5 Estratégias Infalíveis para Aumentar a Produtividade em Empresas de Moldagem por Injeção





Como Maximizar a Produtividade na Moldagem por Injeção de Plástico

Como Maximizar a Produtividade na Moldagem por Injeção de Plástico

A cada ano, somos todos pressionados a fazer mais com menos. Em essência, isso é o que torna um negócio bem-sucedido a longo prazo. Isso é verdade para qualquer negócio e para qualquer atividade – melhorar e se tornar mais eficiente no que fazemos.

Na moldagem por injeção de plásticos, a produtividade é medida por quantas peças boas e vendáveis você pode produzir usando os equipamentos, materiais e pessoas disponíveis em sua planta ou plantas de fabricação. Adicionar mais pessoas ou equipamentos sem tentar fazer mais com menos não é uma proposta de negócios vencedora.

Para os moldadores por injeção no altamente competitivo mercado de plásticos de hoje, a chave para aumentar a produtividade está em obter mais peças boas usando as máquinas, os materiais e as pessoas disponíveis. Vamos ver cinco maneiras pelas quais a Arburg pode ajudar você a fazer isso.

1) Configuração Mais Rápida

Configurar uma máquina de moldagem por injeção e colocá-la no ponto onde está produzindo peças boas de forma confiável, na maior taxa possível, é um processo complexo, dificultado por pressões de tempo, rígidos requisitos de qualidade e, geralmente, pela falta de trabalhadores qualificados. Este último fator é fundamental, pois é necessário um certo nível de experiência e conhecimento do processo para definir as pressões, velocidades, temperaturas iniciais, etc., para colocar o molde em funcionamento, e ainda mais para “ajustar” a qualidade, tempo de ciclo e eficiência geral.

Felizmente, muito desse conhecimento e experiência foi capturado em programas chamados de “especialistas”, como o aXw Control FillAssist integrado ao controlador Gestica. Partindo de um modelo 3D da peça, essa função de controle inteligente simula o preenchimento do molde como uma função do curso do parafuso e determina os parâmetros do processo – velocidades de injeção, por exemplo – que são apropriados para a máquina e o processo. O FillAssist anima o processo de preenchimento em gráficos 3D na tela de interface do operador, para que o usuário possa ver o nível de preenchimento da peça em relação à posição do parafuso em tempo real. Parâmetros como temperaturas do cilindro e força de fechamento do molde podem ser transferidos diretamente para o registro de dados de configuração do molde. Isso beneficia até mesmo operadores experientes, pois eles podem transferir os parâmetros para o nível de produção com um clique, enquanto se concentram na otimização do ciclo.

2) Suporte de Engenharia de Aplicações

O pool de conhecimento que os operadores humanos e técnicos trazem para a moldagem por injeção é um dos recursos mais vitais de uma empresa. No entanto, as instalações podem complementar suas equipes com engenheiros e produtos oferecidos pela Arburg.

No final, porém, as decisões finais cabem aos operadores humanos e técnicos, e quando se trata de materiais e aplicações mais desafiadores, o cérebro humano ainda é necessário, mesmo que apenas para verificar as recomendações de um assistente automatizado. Novamente, a escassez de técnicos experientes e conhecedores entra em jogo. Até os maiores moldadores têm falta de pessoal na engenharia de aplicações, e isso é um problema significativo à medida que as aplicações se tornam mais complexas e materiais mais especializados são utilizados.

Contudo, existe um recurso disponível com um pool de conhecimento inigualável na indústria. Coletivamente, os especialistas da Arburg em aplicações possuem centenas de anos de experiência e acesso a todos os equipamentos e tecnologias mais recentes. Do design de componentes e seleção de materiais à configuração da máquina e otimização da produção, eles podem encontrar a solução mais eficiente para desafios de produtividade. Por exemplo, a tecnologia de moldes em cubo pode aumentar a produção de componentes multimateriais em até 200% em comparação com técnicas mais convencionais. Para aplicações de embalagem de alta velocidade, a tecnologia de máquinas híbridas é a solução. O trem de força servoelétrico acelera o ciclo e reduz o consumo de energia, enquanto nos componentes de embalagem de parede fina, os poderosos drives hidráulicos atingem altas pressões mantendo a precisão e os tempos de ciclo mais curtos possíveis. Materiais reciclados também podem ser um verdadeiro desafio devido à sua variabilidade e os engenheiros da Arburg podem mostrar como alcançar altos níveis de produção com qualidade consistente. De fato, para cada processo e material – por exemplo, silicone líquido ou operações em sala limpa – a equipe de engenharia de aplicações da Arburg sabe como aplicar tecnologias modernas de fabricação para obter máxima produtividade.

3) Automação Personalizada

Parece que a falta de mão de obra, tanto qualificada quanto não qualificada, continua aparecendo, e não há dúvida de que os moldadores de hoje não conseguem encontrar empregados suficientes. A automação é certamente uma resposta, porque, se você não precisar mais de um operador humano para manusear as peças que saem da sua máquina, a falta de mão de obra deixa de ser um problema. Mas a automação pode oferecer muito mais para apoiar sua busca por aumento de produtividade. Considere o seguinte:

  • Ciclos mais consistentes… Quando você não tem mais a variabilidade humana envolvida em cada ciclo, seus ciclos inevitavelmente se tornam mais consistentes e a produção aumenta. As máquinas são projetadas para operações repetitivas, então a eliminação da variabilidade também resultará em condições de processamento mais estáveis e qualidade mais consistente, mesmo ao produzir produtos altamente complexos.
  • Melhores informações de produção… Quando a operação da máquina é mais estável e repetitiva, os moldadores têm mais facilidade em identificar com precisão os custos operacionais e planejar e programar a produção. A eficácia geral do equipamento (OEE) é melhorada.
  • Valor agregado… Os benefícios da automação podem se estender muito além da moldagem de peças. Adicionar um robô (ou mais de um), junto com outras operações secundárias em uma célula de moldagem cuidadosamente projetada, torna possível realizar mais operações de valor agregado diretamente na máquina de moldagem. Isso move operações de fabricação secundárias para fora da planta do cliente (reduzindo seus custos e aumentando a eficiência) e para dentro da planta do moldador, onde podem aumentar a lucratividade.
  • Mais sustentável… A moldagem e fabricação automatizadas são inerentemente mais eficientes em termos de espaço e energia. Quando você não precisa fornecer para a movimentação de operadores ao redor das máquinas de moldagem, as células podem ser projetadas de forma mais compacta para melhor utilização do espaço da planta. Com mais operações ocorrendo em uma célula, há menos movimento desperdiçado (e energia) usado para mover peças de e para armazéns e locais de produção secundários.

Claro, você pode projetar e instalar sua própria célula de moldagem automatizada se tiver a equipe de engenharia e recursos relacionados para fazê-lo. Por outro lado, a Arburg desenvolve várias centenas dessas células todos os anos, então eles têm a experiência e o conhecimento para atender exatamente às suas necessidades. Cada célula é montada e testada nas instalações da Arburg antes do envio, para que possa ser instalada em sua planta rapidamente e com mínima interrupção da produção em andamento, e a inicialização ocorra sem problemas.

4) Manter-se Funcionando

Seu equipamento é produtivo apenas quando está funcionando em seu pico de desempenho. Programas de manutenção preditiva podem evitar paradas não planejadas e, quando o inesperado acontece, uma resposta rápida é crítica. Cada vez mais, os recursos humanos e as restrições de custo dificultam a disponibilidade de pessoal necessário para realizar o trabalho necessário, seja preventivo ou de emergência.

A Arburg pode ajudar com várias opções de suporte. Hotlines de serviço podem fornecer assistência imediata para solução de problemas e, com o Arburg Remote Service (ARS), uma conexão de dados criptografada com seu equipamento proporciona um diagnóstico remoto e solução rápida e eficiente. A assistência rápida no local é fornecida por uma rede de serviço e vendas altamente treinada em mais de 100 países em todo o mundo. Manutenção preditiva, gestão de óleo e calibração regular estão todas disponíveis com um contrato de serviço.

O Portal do Cliente ArburgXworld oferece aos moldadores acesso instantâneo a uma ampla gama de serviços digitais. A versão gratuita Basic dá aos moldadores uma visão geral completa da frota de máquinas Arburg, acesso online à loja de peças de reposição e comunicação rápida, fácil e 24/7 com técnicos de serviço ou equipe de tecnologia de aplicação. O pacote Basic também permite que você acompanhe as entregas de peças de reposição, visualize compromissos de serviço agendados, analise falhas de máquinas e acesse soluções sugeridas para mensagens do controlador de máquina.

5) Obtenha Assistência Digital

Os controles para máquinas e dispositivos usados na moldagem por injeção têm sido principalmente digitais – em vez de analógicos – por décadas, mas a plena realização da digitalização está realmente apenas começando e a inteligência artificial tem o potencial de revolucionar a forma como as máquinas de moldagem são configuradas e operadas. O sistema de simulação de preenchimento de moldes descrito na seção 1 é um exemplo, e o assistente de serviço mencionado na seção 4 – que facilita o diagnóstico de falhas na máquina e a identificação das peças de reparo necessárias – é outro.

A Arburg está continuamente refinando a “inteligência” de suas máquinas e seus programas assistentes ArburgXworld ajudam os moldadores a ajustarem seus equipamentos para economias de custos e melhorias de produtividade.

  • aXw Control EnergyAssist, por exemplo, aquece e desativa automaticamente o módulo do cilindro e o molde de maneira uniforme e controlada, conforme a programação de operação da máquina. A decomposição térmica do material ou danos ao canal quente são prevenidos de forma confiável.
  • aXw Control MeltAssist reconhece automaticamente a utilização da capacidade de plastificação e os tempos de residência, para que a preparação do material possa ser avaliada e otimizada rapidamente, eliminando fontes de erro. Além disso, o desempenho de execução (curso do parafuso e rendimento) e a carga (pressões, temperaturas, etc.) do processo de plastificação também são armazenados no módulo.
  • aXw Control CycleAssist registra os tempos atuais de cada etapa do ciclo e os compara com os valores de referência previamente definidos, detalhados de acordo com início, atraso e tempo de execução. Isso facilita a identificação de segmentos de tempo improdutivos.

Conclusão

Para maximizar a produtividade na moldagem por injeção, todo o processo de produção e todas as variáveis – do design da planta e do produto à operação e manutenção da máquina – precisam ser considerados. Cada área oferece potencial para reduzir custos enquanto aumenta a produção, sustentavelmente. Não há uma solução única, porém, e cada moldador deve encontrar seu próprio caminho, apoiado por parceiros, como a Arburg, com amplo conhecimento e ferramentas de ponta.

> Descubra o que torna a ARBURG mais do que uma máquina aqui





#Ways #Increase #Productivity #Injection #Molders

Última atualização em 8 de setembro de 2024

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Article

Prêmios Automotivos SPE 2023: Inovações e Tecnologias Emergentes que Revolucionam o Setor

Next Article

Alerta em RS: Surto de Laringotraqueíte Infecciosa Aviária Ameaça Criação de Aves – Veja como Proteger seu Plantel




Related Posts