Preços de Resinas na Metade do Ano: Uma Visão Geral
Entrando na segunda metade do ano, os preços de PP, PET e PE começaram a cair. Os preços de PP e PET podem ter chegado ao fundo do poço em julho, devido ao aumento sazonal de inventário no caso do primeiro e pressões ascendentes dos custos de matéria-prima no caso do segundo. Em contraste, esperava-se que os preços de PE permanecessem em queda, devido a uma queda nos preços globais e ao fornecimento abundante.
Enquanto isso, os preços de PS e PVC estavam subindo, impulsionados pelo preço da matéria-prima benzeno no caso do PS e pelas alegações de fornecimento restrito de PVC pelos fornecedores. No entanto, no caso desses dois tipos de resinas, todos os outros fatores importantes apontavam para preços estáveis ou em queda.
Preços de PE: Estáveis a Baixa
Os preços do polietileno (PE) foram esperados cair no período de junho a julho, apesar da tentativa dos fornecedores de aumentá-los em 3¢/lb em junho, após implementação semelhante em maio. Os fornecedores atrasaram o aumento de 3¢/lb para julho. No entanto, Mike Burns, vice-presidente de PE da RTi, disse que os preços tinham uma boa chance de cair 3¢/lb em julho, seguidos por preços estáveis neste mês. “Os preços globais caíram, os preços de exportação caíram e os preços domésticos terão que acompanhar a faixa de preços globais”, afirmou Burns.
David Barry, editor sênior do emPCW, também esperava uma queda de 3¢ em julho. Citando dados da indústria até maio, Barry observou que as vendas domésticas de PE aumentaram 2,4% no acumulado do ano, e os volumes de exportação aumentaram mais de 50%, enquanto as taxas de produção subiram 7%.
Mercado de PE no Momento
Barry também relatou que os preços de PE à vista continuaram a cair, atingindo os níveis mais baixos desde 2009. Michael Greenberg, CEO da Plastic Exchange, informou que o mercado de PE à vista terminou junho um tanto lento, contrastando com os primeiros cinco meses, que viram volumes bem acima do mesmo período em 2018. “Como um todo, junho foi o mês de negociação mais leve do ano, com um sentimento negativo desacelerando as compras dos processadores, o que pesou nos preços”.
Preços de PP: Em Queda por Enquanto
Os preços do polipropileno (PP) em junho caíram 3,5¢/lb em conjunto com os contratos de monômero de propileno, de acordo com Scott Newell, vice-presidente de mercados de PP da RTi, David Barry do PCW e Michael Greenberg da Plastic Exchange.
Barry observou que os preços spot de PP estavam estáveis a menores em meio à queda dos custos de monômero e à demanda doméstica insuficiente. “As vendas domésticas foram robustas em abril-maio, mas a queda nos preços da resina e os dados fracos de manufatura fizeram os processadores se moverem cautelosamente em novas compras.”
Disponibilidade e Atividade de Compra de PP
Barry caracterizou a disponibilidade de PP spot como decente, mas com atividade de compra relativamente tranquila após um movimentado março e abril. Scott Newell, da RTi, que previu uma queda mais acentuada para os preços dos monômeros e do PP, baseada em uma queda de 8¢/lb nos preços spot, observou que a demanda tem sido fraca, com um pequeno aumento em maio e o PP spot fortemente descontado.
Comentando sobre o mercado spot de PP, Greenberg relatou que a negociação de PP à vista estava melhorando. “Os processadores aproveitaram as ofertas bem precificadas, mas facilmente se afastaram dos preços pedidos relativamente altos quando apresentados. Os estoques a montante são os mais baixos que vimos nos doze anos que acompanhamos.”
Preços de PS: Subindo por Enquanto
Os preços do poliestireno (PS) ficaram estáveis em junho, mas a pressão crescente estava se desenvolvendo para julho, à medida que os preços spot de benzeno subiram para $3/gal. Tanto David Barry do PCW quanto Robin Chesshier, vice-presidente de PE, PS e mercados de nylon 6 da RTi, esperavam que os preços de PS subissem vários centavos se os preços dos contratos de benzeno em julho se fixassem em $3/gal ou mais, em comparação com $2,34/gal. Chesshier viu potencial para um aumento de preço sem precedentes de 7-8¢/lb para PS, enquanto Barry previu um aumento mais próximo de 3-4¢/lb.
Análise de Demanda e Oferta de PS
Os preços domésticos de PS ganharam um total de 4¢/lb desde o início do ano. Isso ocorreu apesar da demanda insuficiente, que ficou atrás de 2018, mesmo para o período de demanda sazonal mais alta. Chesshier observou que o aumento do benzeno estava sendo impulsionado por fornecimento restrito tanto no mercado doméstico quanto nas exportações – o último devido a uma seca na região do Canal do Panamá, que resultou em preços mais altos de transporte. Também notável é que os preços spot de monômero de estireno não se moveram, devido à demanda fraca aqui e no exterior, incluindo uma queda de quase três dígitos na demanda apenas na Europa.
Preços de PVC: Estáveis a Altos
Os preços do PVC ficaram estáveis em maio e bem no meio de junho, mas os fornecedores ainda estavam postando um aumento de 2¢/lb em junho, de acordo com Mark Kallman, vice-presidente de PVC e resinas de engenharia da RTi, e a editora sênior do PCW, Donna Todd. Kallman aventurou que os preços de julho poderiam ficar estáveis ou aumentar até 1¢/lb, à medida que os fornecedores pressionavam para implementar aumentos de preços atribuídos a fornecimento restrito causado por paradas de produção planejadas e não planejadas. A produção doméstica caiu 2,6% até maio.
Fatores que Influenciam os Preços de PVC
No entanto, todos os outros indicadores de mercado se opuseram a um aumento: a demanda doméstica caiu 3,7% em relação a 2018, embora as exportações tenham aumentado 1,44%. Os inícios de construção em maio foram inferiores aos do ano anterior, e a temporada de construção em geral foi lenta para começar, observou Kallman. Além disso, ambos também disseram que o preço do contrato de etileno de junho foi novamente esperado para cair. As quedas nos preços do etileno desde o outono passado até maio totalizaram 9,5¢/lb, o que representaria uma queda de cerca de 4,56¢/lb na molécula de PVC, de acordo com Todd.
Ambos também questionaram a outra justificativa dos fornecedores para um aumento de preço – preços de exportação crescentes. “Como somente cerca de 30% da produção de PVC dos EUA vai para o mercado de exportação, até mesmo alguns fornecedores confidenciaram que isso não deveria ser capaz de elevar o mercado doméstico”, relatou Todd do PCW.
Preços de PET: Em Queda, mas Não por Muito Tempo
Os preços da resina PET estavam na faixa dos 50¢/lb no final de junho, uma queda de 10¢ em relação a maio. A queda foi impulsionada principalmente pelos menores custos de matérias-primas e pelo fornecimento abundante de PET importado de todo o mundo, de acordo com Xavier Cronin, editor sênior do PCW. Curiosamente, as importações de resina PET em abril foram realmente menores do que em abril de 2018. Mas um excesso de importações para o sul da Califórnia, a costa leste e o meio-oeste acumulado ao longo de meses manteve um mercado de compradores.
Expectativas Futuras para PET
Ao mesmo tempo, os preços eram considerados no fundo do poço, com distribuidores apontando para custos projetados mais altos para as matérias-primas PTA e MEG em julho. Além disso, esperava-se que os preços crescentes do petróleo adicionassem pressões adicionais de preço a jusante nessas matérias-primas. Com isso em mente, esperava-se que os preços do PET em julho se recuperassem primeiro para o nível de 60¢/lb e depois outro 2-5¢/lb, dependendo se o negócio é spot ou baseado em contratos atrelados a preços mensais de matérias-primas publicadas. Os preços spot são tipicamente mais altos do que os preços contratuais, explicou Cronin.
#Prices #Polyolefins #PET
Última atualização em 2 de julho de 2024