Ao investir em móveis de jardim de qualidade, faz sentido proteger esse investimento para que possa ser aproveitado por muitas temporadas. Sujeira e resíduos podem “fixar” nas molduras, a madeira pode rachar, os metais podem corroer ou furar e os tecidos podem desbotar e perder sua vitalidade. É importante manter seus móveis de jardim limpos e protegidos para evitar essas armadilhas.
Manter a mobília do pátio limpa é um aspecto importante, mas às vezes negligenciado, de proteger sua mobília. Quando você mantém seus móveis livres de detritos e os protege das intempéries, você garante que seus móveis de pátio permanecerão bonitos e funcionais por muitos anos. Antes de lavar a estrutura, remova as almofadas e os estofados antes de limpar as estruturas. (Como você limpa as almofadas e estofados dependerá do tecido. Móveis externos de boa qualidade virão com instruções explícitas – apenas certifique-se de que as almofadas e o tecido estejam completamente secos antes de usar e/ou guardar para evitar o crescimento de mofo.)
Lave os móveis uma vez por temporada. A maioria das molduras de móveis externos são fáceis de limpar com uma esponja e sabão neutro. Em alguns casos, você pode simplesmente borrifar as peças com a mangueira, mas de vez em quando é importante limpá-la bem, esfregando as áreas particularmente sujas. Você pode deixar a mobília secar ao ar ou secá-la suavemente à mão se planeja usá-la mais tarde naquele dia.
Se você possui móveis de madeira, é altamente recomendável tratá-los com um selador regularmente. Aplique o selador apenas em móveis limpos e secos, prestando atenção especial às áreas com rachaduras ou fendas. Aplique o selante somente em uma área aberta e ventilada. Vários selantes estão disponíveis, incluindo uretano à base de óleo, uretano modificado a óleo, uretano à base de água e variedades à base de óleo/cera. Escolha um selante que ofereça beleza e durabilidade, mas também seja fácil de aplicar. Um selador deve repelir a água, proteger os móveis do sol e dos elementos (o que ajudará a evitar rachaduras) e manter os móveis com boa aparência por muito tempo.
Se você possui móveis de metal, evite tratamentos à base de óleo e opte por lubrificantes de silicone para dobradiças e rodas. Use um primer de metal resistente à água em metal bruto exposto (ou seja, sem acabamento). Certifique-se de verificar todas as porcas, porcas e parafusos. Aperte as que estiverem perdidas e substitua as que faltarem por peças à prova de ferrugem. Com peças de metal, seu maior inimigo será a ferrugem. Trate as áreas propensas à ferrugem com uma cera em pasta. Se for tarde demais e a ferrugem se acumular, esfregue a área vigorosamente com uma palha de aço para remover as escamas e a coloração da ferrugem. Você pode mergulhar a lã em solvente de tinta se a ferrugem estiver se mostrando particularmente incômoda. Depois de liso, lave a área com sabão neutro e enxágue. Depois de completamente seco, aplique cera em pasta na área e lustre. Cera de carro vai funcionar bem.
Móveis de vime são bastante resistentes aos elementos, mas podem ser mais vulneráveis ao sol, o que pode torná-los quebradiços. Além de limpar seus móveis de vime com sabão neutro uma vez por temporada, certifique-se de que estejam em uma área sombreada. Refine o vime com óleo de limão a cada poucos anos para ajudar a manter as fibras saudáveis. Se notar mofo, trate a área com uma mistura leve de alvejante à base de cloro (cerca de ¾ xícara de alvejante para um litro de água). Móveis de plástico e resina são incrivelmente duráveis e requerem menos atenção. Basta usar um limpador multiuso, limpador de vidro ou até mesmo detergente para lavar louça para limpar, depois enxaguar bem e secar.
Quando você não estiver desfrutando de sua mobília de pátio, cubra-a com uma capa de mobília de pátio à prova d’água e justa. Estas capas vêm em todas as formas e tamanhos, desde grandes capas de guarda-chuva até capas de churrasco. Procure tecidos resistentes e resistentes a rachaduras que apresentam costuras entrelaçadas para maior resistência e durabilidade. Procure recursos úteis, como cordões e botões de pressão, que ajudarão a manter as capas confortáveis mesmo em ventos extremos. As tampas devem ter aberturas projetadas para permitir a evaporação, mas não permitir que a água escorra para dentro. As capas dos móveis do pátio também devem ser fáceis de dobrar e guardar, porque você as tirará e as colocará de volta com frequência. Finalmente, procure uma garantia. A maioria das capas de alta qualidade terá garantia de vários anos.
Se você antecipar uma longa temporada de neve, é melhor guardar seus móveis para o inverno em um porão, garagem, galpão ou espaço semelhante. A exposição prolongada a temperaturas e umidade extremas pode realmente prejudicar os móveis, portanto, evite-os se puder.
Última atualização em 28 de dezembro de 2022