O objetivo deste artigo é tentar entender os desafios e oportunidades que existem no desenvolvimento da indústria de plásticos no estado indiano de Gujarat.
Em primeiro lugar, a Índia está no topo quando se trata de mão de obra, fácil acesso aos mercados internacionais, economia estável e boa vontade de investidores estrangeiros. Até 2025, a Índia será o quinto maior mercado consumidor do mundo e os indianos gastarão quase US$ 1,8 trilhão em bens de consumo.
Os setores de embalagens, saúde e agricultura estão em alta devido ao crescimento da economia do país. Plásticos e polímeros são um fator comum nessas indústrias e isso levou a uma enorme demanda por máquinas de processamento de plásticos e equipamentos relacionados. A situação atraiu comerciantes estrangeiros ansiosos para investir neste setor na Índia. O setor de processamento de plásticos verá em breve a assinatura de várias joint ventures.
O estado indiano de Gujarat emergiu como a economia que mais cresce no país. Ahmedabad é a maior cidade do estado e foi listada pela Forbes em 2010 como a terceira cidade que mais cresce no mundo. Assim, o estado de Gujarat, que já é o maior produtor de polímeros do país, certamente desempenhará um papel importante nos desenvolvimentos mencionados acima.
Claro que sempre haverá questões menores para resolver; por exemplo, os vendedores de máquinas europeus estão cientes das oportunidades que se apresentam em Gujarat e aceitam a forma como os negócios são feitos na Índia; tecnicalidades, documentação, etc. Para cuidar dessas coisas, é melhor contratar os serviços de um corretor de máquinas usadas estabelecido que saiba como funcionam os mercados indiano e europeu.
Os produtores indianos de plásticos com sede em Gujarat e em outros lugares precisam se tornar mais conscientes dos benefícios da instalação de maquinário europeu de plásticos de classe mundial. A Europa é líder mundial na produção de equipamentos de moldagem de plástico de alta qualidade e mesmo as máquinas de segunda mão, embora caras, oferecem grande desempenho e retorno ao longo dos anos. A indústria de Gujarat está começando a perceber que maquinário usado nem sempre é o mesmo que maquinário barato e que faz sentido comercialmente distinguir entre os dois.
Quando isso acontecer, haverá uma melhora acentuada na taxa de conversão de pedidos e haverá um melhor equilíbrio entre a demanda por máquinas usadas de processamento de plásticos e sua oferta. Isso acontecerá quando os conversores começarem a ver em primeira mão a enorme economia de custos e o aumento da produção resultantes do uso de maquinário europeu altamente automatizado.
O setor da indústria plástica de Gujarat está comprometido com o crescimento com responsabilidade ambiental. O estado de Gujarat, de fato, recicla um quarto dos resíduos plásticos do país; cerca de cerca de 5 lakh toneladas. O estado experimentou um crescimento impressionante na produção e uso de plásticos a cada ano.
Os fabricantes do estado percebem que a necessidade do momento é tornar o plástico um produto o mais ecológico possível. Por ser o polo nacional da indústria química e petroquímica, o estado leva a sério suas responsabilidades sociais e ambientais.
Os compradores também estão se conscientizando de como tirar o melhor proveito do maquinário de plástico usado, consertando-o quando necessário. Agora há uma maior compreensão sobre como implementar maquinário usado de baixo custo que também seja eficiente em termos energéticos.
O mercado de máquinas usadas em Gujarat está pronto para a entrada de um corretor profissional que pode reunir eficiências de escala. Pequenos revendedores de máquinas usadas operam sob certas restrições, como incapacidade de obter empréstimos para compradores, reforma, ajuda com documentação, etc. Um grande participante do setor pode fornecer máquinas de qualidade a preços acessíveis; uma proposta de valor real, ao contrário dos preços com desconto no subsolo, que podem parecer tentadores, mas não oferecem uma boa relação custo / benefício a longo prazo.
Um corretor com a vantagem de tamanho pode alcançar compradores em setores como bebidas, agronegócio e laticínios. Os compradores também podem aproveitar equipamentos personalizados. As pequenas e médias empresas têm muito a ganhar explorando a compra por meio de uma corretora de maquinário estabelecida, incluindo a criação de um projeto pronto para uso.
Gujarat tem um grande potencial como mercado e está atraindo jogadores internacionais devido a vários fatores a seu favor; isso inclui um fornecimento constante de eletricidade, conectividade rodoviária e ferroviária, zonas econômicas especiais para facilitar a indústria e uma próspera indústria de fabricação de polímeros.
Os jogadores estrangeiros que planejam vir para Gujarat trarão uma ampla gama de opções, incluindo máquinas européias, americanas e asiáticas. Alta produtividade e baixo consumo de energia são atributos muito atraentes para a fabricação de máquinas em todos os setores e máquinas usadas de qualidade atendem a esses critérios.
Empresários na Índia e no estado de Gujarat estão se beneficiando de uma forte base de conhecimento que está se desenvolvendo devido ao influxo de novas tecnologias. Existe um rico grupo de tecnocratas disponíveis que podem colocar o novo conhecimento em prática. Gujarat tem tudo para se tornar um grande destino de investimento para o negócio de máquinas de plástico.
Última atualização em 22 de fevereiro de 2023