Vencedores do Prêmio SPE Auto Inovação Surpreendem com Inovações Inéditas e Revolucionárias!

Explorando as Inovações Automotivas: O 47º Concurso Anual de Premiações

Os amantes de carros e os entusiastas de inovação se reuniram no mês passado em Livonia, Michigan, para celebrar o 47º Concurso Anual de Premiações de Inovações Automotivas, promovido pela Divisão Automotiva da SPE. Esta competição não só reconhece as melhores inovações dos setores automotivo e de plásticos, mas também se firmou como o maior e mais antigo evento de reconhecimento dessas indústrias.

PP LFT Estrutural Fechamento Ativo de Grade com Construção de Camada Solta Integrada

Esse componente surpreendente, presente no Ford Expedition 2018, representa a maior persiana ativa de grade estrutural de duas injeções em produção atual. O design elimina a necessidade de montagem FEM e outros custos, economizando significativamente no peso e nos custos totais variables do veículo. Ao trocar um projeto híbrido de metal e náilon por LFRT, a economia de peso chega a 3 libras, com uma durabilidade impressionante mantida.

A inovação termoplástica da Celanese promoveu uma economia interna de montagem de $16 por veículo, eliminando também quatro fixadores distintos. A Ford está planejando incorporar peças semelhantes em todos os seus caminhões, destacando a transformação eficaz que essa peça desempenha na fabricação e operação logística.

Painel de Instrumentos LGF PP

O painel de instrumentos do BMW Mini Countryman 2017, com o uso do copolímero de PP de fibra de vidro longa, reforça a rigidez com um peso menor. Além disso, a abordagem inovadora de moldagem por injeção química estruturante com espuma foi fundamental para atender aos requisitos de baixo fluxo de emissão VOC.

O uso do copolímero permitiu a produção de espessuras mínimas, reduzindo o peso e a emissão, movendo a BMW em direção a um novo padrão da indústria. As economias em consumo de combustível e a melhoria das emissões tornam essa aplicação um marco no design automotivo de interiores.

Suporte de Fixação do Powertrain

Essa peça essencial, desenhada para o GM Cadillac XT5, é a primeira de seu tipo a suportar um motor V6. Com uma redução de peso de impressionantes 45% em comparação às soluções metálicas, esse suporte injeta tecnologia de ponta com o uso do náilon reforçado com vidro.

A melhoria nas características de ruído, vibração e aspereza tornam o nylon uma escolha superior ao alumínio. A durabilidade elevada e a possibilidade de reciclagem no fim de sua vida útil fortalecem ainda mais esta inovação como um divisor de águas nas tecnologias de montagem de motores.

Polímero de Baixo Atrito para Braços de Tensionamento de Corrente

A evolução do veículo agora caminha para uma performance mais eficiente com o uso do Stanyl HGR2, um nylon inovador aprimorado com PTFE. Usado nos veículos Ford F-150 e Mustang, essa tecnologia promete uma economia de combustível notável e uma redução significativa no torque de giro.

Com uma economia de combustíveis fósseis que equivale a uma redução de peso considerável por uma fração do custo, os ganhos ambientais são significativos. É uma promessa de que mais modelos Ford adotarão essa tecnologia futuramente, evidenciando seu potencial para transformar padrões industriais em benefício do meio ambiente.

Conector T de Saída do Carregador Turbo

A combinação de inovação e eficiência está presente nos modelos Hyundai Genesis G80 e Kia Stinger, através do uso da moldagem por injeção com Zytel XT. Essa inovação destaca-se pela significativa economia de peso e custo, além da melhoria da economia de combustível.

O padrão de projeto das costelas melhora o fluxo de ar e o desempenho NVH, proporcionando redução de ruído e durabilidade aprimorada. A engenharia de ferramenta específica garante resistência e durabilidade, marcando essa inovação como a nova norma em componentes de powertrain.

Tecnologias de Montagem por Processo de Decoração Interior em Duas Etapas

A Ford Fiesta 2018 apresenta um efeito decorativo 3D atraente e único através da moldagem em duas etapas ‘reversa’. Essa abordagem reduz drasticamente os custos e a quantidade de desperdícios na fabricação dessa peça.

Essa tecnologia traz benefícios substanciais comparados a processos convencionais. Além de reduzir os custos totais em 30%, também há uma significativa economia em materiais e diminuição do refugo durante a produção, impulsionando o avanço nas técnicas de decoração de interiores automotivos.

Quarta Geração de Apoio de Cabeça com Movimento em Quatro Direções

Um conceito inovador e acessível, este apoio de cabeça, presente no Ford F-150 2018, é feito de náilon e proporciona uma solução de proteção excepcional contra lesões de chicote.

A troca do aço por plástico como principal componente de carga transforma a complexidade de fabricação em simplicidade. Essa mudança não só economiza milhões em custos projetados por veículo, mas também reafirma a inovação contínua no campo da segurança automotiva.

Divisor da Cama do Piso Integrado Pós-Venda

O Chevy Silverado 2017 apresenta uma inovação pioneira com seu divisor de cama de piso integrado. O custo reduzido, junto com a praticidade simplificada na organização da carga, torna essa solução altamente valiosa para o mercado de veículos utilitários.

As características moldadas deste divisor não apenas economizam espaço e custos, mas também oferecem uma flexibilidade impressionante para aplicação em diversos modelos e marcas de veículos, garantindo ao proprietário do Silverado vantagem em funcionalidade e design.

Espuma Bio PUR de Próxima Geração para Painéis de Instrumentos

O Ford Fusion 2018 aproxima a sustentabilidade automotiva de uma realidade tangível com o uso de espuma de poliuretano à base de óleo de mamona. Oferecendo uma alternativa considerável para as espumas à base de petróleo, essa inovação promete um impacto ambiental positivo.

Com uma economia de peso e custo ao aplicar espumas de baixa densidade, a indústria automotiva agora dispõe de mais opções para design e produção ambientalmente conscientes, marcando um avanço significativo na tecnologia de interiores de veículos.


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Última atualização em 5 de outubro de 2024

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