A indústria de transformação de plásticos tem sido impactada pelo aumento das flutuações no preço dos materiais, devido, em grande parte, à pandemia da COVID-19. O baixo interesse inicial, seguido por uma crescente demanda por utensílios domésticos e produtos duráveis, aliado a eventos climáticos e consequentes interrupções na cadeia de suprimentos nos Estados Unidos, causaram aumentos substanciais nos preços dos resinas.
Como resultado, os processadores de plásticos viram-se forçados a recorrer a resinas de polipropileno inferiores para reduzir custos, sacrificando propriedades físicas e desempenho no processo. A solução definitiva para essa compensação, no entanto, está em um família de aditivos capaz de aprimorar tanto as propriedades físicas quanto a capacidade de processamento do polipropileno copolímero, possibilitando que ele possa atender a aplicações mais exigentes, reduzir os custos de processamento e evitar problemas de qualidade.
O Potencial dos Modificadores de Desempenho
Os modificadores de desempenho da família DeltaMax™, desenvolvidos pela Milliken, possibilitam melhorar a resistência ao impacto e a fluidez dos copolímeros de polipropileno, adicionando masterbatches na máquina. Como resultado, é possível produzir peças com maior resistência ao impacto, perfis mais finos, redução no tempo de ciclo de máquinas e uso reduzido de modificadores de impacto, além de permitir a redução de custos de inventário de resinas de polipropileno.
Além disso, esses modificadores de desempenho permitem o uso de polipropileno reciclado, oferecendo níveis de desempenho iguais ou superiores aos das resinas virgens, potencializando práticas de fabricação mais sustentáveis. Com a possibilidade de melhorar a economia circular, os processadores de plástico podem alinhar-se melhor a iniciativas de sustentabilidade.
Outro ponto relevante é a redução do impacto ambiental, uma vez que o aumento do uso de polipropileno reciclado é importante para muitos processadores. No entanto, o uso de polipropileno reciclado geralmente vem com o custo de processabilidade deficiente e defeitos nos produtos acabados. Os modificadores de desempenho da família DeltaMax mitiga esses compromissos, melhorando a processabilidade a temperaturas mais baixas, resultando em produtos de maior qualidade em um ambiente mais econômico e sustentável.
Desempenho Comprovado
Existem diversos estudos de caso que demonstram as melhorias dramáticas proporcionadas pelos modificadores DeltaMax. Aqui estão três exemplos representativos:
Uma fabricante de câmaras sépticas de polipropileno desejava incorporar mais conteúdo reciclado pós-consumo em suas formulações de resina de polipropileno reciclado para atender suas metas de sustentabilidade corporativa. O uso do modificador de fluxo de fusão DeltaMax m100 permitiu à fabricante aumentar as propriedades de fluxo de fusão do polipropileno reciclado pós-consumo, mantendo as especificações do produto e eficiências operacionais.
Última atualização em 11 de fevereiro de 2024