Descubra as Novas Tendências: Preços de PE e PVC Estáveis, Queda no PS e Alta para PP e PET!





Preços dos Termoplásticos em Agosto: Análise e Perspectivas

Ao entrarmos em agosto, os preços dos cinco principais termoplásticos de volume de commodities mostram uma variação mista: três estão tendendo a cair devido a uma combinação de preços mais baixos das matérias-primas, menor demanda doméstica e global, e um equilíbrio geralmente melhor entre oferta e demanda. Os outros dois estão subindo devido à pressão dos preços das matérias-primas e à escassez de resina. A incerteza em relação à atividade tarifária e ao que esta temporada de furacões pode trazer são dois fatores que pesam sobre se essas tendências de preços alterarão sua trajetória.

Aqui está um resumo de cada um, de acordo com consultores de compras da Resin Technology, Inc. (RTi); o CEO Michael Greenberg da The Plastics Exchange; e o PetroChemWire (PCW).

Preços dos Termoplásticos em Agosto: Análise e Perspectivas

Polietileno (PE)

Os preços aparentaram permanecer estáveis em julho, embora os fornecedores ainda estivessem tentando implementar um aumento atrasado de 3¢/lb, e alguns fabricantes haviam anunciado um aumento de 5¢/lb para agosto em resinas PE especiais, incluindo EVA, de acordo com Dave Barry, editor sênior do PCW. Mike Burns, vice-presidente de mercados de PE da RTi, observou que essa intenção de implementar um aumento de preço persistia apesar de fatores do mercado contrário, como preços globais mais baixos de PE, altos estoques domésticos, demanda global fraca e preços estáveis ou em queda do petróleo.

Burns aventurou que preços de exportação mais baixos e demanda global fraca atrasariam, se não negariam, novos aumentos de preços em agosto e setembro. Quanto aos preços do quarto trimestre, ele aconselhou acompanhar as tendências dos preços do petróleo: “Preços mais baixos do petróleo e demanda global fraca podem acabar com os aumentos de preços contínuos do ano passado. O clima será o último motor entrando nesse trimestre”. Burns observou que as interrupções no fornecimento causadas pelo Furacão Harvey em agosto de 2017 mantiveram os preços altos até maio de 2018. Enquanto isso, os preços do monômero de etileno spot caíram novamente para abaixo de 15¢/lb—abaixo do mínimo de 2017. Contribuindo para os altos suprimentos, estava o início do novo cracker de etileno da ExxonMobil no final de julho.

PCW relatou preços spot de PE como estáveis a mais baixos, observando que a disponibilidade continuou a melhorar para a maioria dos graus de PE, exceto para alguns, como PEAD sopro e PEAD filme de alta resistência molecular, que foram caracterizados como equilibrados a apertados. Greenberg relatou que o comércio de PE spot foi muito ativo com preços estáveis e notou: “Os produtores às vezes foram vocais em sua tentativa de finalmente implementar seu antigo aumento de 3¢/lb, mas suas ofertas abundantes de downgrade prime sugerem o contrário. Há boa disponibilidade geral de PE, e enquanto os embarques de exportação cresceram para novos recordes e seu ritmo está acelerando, a nova capacidade geralmente excedeu a demanda.”

Polipropileno (PP)

Os preços em julho mantiveram-se estáveis em relação a junho, em linha com os contratos de monômero de propileno. Os preços em agosto provavelmente seriam estáveis a mais altos, dependendo de onde vai o preço do contrato de monômero, de acordo com Scott Newell, vice-presidente de mercados de PP da RTi.

No final de julho, Barry do PCW relatou que os preços spot do monômero de propileno estavam subindo, assim como os preços spot do PP, que foram impulsionados tanto pelos preços crescentes do monômero quanto pela oferta geral apertada. Tanto PCW quanto Newell notaram que a lacuna entre os preços do mercado de ampla especificação e do mercado prime era mais ampla do que o normal—quase 10¢/lb versus os habituais 3-7¢, à medida que ofertas prime com desconto desapareceram. Ambas as fontes viram alívio de preços em agosto como improvável.

Newell disse que um problema-chave com o monômero de propileno é que não há uma reserva de oferta para isolar contra eventos adversos. Além de interrupções não planejadas em algumas plantas de propileno, dois fatores chave estão contribuindo para a escassez: a vantagem do etano nas refinarias, que se traduz em rendimentos mais baixos de propileno, e o volume muito alto de exportações de monômero. “Se algo permitirá uma diminuição nos preços de PP, é a destruição da demanda”, comentou Newell.

Barry do PCW relatou que os preços das importações de PP em julho eram atraentes no papel, mas o interesse de compra era limitado, possivelmente devido a longos prazos de entrega. Newell, no entanto, previu que as importações de PP de menor custo provavelmente aumentariam em agosto e setembro: “É difícil neste momento projetar se é isso que será necessário para ver um alívio de preços.” Ele caracterizou a demanda de PP como “mantendo-se bem” mas esperava alguma destruição de demanda.

Poliestireno (PS)

Os preços caíram 3¢/lb em julho e provavelmente permaneceriam estáveis em agosto, de acordo com Robin Chessier, vice-presidente de mercados de PE, PS e nylon 6 da RTi. Barry do PCW relatou preços spot de PS como estáveis a mais baixos em meio a indicações de demanda downstream mais lenta do que o esperado. Tanto PCW quanto Chessier caracterizaram a oferta de PS como equilibrada e a disponibilidade de monômero de estireno como adequada. Segundo o PCW, os custos de produção implícitos de estireno com base em uma fórmula de 30/70 de etileno spot e benzeno aumentaram 1¢/lb para 31.7¢.

Chessier observou que os preços do benzeno não reagiram como se esperava quando os preços do petróleo subiram, mantendo-se em vez disso na faixa de $2.85-2.95/gal. Como resultado, era incomum não ter visto um aumento de preço de PS anunciado para agosto, diz ela. Ela achava que os preços do PS poderiam permanecer estáveis até agosto e setembro, em parte porque este é o início da desaceleração sazonal na demanda pelo mercado doméstico de PS. Uma coisa que poderia mudar a perspectiva de preços do PS seria se os preços do benzeno subissem acima de $3/gal. “Outro grande catalisador em setembro será se a administração de Trump removerá as tarifas sobre produtos químicos e plásticos conforme solicitado pelo ACC (American Chemistry Council) em 25 de julho,” explica Chessier.

Policloreto de Vinila (PVC)

Os preços em julho mantiveram-se estáveis e provavelmente permaneceriam assim tanto em agosto quanto em setembro, de acordo com Mark Kallman, vice-presidente de mercados de PVC e resinas de engenharia da RTi. Ele observou que não houvera pressão de preços das matérias-primas. Os preços do etileno estavam muito baixos e os preços do cloro eram relativamente estáveis.

Donna Todd, editora sênior do PCW, relatou que embora os preços dos contratos de etileno de junho (que se esperava afetar os preços do PVC em julho) tenham subido 1,5¢/lb, o novo cracker de etileno de 3,3 bilhões de lb/ano da ExxonMobil havia começado a operar, tornando-se a segunda unidade de oleofinas desse tamanho a entrar em operação este ano.

Tanto Kallman da RTI quanto Todd do PCW relataram que os fornecedores de PVC têm expandido a produção para aproveitar os baixos custos do etileno. Kallman observou que a demanda doméstica aumentou, reduzindo os estoques dos fornecedores e resultando em um mercado bem equilibrado. Ele alertou que “a atividade tarifária” trouxe um certo grau de incerteza em termos de fluxo comercial. E Todd do PCW relatou: “Mais e mais mercados estrangeiros estão sendo fechados para o PVC dos EUA devido a medidas antidumping ou tarifas. A Índia impôs medidas antidumping sobre o PVC dos EUA em 2014, deixando apenas a Westlake capaz de possivelmente exportar para esse mercado. A Turquia impôs tarifas adicionais de 32% sobre o PVC dos EUA em retaliação às tarifas da administração Trump sobre o aço e o alumínio importados. Isso cortou as exportações para a Turquia. A China ameaçou impor tarifas sobre o PVC dos EUA em retaliação às tarifas dos EUA, mas ainda não o fez. No entanto, os compradores lá estão evitando resinas dos EUA por medo de que tarifas possam ser impostas após eles terem encomendado as resinas, mas antes de elas chegarem. Em resposta, os preços de exportação dos EUA começaram a cair.”

Politereftalato de Etileno (PET)

Os preços do PET grau garrafa doméstico em julho estavam estáveis a 76-78¢/lb entregue no Meio-Oeste, de acordo com Xavier Cronin, editor sênior do PCW. O fornecimento foi relatado como reforçado pela reiniciada produção na antiga fábrica de PET M&G Polymers em Apple Grove, W. Va. Com capacidade de quase 805 milhões de lb/ano, a planta foi fechada em outubro passado depois que a M&G entrou com pedido de proteção contra falência. Tanto a planta quanto uma instalação de pesquisa em Ohio foram adquiridas em março passado pela Far Eastern Investment Holdings de Taiwan.

Enquanto isso, as importações de PET do México caíram em julho devido a problemas de produção nas plantas de lá. O México é a principal fonte de importações de PET. Os preços variavam de cerca de 71¢/lb entregue com direitos pagos na Costa Oeste, até 78¢/lb entregue em plantas no Nordeste.

Cronin do PCW relatou que fontes do mercado viam a possibilidade de os preços domésticos e de importação de PET aumentarem 2-3¢/lb em agosto, impulsionados pela forte demanda no setor de termomoldagem. Cronin aventurou que os preços deste mês poderiam continuar subindo se os problemas de produção no México não fossem resolvidos. Outro fator em jogo é que as importações de PET de cinco países que representam cerca de 40% de todas as importações de 2017—Brasil, Indonésia, Coreia do Sul, Paquistão e Taiwan—foram atingidas com medidas antidumping em maio, forçando os usuários finais e distribuidores a buscar suprimentos alternativos.




#Prices #Flat #PVC #PET

Última atualização em 22 de agosto de 2024

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Article

O Consumo de Carne Premium Cresce no Brasil e Cai no Gosto da Alta Gastronomia

Next Article

Na Interplast, a área Recicla Plástico demonstrará a economia circular na prática




Related Posts