Pequenos Alívios: 20 Boas Coisas que Surgiram em 2020 – Parte 3
Processadores Diversificados Elevam Produção de EPIs
Em 2020, testemunhamos uma série de exemplos de processadores de plástico intensificando sua produção para atender à necessidade de equipamentos de proteção individual (EPI) e outros equipamentos médicos e higiênicos. Na maioria dos casos que reportamos, esses produtos não eram tipicamente fabricados, e sua produção quase sempre envolveu alguma conversão inovadora de equipamentos e colaboração com outros fabricantes. Entre os favoritos figuram um fabricante de peças automotivas e embalagens, e um termoformador global que atende às indústrias médica, de telecomunicações, automotiva e eletrônica.
Fabricantes de Resinas Contribuem com Doações
Os fabricantes de resinas enfrentaram seus próprios desafios ao longo de 2020, desde escassez de mão de obra até paralisações não planejadas na produção de matéria-prima e resina, incluindo interrupções relacionadas ao clima. Por um lado, isso se traduziu em preços mais altos para os processadores, especialmente à medida que avançamos para a segunda metade do ano. Por outro lado, vários fabricantes de resinas intensificaram seus esforços para ajudar a atender à demanda por EPIs, e mais frequentemente do que não, isso envolveu a doação de resina. Entre os favoritos, estava um grupo de funcionários de fornecedores de resinas que permaneceram trabalhando, e a comunidade fez carreatas em sinal de apoio! Outros esforços incluíram colaborações com fabricantes e institutos da indústria.
Caminho para Matérias-Primas e Resinas Renováveis/Biocombustíveis se Amplia
Assim como as resinas e compostos com conteúdo reciclado mecânica e quimicamente vieram para ficar e avançar em qualidade, o mesmo acontece com a busca por matérias-primas e resinas renováveis/biocombustíveis, embora de forma mais lenta. Algumas notícias que relatamos em 2020 mostraram promessas significativas em termos de realização comercial. Para mim, o destaque foi a produção comercial de polipropileno renovável certificado.
Também é encorajador o apoio dos governos a bioplásticos, como o PHA, e o desenvolvimento de bioplásticos patenteados por universidades em busca de parceiros comerciais para implantes médicos mais resistentes e versáteis.
BOPE Ganha Importância Como Outra Opção Monomaterial para BOPP e BOPET
A tecnologia de filme de polietileno biorientado (BOPE), seja baseada em LLDPE ou HDPE, está ganhando espaço como uma opção reciclável monomaterial em comparação com filmes BOPP multicamada ou BOPET monocamada. Relatamos sobre essa tecnologia no final de 2019, quando nos aproximamos da exposição K 2019 em Düsseldorf. Lá, a SABIC lançou um novo LLDPE para BOPE, apresentando embalagens de pé para confeitaria e lanches; frutas e legumes congelados, frescos e secos; e embalagens para produtos de higiene pessoal.
Em 2020, reportamos sobre um novo HDPE para BOPE da Nova Chemicals e sua colaboração com várias organizações ao longo da cadeia de suprimentos. A empresa vê o HD-BOPE como tendo maior potencial por ser mais facilmente reciclável, e por possibilitar maiores taxas de reciclagem para embalagens flexíveis, ajudando as marcas a cumprir seus compromissos de economia circular.
Polipropileno Avança em Desempenho e Sustentabilidade
Como editor de materiais/aditivos, é difícil não ter um certo afeto pelo polipropileno. Vimos avanços muito significativos no campo do PP ao longo dos anos, desde o PP clarificado para embalagens e bens de consumo, até compostos de PP reforçados, graus de conteúdo reciclado e agora graus biobasados.
Portanto, foi um verdadeiro prazer ter a participação de algumas das principais empresas do setor em nossa matéria de setembro de 2020 sobre como o novo PP de desempenho não está apenas lidando com aplicações ‘técnicas’, mas também com a questão crucial da sustentabilidade.
Leia a Parte 1, Parte 2, Parte 4 e Parte 5 de 20 Boas Coisas que Surgiram em 2020.
Última atualização em 10 de fevereiro de 2024