Com o uso e uma reciclagem adequada, a indústria do plástico consegue tornar a resina um dos produtos mais sustentáveis do mercado. No entanto, para que isso aconteça, é necessário que toda a cadeia se conscientize para agir de tal maneira. Uma vez que, esse processo deve começar pelos fabricantes e percorrer até a distribuição final do material.
Como explica Kléber Ávila, diretor da Packseven, empresa brasileira de embalagens flexíveis: “Desde a concepção dos produtos, é fundamental que sejam consideradas também a ampliação e a eficiência da reciclagem”.
Segundo ele, a Packseven trabalha com os clientes de modo a estimular o consumo consciente do plástico e o retorno dos resíduos à cadeia produtiva.
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Isso porque, como seus clientes são outras empresas, eles coletam os resíduos do próprio processo industrial e os incentivam a fazer o mesmo. Parte é reutilizada na produção e o restante é destinado para a reciclagem.
Sobretudo, o plástico tornou-se um material quase onipresente na economia, graças a seu baixo custo e suas propriedades funcionais, como leveza e durabilidade.
Uma prova disso, segundo o estudo “The New Plastics Economy”, da consultoria americana McKinsey, seu uso aumentou 20 vezes no último meio século e deve ainda dobrar nos próximos 20 anos. Por isso, é fundamental que seja bem manuseado.
Segundo a ABIPLAST (Associação Brasileira da Indústria do Plástico), em 2021, 23,4% dos resíduos plásticos pós-consumo foram reciclados no Brasil. No mesmo período, houve um crescimento de 14,3% na produção de plástico reciclado pós-consumo, passando de 1 milhão de toneladas.
Sustentabilidade como incremento ao negócio
A tendência é que aconteça um crescimento ainda maior no uso do plástico pós-consumo neste ano.
Isso porque, essa é uma exigência do mundo todo, e o Brasil não pode ficar para trás, correndo o risco de perder competitividade internacional. Por isso, as grandes empresas têm metas agressivas de sustentabilidade.
Entre os recursos, estão o consumo de água e de energia, e as emissões de gases.
A tecnologia de reciclagem também vem evoluindo nos materiais que é capaz de produzir. Os novos reciclados de alta performance possibilitam grandes marcas atingirem metas mais ousadas de sustentabilidade, uma vez que apresentam as mesmas características dos recursos naturais “virgens” (não-reciclados), permitindo a fabricação com segurança, escala e velocidade.
Para Ávila, esse é um caminho sem volta. “Cada vez mais utilizamos as embalagens com maior eficiência e com novas formas de serem biodegradáveis, além da multiplicidade de formatos”, finaliza.
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Última atualização em 18 de março de 2023