Os frascos de vidro são conhecidos por sua segurança e sustentabilidade. As pessoas os preferem a frascos de plástico devido a preocupações ambientais. No entanto, apontar para qual deles é melhor seria perder o objetivo. Alternativamente, ambos os tipos de frascos são eficazes e servem dependendo da necessidade.
Ambos também têm um processo semelhante. Após a determinação das matérias-primas, elas são lavadas, esterilizadas, secas, envasadas, reesterilizadas e encaminhadas para a área de embalagem. Não há processo de lavagem ou esterilização envolvido na produção de frascos de plástico.
A qualidade dos frascos de vidro é talvez a melhor razão pela qual eles são considerados preferíveis. Eles têm uma pureza de estrutura, ou seja, o conteúdo nunca reage com o vidro. Este atributo de pureza está ausente nas garrafas de plástico.
Os vidros são feitos de matéria-prima natural, tornando os frascos mais seguros. Na indústria farmacêutica, a falta de produtos químicos adicionais pode ser crucial. A capacidade de manter uma temperatura estável por um tempo relativamente longo é notável. Ao contrário dos frascos de plástico, esses produtos de vidro não incham ou encolhem com a mudança de temperatura.
Dependendo das necessidades, os fabricantes podem ajustar a espessura dos frascos. Alguns medicamentos simplesmente não podem ser armazenados, mas em recipientes de vidro. Isso também é evidente em outros setores, principalmente no mercado de bebidas.
Também podemos reciclar produtos de vidro. A característica de ter apenas um material nos permite reciclar repetidamente os vidros. A solução surpreendente é que eles nunca perderam sua qualidade ou pureza.
Especialistas especulam que mais de 90% dos frascos da indústria farmacêutica são feitos de vidro.
Por outro lado, existem algumas razões pelas quais os frascos de plástico são mais benéficos. Eles são conhecidos por sua força impressionante. Seu baixo peso simplifica todo o processo de embalagem e entrega.
Esses frascos são mais convenientes. Ao contrário dos frascos de vidro, esses frascos não requerem esterilização ou secagem e, portanto, levam menos tempo para serem produzidos.
Dependendo das especificações do fabricante, esses frascos podem ser frascos reversíveis com tampas de função dupla, frascos com tampas flip e aqueles com tampas à prova de crianças. Dentre estes, os primeiros frascos reversíveis são os mais difundidos.
A maioria das matérias-primas utilizadas na produção de frascos de plástico são ecologicamente corretas. Os fabricantes usam materiais como polietileno e polipropileno.
Finalmente, ambos os frascos são igualmente cruciais na indústria farmacêutica. Os fabricantes podem servir dependendo dos requisitos.
Última atualização em 30 de dezembro de 2022