Tecnologia de Masterbatch Preto detectável por NIR torna cores escuras mais recicláveis


Aditivos: Tecnologia de Masterbatch Black Detectável por NIR Torna Cores Escuras Mais Recicláveis

Em sua constante busca por desenvolver novas tecnologias que melhorem a reciclabilidade de plásticos, ao mesmo tempo que oferece mais opções de cores para desenvolvedores de embalagens e produtos, a Clariant (escritório nos EUA em Charlotte, N.C.) lançou uma família de corantes profundos e escuros que normalmente exigiriam o uso de pigmentos de negro de fumo, tornando-os indetectáveis pelos sensores de infravermelho próximo (NIR) utilizados em sistemas automatizados de classificação de polímeros em centros de reciclagem.

Desenvolvimento de Cores Profundas Sem Carbono

No entanto, os novos corantes da Clariant desenvolvidos em seu centro de design e tecnologia ColorWorks perto de Milão, Itália, agora tornam possível explorar um espaço de cor mais escuro e misterioso sem o uso de negro de fumo. O desenvolvimento está bem encaminhado para PET, HDPE e PP tanto em formas virgens quanto em formas recicladas pós-consumo (PCR) para uso em diversas aplicações de embalagens, incluindo bandejas, garrafas e tampas.

Na maioria dos sistemas de classificação automáticos, luz infravermelha é projetada sobre materiais plásticos e, como diferentes polímeros refletem essa luz de maneiras diferentes, o sistema pode classificar os diferentes materiais. Infelizmente, os pigmentos de negro de fumo tipicamente utilizados para fazer preto e outras cores muito escuras absorvem toda ou a maior parte da luz NIR projetada sobre eles e, como resultado, os sensores nem sequer podem “ver” as embalagens pretas, muito menos classificar um polímero do outro.

Tecnologia Cesa IR para Plásticos Pretos Visíveis

No final de 2019, a Clariant introduziu o Cesa IR, uma gama de masterbatches que torna os plásticos pretos visíveis à radiação NIR. Esse efeito foi confirmado por testes realizados pela TOMRA Sorting Recycling, uma empresa norueguesa líder no campo de instrumentação para soluções de reciclagem.

Mas os designers querem mais opções do que apenas o preto puro, segundo Roberto Romanin, designer da Clariant ColorWorks: “Há tendências muito definidas nessa direção. Alguns tratamentos faciais exclusivos e de alta qualidade, soros nutritivos e óleos estão sendo embalados nessas cores escuras ricas. No entanto, a maioria deles ainda utiliza negro de fumo e, portanto, têm problemas de reciclabilidade.” Para resolver essa questão, a equipe da ColorWorks empreendeu um projeto para usar a tecnologia Cesa-IR para desenvolver cores que pudessem ser escuras sem o uso de negro de fumo. Três cores – um marrom escuro, um verde aveludado profundo e um azul escuro régio – foram criadas inicialmente. Todas as três são muito saturadas, então são quase pretas, mas as cores se destacam, evocando elegância, exclusividade, tradição e ousadia.

Última atualização em 24 de fevereiro de 2024

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Article

SIMPI analisa o desempenho das MPIs em 2023 e revela perspectivas para 2024: uma análise detalhada dos resultados e previsões deste setor

Next Article

Desconto de 42% na Smart Controle Universal da Positivo Casa Inteligente




Related Posts