O desafio lançado pelo programa Tampinha Legal em parceria com a Nestlé Health Science, Tampinha Legal Amigo da Paralisia Cerebral, teve como objetivo adquirir cadeiras de rodas adaptadas a partir de tampas plásticas recicladas.
Segundo Simara Souza, gerente do Instituto SustenPlást, o processo de coleta das tampinhas é simples. “Quando recolhemos tampas plásticas em casa e entregamos a pontos de coleta do Tampinha Legal, estamos ajudando a manter entidades assistenciais”.
Isso porque, de acordo com ela, as tampas são entregues ao programa e o valor adquirido com o volume é destinado diretamente às contas bancárias das entidades.
Leia mais:
Ela completa que: “As tampas plásticas retornam para indústria para que novos artefatos se produzam. Isso é economia circular acontecendo na prática”.
A princípio, o desafio acontece desde 2022, este ano se estenderá até novembro. Ao final, as cinco entidades assistenciais que mais se destacarem contemplarão um prêmio de R$ 2 mil reais, para aquisição de cadeiras de rodas.
A gerente do SustenPlást, explica que: “Através deste desafio, que é algo relativamente simples, conseguimos aumentar a visibilidade sobre paralisia cerebral. Além disso, provamos os inúmeros benefícios que existem com o descarte correto das tampinhas”.
Recorde na coleta de tampinhas
O Programa Tampinha Legal atingiu números recordes em 2022. Ao todo foram mais de mil toneladas de tampas plásticas arrecadadas, que resultaram em mais de R$2,5 milhões de reais destinados às entidades assistenciais participantes.
Este montante equivale a mais de 580 milhões de unidades da matéria prima. Para Souza, o aumento progressivo dos números representa uma mudança de comportamento na sociedade.
Ela salienta que: “Durante os seis anos de programa, muitas pessoas se beneficiaram dos recursos obtidos através das arrecadações de tampas plásticas. Uma atitude simples, mas que faz muito diferença para quem precisa”.
Sobretudo, o Tampinha Legal é o programa socioambiental de caráter educativo em Economia Circular da indústria de transformação do plástico da América Latina.
Atualmente, existem 3.137 pontos de coleta distribuídos pelo país. Além de São Paulo, o programa está nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais, Alagoas, Pernambuco, Goiás, Distrito Federal e Bahia.
Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.
Última atualização em 14 de maio de 2023