luvobatch PA BA 1001/1002, um novo agente de expansão endotérmico que possibilita reduzir o peso dos nylons reforçados em todos os sistemas de processamento comumente utilizados.

O uso desse agente supostamente reduz a densidade em até 30%, mantém propriedades mecânicas com mínima compensação e ajuda a evitar marcas de afundamento e cavidades de contração. O uso do produto como sistema de transporte evita a delaminação em componentes sujeitos a altas tensões mecânicas, que podem surgir durante a adição de masterbatch baseado em PE ou transportadores universais.

Duas tecnologias inovadoras para aumentar o uso de poliéster reciclado em resinas de nylon (criando ligas) e melhorar os benefícios do PET reciclado serão introduzidas pela Vertellus. Uma é um compatibilizante novo para criar ligas de PET reciclado e nylon que possibilita que esses novos materiais tenham propriedades de desempenho comparáveis às do nylon virgem, mas com uma vantagem significativa em custo. A outra é uma tecnologia nova, patente pendente, para aprimorar o PET reciclado e, potencialmente, bioplásticos como o PLA. Este novo aditivo deve fornecer maior clareza e melhor desempenho com doses mais baixas.

A Tolsa, da Espanha, apresentará novos desenvolvimentos técnicos para sua linha de sinergistas retardantes de chama de alto desempenho Adins — uma gama de aditivos baseada em uma tecnologia inovadora usando silicatos naturais, oferecendo benefícios de desempenho personalizados e possibilitando substituir parte dos sistemas altamente carregados de retardantes de chama, permitindo melhor processabilidade. Os sinergistas Adins Clay funcionam com formulações padrão de fios e cabos baseadas em retardantes de chama halogenados e não halogenados (HFFR). Os sinergistas Adins são supostamente muito eficientes em sistemas HFFR baseados em EVA/PE e ATH (hidrato de alumina) e/ou MGH (hidróxido de magnésio).

Nos últimos desenvolvimentos, Tolsa confirmou vantagens-chave em outros polímeros, incluindo LSR e borrachas. O aditivo Adins Clay 80T mostrou forte impacto na liberação de fumaça e calor e está sendo comercializado em matrizes de borracha para aplicações de cabos e também em peças plásticas para trens. Em LSR, avanços significativos foram feitos com o Adins Clay 15 para fios e cabos em trens. Tolsa também está desenvolvendo aditivos para CPE para fios e cabos. Estudos preliminares mostram boa resistência ao fogo e redução de fumaça. A Tolsa espera concluir seus reajustes de formulação este ano.

A Holland Colours está destacando dois colorantes recentemente lançados. A paleta Holcobatch Natural Collection é uma opção de colorante 100% não baseada em petróleo para uso em bioplásticos. Esses colorantes possuem tanto desempenho superior de processamento quanto compatibilidade material em aplicações comerciais. Eles foram utilizados com sucesso em poliésteres como PLA e PET derivado de cana-de-açúcar. O sistema transportador não polimérico possibilita o potencial uso em outros bioplásticos também.

O Holcobatch Frost replica a aparência premium e a textura suave do vidro fosco em um material leve, menos custoso, resistente a


#Resins #Additives #NPE2018 #Spotlight #Performance #Economy #Sustainability

Última atualização em 13 de setembro de 2024

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Article

Cade investiga atuação das tradings na moratória da soja

Next Article

“Agente Nucleante Revolucionário Transforma Aplicações de PP: Descubra a Inovação que Muda o Jogo!”




Related Posts