Aumento de preços de resinas: saiba mais!


Os preços foram elevados para quase todos os principais resíduos em volume, por enquanto

À medida que o terceiro trimestre se encerrava, os preços de quase todos os resíduos em volume estavam mais altos ou caminhando nesse sentido. Indo para o quarto trimestre, com exceção do PE, a trajetória foi projetada como sendo em grande parte plana e, em alguns casos, descendente. Embora os fatores contribuintes variem, incluem aperto de suprimento devido a interrupções planejadas e não planejadas na produção, custos mais altos de matérias-primas e recuperação incremental na demanda doméstica. Também em jogo estava a incerteza da temporada de furacões.

Enquanto os desligamentos de precaução feitos à medida que o furacão Laura atingia a costa do Golfo dos EUA causaram algumas pequenas interrupções na produção e alguma ação de força maior, quase todas foram muito breves. Especialmente no caso dos poliolefinas, a interrupção na produção adicionou pressão de preços ascendentes. Os preços crescentes estavam afetando as exportações, que eram bastante fortes no início do verão—particularmente para PE e PVC— embora uma tendência geral em direção a preços mais estáveis ou mais baixos seja considerada provável para recapturar parte desse negócio.

Essas são as visões dos consultores de compra da Resin Technology, Inc. (RTi), dos editores seniores da PetroChemWire (PCW) e do CEO Michael Greenberg, da The Plastics Exchange.

Preços PE novamente em alta

Os preços do polietileno subiram 5¢/lb em agosto, pelo terceiro mês consecutivo de aumentos de preço. Os fornecedores visavam um quarto aumento (mais 5¢) para setembro, um movimento que parecia estar ligado a eventos climáticos atuais e potenciais, de acordo com Mike Burns, vice-presidente de mercados de PE da RTi, David Barry, editor sênior do PCW, e Michael Greenberg, da The Plastic Exchange.

Burns observou que com esse terceiro aumento, os fornecedores obtiveram uma melhora de margem de dois dígitos, devida principalmente à demanda causada pela COVID-19. Barry confirmou que o último aumento elevou o total dos preços dos contratos de PE para 14¢/lb nos meses de junho a agosto. “As exportações elevadas de verão, taxas de produção mais baixas e forte demanda doméstica limitaram o volume incremental”, observou ele.

Ambos, Barry e Greenberg, relataram no final de agosto que o material spot estava escasso, e mais escassez era esperada até pelo menos setembro, reforçando o aumento de preços mais recente. “Enquanto as exportações permaneceram relativamente fortes, especialmente em comparação com padrões históricos, os preços rapidamente ascendentes deverão reduzir as vendas incrementais, o que ajudará a oferecer mais material ao mercado doméstico”, relatou Greenberg.

Burns aventurou que, se o aumento de preços de setembro não fosse implementado imediatamente, seria empurrado para este mês. Ele acrescentou que, enquanto os estoques dos fornecedores em julho caíram para o nível mais baixo em dois anos, os dados de agosto eram esperados para mostrar uma pequena redução. Ainda assim, ele viu os preços do PE em uma tendência ascendente até o final do ano, com talvez algum alívio em novembro.

Preços PP elevam por enquanto

Os preços do polipropileno subiram 3,5¢/lb em agosto, em linha com o monômero de propileno, mas os fornecedores de PP também estavam visando implementar um aumento de margem de 2¢/lb. Scott Newell, vice-presidente de mercados de PP da RTi, e Barry e Greenberg, do PCW, todos esperavam que os fornecedores conseguissem implementar aumentos de margem. Newell disse: “O mercado verá um aumento adicional de 2¢/lb, e possivelmente até 3¢/lb, no período de agosto a setembro”. Essas fontes atribuem isso a um mercado muito apertado, com baixos estoques dos fornecedores devido a desligamentos planejados e não planejados de monômeros e polímeros, bem como uma recuperação na demanda doméstica e taxas de produção que permaneceram em torno de apenas 82% durante todo o ano.

Ao mesmo tempo, tanto Newell quanto Barry esperavam que setembro tivesse sido um período de transição para a formação de preços de resinas, com expectativas de que os preços de outubro fossem planos ou até mais baixos. Ambas as fontes citaram o reinício das unidades de monômeros, o que levará a uma melhoria da disponibilidade e preços mais baixos, e a necessidade de uma correção de preços de PP para que os fornecedores voltem ao mercado de exportação. Newell disse que as guias de PP do quarto trimestre provavelmente cairão cerca de 5-6¢/lb.

Greenberg e Barry caracterizaram o comércio spot de PP como ativo, mas com disponibilidade limitada de resina e preços que subiram mais 2¢/lb em setembro.

Preços de PS sobem, depois permanecem estáveis

Os preços do poliestireno subiram mais 2¢/lb em agosto, seguindo um aumento de 3¢ em julho, e conduzidos por custos mais altos de matérias-primas, de acordo com Barry e Robin Chesshier, vice-presidente da RTi para mercados de PE, PS e nylon 6. Os contratos do benzeno subiram 25¢/galão, e os preços spot do etileno aumentaram 7¢/lb. Agosto terminou com o custo implícito do estireno baseado em uma relação 30/70 de etileno/benzeno de 20,6¢, um aumento de 1,1¢/lb das quatro semanas anteriores, de acordo com Barry.

No entanto, ambas as fontes geralmente esperavam um fim a essa escalada que foi inteiramente impulsionada pelos custos das matérias-primas, dada a demanda continua falta e taxas de operação das plantas de apenas cerca de 70%. Citando uma tendência de preços declinantes para tanto o benzeno spot quanto o etileno indo para setembro, essas fontes acreditavam que os preços de PS tanto de setembro quanto de outubro seriam provavelmente planos, a menos que ocorra um aumento nos preços do benzeno devido a paradas planejadas.

Última atualização em 14 de fevereiro de 2024

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Article
Conheça as tecnologias que estão turbinando a eficiência da engorda do gado no cocho

Revolutionize a engorda do gado: Tecnologias potencializam eficiência!

Next Article
Creep-feeding: confira os níveis certos de proteína e quantidade de ração

Descubra os segredos da Creep-feeding para alimentação de qualidade




Related Posts