Bancadas 101 – Noções básicas para escolher um material para a bancada da cozinha

Bancadas 101 - Noções básicas para escolher um material para a bancada da cozinha

Para muitos, a cozinha é o cômodo mais importante da casa. E a maioria dos especialistas imobiliários concorda que a melhor maneira de melhorar ou aumentar o valor da propriedade de uma casa é renovar a cozinha. Os quatro principais componentes de uma reforma de cozinha geralmente envolvem a substituição de aparelhos principais, a instalação de um novo piso, a substituição ou revestimento de armários de cozinha e a instalação de uma nova bancada. Vamos nos concentrar no componente final: substituir o material atual da bancada da cozinha por um novo.

Claro, não se trata apenas de correr para a loja para escolher uma nova bancada para sua cozinha. Primeiro, você precisa considerar quanto deseja gastar. Você também precisa pensar em quanto tempo e esforço precisará despender para manter sua nova bancada funcionando. Por fim, você deve considerar seriamente o estilo e a aparência que deseja em sua cozinha. Seja qual for o tipo de bancada que você instalar, ela será o ponto focal de toda a sala.

O primeiro tipo de bancada que vem à mente de qualquer reformador de cozinha ansioso é o granito. No entanto, existem muitos materiais de bancada para escolher e o granito é apenas um deles. Hoje em dia, uma aspirante a reformar a cozinha pode selecionar ladrilhos, pedras, acrílico, concreto, aço inoxidável e laminado – até madeira!

GRANITO

Vamos começar com o mais popular: granito. As bancadas de granito são as mais populares, mas também as mais caras. Porque? Além da bela superfície, o granito é extremamente resistente ao calor e a riscos. Uma bancada de granito é muito durável e durará muito tempo. Uma bancada de granito nunca sai de moda e a instalação de lajes de granito aumentará significativamente o valor da casa. As desvantagens? Além da despesa, o granito é uma pedra natural e porosa. Um selador será necessário para evitar manchas. Uma alternativa é usar telhas de granito em vez de uma laje maciça. A economia de custo dos ladrilhos é alta. É importante não usar a superfície do granito como tábua de cortar, pois ela embota o acabamento (e estraga uma ou duas facas).

OUTRAS PEDRAS NATURAIS

Além do granito, existem outras superfícies de pedra que podem ser usadas em balcões de cozinha. Superfícies de quartzo, mármore, calcário, pedra-sabão e ardósia são muito populares hoje em dia. O mármore é liso e fresco, perfeito para preparações alimentícias diretamente na superfície. Não é tão durável quanto o granito e requer mais manutenção de vedação para proteção contra manchas. A ardósia é muito durável e tem uma superfície tão única que pode realmente se destacar em uma cozinha. Como a ardósia foi usada como material de cobertura, ela não requer tanta proteção de vedação, mas ainda é necessária alguma manutenção. O calcário é muito poroso e os derramamentos precisam ser tratados rapidamente para evitar manchas. Tem uma aparência natural e envelhecida que pode aprofundar e escurecer com o tempo. O quartzo natural tem uma aparência de ardósia, mas não mancha ou arranha com facilidade. O quartzo de engenharia também está ganhando popularidade, mas os custos são significativamente mais altos (os materiais de engenharia são um produto composto de quartzo misturado com resina epóxi, polímeros e pequenas pedras ou seixos para uma aparência e sensação únicas).

TELHA

A cerâmica vidrada e o grés são populares nas cozinhas há décadas. Ele vem em uma enorme variedade de cores, formas e desenhos. As telhas podem ser tão pequenas quanto uma polegada quadrada e tão grandes quanto seis polegadas quadradas. As telhas são duráveis ​​e também têm algumas das mesmas qualidades resistentes ao calor e a riscos do granito. O porcelanato geralmente é mais caro do que o de cerâmica, mas o porcelanato é mais durável e o tipo de ladrilho dura mais tempo para queimar. Desvantagens do azulejo? Ele pode lascar facilmente, é mais caro que as alternativas laminadas e o rejunte pode ser um problema. Quando você junta os ladrilhos, existem juntas entre cada um e o rejunte pode manchar com muita facilidade. Vai exigir muito mais manutenção para mantê-lo com boa aparência. Devido a problemas de rejunte, a capacidade dos ladrilhos racharem e lascarem facilmente e o custo geral, é melhor deixar o trabalho de instalação para um profissional.

CONCRETO

O concreto não é apenas para calçadas ou calçadas. Uma bancada de concreto é pigmentada e pode ser polida para uma superfície lisa e brilhante que pode se assemelhar a qualquer pedra natural. Os contrafortes podem ser estampados na fábrica ou fundidos no local. O concreto é bastante poroso e precisa ser selado regularmente, assim como o granito, para resistir a manchas. Pode ser feito em qualquer forma e ter qualquer espessura. O concreto também é resistente ao calor e a arranhões. Contadores podem ser feitos em uma variedade de cores e texturas. Desvantagens no concreto? O selante necessário não é a única proteção necessária. O selante precisa ser encerado a cada um a três meses para evitar manchas e danos causados ​​pela água, então a manutenção pode ser estendida. Você não pode cortar a superfície de concreto sem deixar marcas. O concreto também é muito caro.

AÇO INOXIDÁVEL

Um restaurante provavelmente seria a primeira coisa em que alguém pensaria quando se trata de um balcão de cozinha de aço inoxidável. Mas há uma razão pela qual a maioria dos restaurantes usa esse material. Durabilidade, resistência a manchas e água, baixa manutenção, uma infinidade de opções de tamanho e forma são apenas alguns desses motivos. Também é muito fácil de limpar e você pode colocar uma chapa ou frigideira quente na superfície sem se preocupar em danificá-la. Desvantagem: Muitas pessoas não gostam da aparência “industrial”. Pode ser muito caro para fazer. O corte pode deixar marcas e pode ser fácil de amassar. É importante garantir que a superfície tenha pelo menos calibre 18 e contenha de oito a dez por cento de níquel.

DE MADEIRA

Às vezes chamado de Butcher Block Countertops, uma bancada de madeira geralmente é feita de tiras de bordo ou carvalho que foram coladas juntas. Mas praticamente qualquer madeira pode ser transformada em bancadas. As bancadas de bambu são a última tendência! O material do balcão de madeira tem uma aparência quente e bonita que pode vir em uma variedade de tons e texturas. É perfeito para pessoas que querem cortar diretamente na superfície do balcão. Pode ser lixado e selado novamente em caso de cortes profundos, arranhões ou manchas. Pode ser fácil de instalar e os preços são razoáveis. Desvantagens? A madeira não é muito dura e pode ser facilmente queimada, arranhada ou amassada. A madeira pode entortar ou ficar preta perto de pias devido ao contato normal com a água. E requer vedação regular.

LAMINADO

Fórmica é o nome mais comum para bancadas laminadas. Consiste em uma fina camada de plástico colada em aglomerado ou madeira. Contadores laminados de plástico são muito baratos, leves e estão disponíveis em uma variedade infinita de cores e padrões. É muito resistente a manchas e, por ser um material plástico, é fácil de limpar. Como vem pré-formado, pode ser fácil para um faça-você-mesmo instalar. Desvantagens da formiga? Embora esses contadores sejam um tanto duráveis, eles não duram para sempre. Os laminados não são resistentes ao calor ou a arranhões, mas são resistentes a manchas. Limpadores abrasivos podem cegar e arranhar a superfície. Empenamento ou manchas de água ocorrem com exposição excessiva à umidade. A cor ou padrão pode desbotar com o tempo.

ACRÍLICO/SUPERFÍCIE SÓLIDA

Contadores de superfície sólida são bancadas personalizadas para qualquer aplicação. Empresas populares incluem Corian, Avonite e Swanstone. Essas superfícies são duráveis, resistentes à água, fáceis de limpar, não porosas e até resistentes a mofo e bactérias. E lascas ou arranhões podem ser suavizados. As desvantagens incluem problemas no manuseio de panelas quentes na superfície, alto custo e peso excessivo requer uma boa base de gabinete (semelhante à pedra natural). Alguns não gostam da aparência de plástico ou “falsa” do material, mas o material tem uma ampla gama de cores para escolher.

Substituir as bancadas da cozinha é apenas um passo em seu objetivo de renovar sua cozinha, mas é considerado por muitos como o maior passo. Você pode realmente fazer uma declaração sobre sua cozinha e casa com a seleção certa de material de bancada. Claro, uma vez que você cuide daqueles balcões desgastados que vieram com a casa, isso realmente trará aqueles armários, pisos e eletrodomésticos antigos! Tudo faz parte do processo de valorização do seu imóvel.

Última atualização em 27 de dezembro de 2022

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Article
Liderança pós-pandemia: o que esperar?

Liderança pós-pandemia: o que esperar?

Next Article
Ferramenta digital na produção de embalagens sustentáveis

Ferramenta digital na produção de embalagens sustentáveis




Related Posts