Compreensão dos bioplásticos. Um guia para termos de reciclagem

Compreensão dos bioplásticos.  Um guia para termos de reciclagem

Explicação de termos comuns

Existem quatro categorias principais que muitas vezes são confundidas ou mal utilizadas quando se trata de resíduos de plástico ou alimentos:

Degradável

Biodegradável

Compostável

Reciclável

Também incluímos uma explicação sobre produtos oxodegradáveis.

Degradável

São plásticos ou polímeros tecnicamente “degradáveis”, ou seja, podem ser decompostos (com um martelo ou por um processo químico). Estes são à base de petróleo e não se decompõem em um aterro sanitário, a menos que sejam expostos ao calor ou à luz solar, ou seja, se você os enterrar em um aterro sanitário, eles não se decompõem.

Talheres de plástico

Além disso, os subprodutos químicos produzidos por estes não podem ser colocados com resíduos biodegradáveis ​​ou compostáveis, pois estes têm a capacidade de contaminar lotes inteiros de biomateriais.

Exemplo: Garfos de plástico, garrafas de leite e sacolas plásticas descartáveis ​​de polietileno de alta densidade (HDPE) e polietileno de baixa densidade (LDPE) usadas para fazer embalagens plásticas, sacolas plásticas grossas e brinquedos.

Produto recomendado: talheres descartáveis ​​de madeira de bétula ou sacos reutilizáveis.

Biodegradável

São plásticos/polímeros que contêm aditivos que aumentam sua capacidade de degradação mais rápida nas condições adequadas de presença de oxigênio. Esses aditivos permitem que microorganismos como bactérias, fungos ou mesmo vermes consumam o material, decompondo-o em água, dióxido de carbono (retornando assim à terra para completar seu ciclo natural de carbono) e biomassa, outro nome para matéria orgânica.

Esse termo, no entanto, tornou-se confuso, pois embora os produtos biodegradáveis ​​tecnicamente se decomponham mais rapidamente, ainda pode levar meses ou vários anos para que esse processo ocorra. Isso pode tornar enganosa a escolha de produtos com o rótulo biodegradável. Dica: Procure um fabricante transparente que indique quanto tempo leva para que seus produtos se degradem. Envirochoice Fresh View Container

Os produtos biodegradáveis ​​também têm o potencial de liberar metano (um gás de efeito estufa prejudicial) se descartados em um aterro sanitário, o que significa que é extremamente importante separá-los e reciclá-los em um centro de reciclagem dedicado ou colocá-los em suas lixeiras amarelas. No entanto, quando o metano é colhido adequadamente, ele pode se transformar em um recurso muito valioso (por exemplo, seu suprimento de gás natural é composto de metano).

Nota lateral: consulte “Outros pontos abaixo” para obter mais informações sobre material orgânico biodegradável.

Exemplo; bioplásticos, produtos de madeira ou papel, resíduos vegetais, borra de café.

Produto recomendado: Pratos descartáveis ​​Envirochoice.

Compostável

Estes são plásticos (também conhecidos como bioplásticos) que se decompõem em “ouro negro” ou fertilizante rico em nutrientes sob as condições controladas corretas. Em vez de petróleo ou polímeros, são feitos de matéria orgânica já considerada “biomassa”, como milho ou óleos vegetais, e não contêm aditivos químicos.

De acordo com os padrões australianos, um produto pode ser rotulado como ‘compostável’ se 90% dele for biodegradável dentro de 180 dias após a compostagem.

O que não é amplamente conhecido é que para completar completamente este ciclo de compostagem, os bioplásticos devem ser compostados em uma instalação de compostagem industrial (como esta). Essas estruturas fornecem a temperatura, umidade e rotação constante necessárias para facilitar a quebra.envirocups-soup-and-double-wall-cups

Embora você possa compostar esses produtos em casa, é improvável que eles se decomponham com sucesso em fertilizantes utilizáveis.

Exemplo: recipientes de bioplástico, xícaras de café à base de plantas, restos de frutas e vegetais.

Produto recomendado: Copos e tigelas Envirochoice enviro.

Plástico oxidegradável

Esses plásticos que contêm um aditivo especial projetado para quebrar em condições ricas em oxigênio, calor e luz solar. Eles também não emitem metano à medida que se degradam.

O processo de degradação (aproximadamente 18 meses) é um tanto único, pois, embora os produtos oxodegradáveis ​​sejam feitos de plásticos/polímeros, uma vez expostos ao oxigênio, eles se tornam quebradiços e se decompõem em uma forma que pode ser ingerida por microorganismos e eventualmente se transformam em dióxido de carbono e biomassa como produtos biodegradáveis.

No entanto, há um debate considerável sobre se os plásticos oxodegradáveis ​​devem ou não ser reciclados com produtos biodegradáveis, pois alguns afirmam que eles têm a capacidade de influenciar o processo de degradação biológica desses produtos.

Exemplo: canudos oxodegradáveis.

Produto recomendado: canudos oxo-degradáveis ​​estão chegando! Subscreva a nossa newsletter ou visite a nossa página do Facebook para se manter atualizado.

Reciclável

Estes são produtos que podem ser reciclados em novos itens se colocados na lixeira amarela.

Exemplo: vidro, papel, plástico e metais. Saiba mais sobre o que pode reciclar aqui.

Reciclado

Estes são itens que foram feitos de itens que eram outra coisa.

Exemplo: lancheiras de plástico, recipientes de papelão

Produto Recomendado: Embalagem Ambiental Reciclada Fresh View.

Outros pontos a serem observados em relação à reciclagem/compostagem:

Matéria orgânica como restos de comida e borra de café emitem gás metano (25 vezes mais tóxico que o dióxido de carbono) quando privados de oxigênio em um aterro sanitário. É aqui que o seu composto de jardim é útil!

Em caso de dúvida, deixe-a de fora. Se você não tem certeza se seu item pode ser reciclado, é mais seguro deixá-lo fora da lixeira do que contaminar os produtos reciclados (embora possa ser pego pelos classificadores).

Recicláveis ​​incluem jornais, papéis, revistas, papelão, garrafas e potes de vidro, recipientes de plástico como garrafas de suco, leite, sorvete, margarina e iogurte, alumínio incluindo latas de bebidas e bandejas de alumínio e latas de aço.

Embrulhe os sacos plásticos macios e leve-os a um centro de reciclagem.

Algumas coisas, como tampas de garrafas de plástico ou facas e garfos de plástico, não podem ser recicladas porque são muito pequenas para os classificadores, mas você pode colocá-las em um recipiente de plástico maior.

Sempre limpe seus recicláveis ​​antes de jogá-los fora e remova as tampas. Líquidos e ar preso podem retardar o processo de reciclagem.

Você pode reciclar caixas de leite/soja na maioria das instalações. Certifique-se de enxaguá-los, secá-los e alisá-los.

A maneira mais fácil de reciclar é não precisar! Tente integrar ao máximo produtos reutilizáveis ​​em sua vida, como sacolas de tecido e garrafas de água de aço inoxidável.

Última atualização em 21 de fevereiro de 2023

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Article
Como um plano de marketing personalizado para um cirurgião plástico irá fortalecer sua marca e aumentar as vendas

Como um plano de marketing personalizado para um cirurgião plástico irá fortalecer sua marca e aumentar as vendas

Next Article

Qualcomm lança nova geração de chips para smartwatch




Related Posts