Quando se trata de áudio excelente, não há parte de um home theater que seja mais negligenciada do que o gabinete do alto-falante. É o último elo na cadeia de som e, em última análise, controla como você ouve tudo. O gabinete do alto-falante reproduz o tom como ondas sonoras no ar que criam diferenças sutis no som. O que acontece quando você tem um alto-falante queimado em um de seus gabinetes? Você conserta ou compra um novo?
Normalmente, a resposta a essa pergunta é um sincero sim, simplesmente porque esses gabinetes foram construídos pensando nos alto-falantes. Foi para isso que eles projetaram. Pense na quantidade de matemática e engenharia necessária para construir os gabinetes com uma certa quantidade de espaço aéreo em mente. Esses gabinetes foram ajustados especificamente para os alto-falantes antigos. A instalação de outros alto-falantes não soará como os alto-falantes antigos.
Aqui está um processo passo a passo simples sobre como remover o alto-falante com defeito do gabinete e consertá-lo.
- Pegue o gabinete do alto-falante no qual você trabalhará e coloque-o na parte de trás para remover a grade do alto-falante. Algumas grades são diferentes das outras. Alguns simplesmente se encaixam no lugar, enquanto outros são presos com parafusos visíveis na lateral ou na frente do gabinete.
- Agora que você removeu a grade, remova o primeiro parafuso do alto-falante com defeito e depois o parafuso oposto ao primeiro. Todos os parafusos devem ser removidos na ordem dos pares opostos.
- Agora, liste cuidadosamente o orador para fora do armário. Ele ainda será conectado por meio de fios aos outros alto-falantes e à unidade principal. Alguns são conectados por dois fios, enquanto outros por quatro. Nunca deve chegar um momento em que você remova um alto-falante e haja apenas um fio. Se você perceber que esse é o caso, pode ter sorte e o alto-falante simplesmente foi desconectado e não desligado.
- Agora pegue os fios pendurados na parte de trás e puxe-os para fora das abas do alto-falante usando os conectores de plástico. Nunca puxe a linha em si. Você vai acabar danificando. Essas guias devem ser codificadas por cores para ajudá-lo a distinguir entre os fios positivo (vermelho) e negativo (preto). Se não estiverem, basta rotulá-los com uma caneta antes de removê-los. Tenha cuidado para não deixar os cabos caírem dentro do gabinete depois de removidos, prendendo-os nas laterais.
- Verifique novamente se o alto-falante removido está realmente queimado e morto, determinando a resistência entre as duas guias de conexão positiva e negativa. Se você obtiver uma leitura em seu medidor que seja menor que um ohm ou mais que o dobro da impedância nominal, você tem um alto-falante ruim. Se você obtiver uma leitura entre as duas zonas boas, não deve haver nada de errado com o alto-falante. Outra maneira é pressionar levemente o centro do cone do alto-falante. O alto-falante será ejetado se emitir um som de crepitação ou se não retornar à sua forma original.
- Agora que seu novo alto-falante está pronto, você precisará reconectar os fios empurrando os conectores para a aba correspondente. Coloque o alto-falante no orifício de montagem e substitua os parafusos pelo mesmo par oposto usado anteriormente.
- Por fim, você apertará todos os parafusos, recolocará a grade e retornará o gabinete do alto-falante à sua posição vertical.
Última atualização em 1 de janeiro de 2023