Semana do Consumo Consciente – Revista Mais Carne reimaginada.

Foodtech já evitou o desperdício de mais de 1500 toneladas de alimentos

Desperdício de alimentos no Brasil e no mundo

Cerca de 30% dos alimentos produzidos no Brasil – o equivalente a 46 milhões de toneladas – acabam sendo jogados no lixo, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Globalmente, os números são ainda mais alarmantes. Anualmente, são desperdiçadas 931 milhões de toneladas de alimentos, segundo um estudo realizado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio-Ambiente (PNUMA) e pela organização inglesa Waste and Resources Action Programme (WRAP).

O Dia do Consumo Consciente e a luta contra o desperdício

Visando esse cenário preocupante, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) designou o dia 15 de outubro como o Dia do Consumo Consciente. A data tem como objetivo chamar atenção da população para os riscos do consumo excessivo e do desperdício de alimentos. Como resposta a essa problemática, a Food To Save – uma foodtech sustentável – vem atuando desde 2021 para revolucionar o desperdício de alimentos no Brasil. Até o momento, a startup já ajudou a evitar o desperdício de mais de 1500 toneladas de alimentos.

O modelo de negócios da Food To Save

A Food To Save foi fundada na cidade de São Paulo e possui um modelo de negócios simples e rentável. Por meio de seu aplicativo, a startup permite a comercialização do excedente de produção de estabelecimentos parceiros, oferecendo descontos de até 70% para os consumidores. Esses excedentes são alimentos produzidos, próximos ao vencimento ou fora do “padrão estético”, mas ainda seguros para o consumo. Através do aplicativo da Food To Save, esses alimentos são colocados à venda em Sacolas Surpresa, proporcionando grandes descontos para os clientes.

A importância do engajamento dos parceiros

A Food To Save conta atualmente com mais de 3000 estabelecimentos parceiros, incluindo empresas reconhecidas como Nestlé, Dengo, Cacau Show, Havanna, Kibon e Ben & Jerry’s. O objetivo da foodtech é engajar cada vez mais parceiros que estejam comprometidos em mudar a forma de consumo. Além de democratizar o acesso aos alimentos para as classes C e D, a Food To Save busca fomentar hábitos mais sustentáveis e contribuir para a redução das emissões de CO2.

O impacto da Food To Save e o consumo consciente

O CEO e cofundador da Food To Save, Lucas Infante, afirma: “Queremos cada vez mais engajar parceiros na causa e que estejam compenetrados em mudar a forma de consumo. O propósito da Food To Save é democratizar o acesso ao alimento para as classes C e D, ao mesmo tempo em que atua em prol de hábitos mais sustentáveis para a população e contribui com o meio ambiente, diminuindo também as emissões de CO2”.

Lucas Infante ainda enfatiza a importância de uma mudança na visão da sociedade em relação ao desperdício de alimentos e da cultura do “é melhor sobrar do que faltar”. Nos próximos anos, espera-se que a sociedade adote um consumo mais consciente e faça escolhas mais inteligentes na hora da compra, apoiando movimentos como o promovido pela Food To Save.

Sobre a Food To Save

A Food To Save é uma foodtech sustentável que nasceu com o objetivo de revolucionar o desperdício de alimentos no Brasil. Ela atua como uma ponte entre estabelecimentos que possuem excedentes de produção e consumidores engajados e preocupados com o consumo consciente. Mais do que contribuir para um planeta mais sustentável, a startup busca engajar e empoderar as pessoas a repensarem seus hábitos alimentares, lutando contra o desperdício de alimentos.

Imagem – freepik

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Última atualização em 15 de outubro de 2023

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